sexta-feira, 8 de maio de 2015
Como se conectar ao Raspberry PI 2 com o Windows 10 IoT Core via PowerShell e configurá-lo
Raspberry
PI 2 com o Windows 10 IoT Core
Como
se conectar ao Raspberry PI 2 com o Windows 10 IoT Core via PowerShell e
configurá-lo?
Até a data de criação deste documento, só é possível acessar o
Windows 10 IoT Core no Raspberry PI 2 usando o PowerShell. O acesso, direto do
Raspberry, com o mouse e teclado é possível configurar apenas as opções
regionais, Idioma/país/fuso horário.
TIPOS DE ACESSO AO WINDOWS 10 IOT CORE NO RASPBERRY PI 2
Para
acessar o Windows 10 IoT Core, afim de configurar e gerenciar seus recursos, será
necessário a utilização do Windows PowerShell ou o Visual Studio 2015. Com o
Visual Studio é possível executar Apps direto no Raspberry.
Como é possível acessar ou
executar Apps no meu Raspberry PI 2 com o Windows 10?
Usando o PowerShell – Você consegue manipular completamente seu SO e via Visual Studio 2015 - Os Apps são executados direto no Raspberry PI
2.
Nos próximos
passos, você vai aprender todas as etapas para configurar, administrar e
executar programas direto no seu Raspberry Pi 2.
Usando o PowerShell para Administração
Remota e Configuração
O Windows 10
IoT Core Insider Preview é uma imagem voltada para o Raspberry Pi2 e você só
vai conseguir configurá-lo ou gerencia-lo remotamente usando o PowerShell.
O PowerShell
é um shell de linha de comando (parecido com o Prompt de Comandos) e linguagem
de scripts baseada em tarefas. Ele foi projetado especialmente para a
administração do sistema.
Iniciando uma sessão via PowerShell
(PS) Session
Para iniciar
uma sessão PS com o seu dispositivo Windows IoT Core, você precisa primeiro
criar uma relação de confiança entre o PC host e o dispositivo. Seguir os
passos abaixo:
1. Depois de inicializar o dispositivo, seu você estiver com o cabo de rede
conectado e funcional, um endereço IP será mostrado na tela, vide exemplo
abaixo, anote o IP.
2. Abra o PowerShell como Administrador, para isso, você deve pesquisar por
“PowerShell” e em seguida clicar com o lado direito do mouse e selecionar a
opção “Executar como Administrador”
Antes de prosseguirmos,
será necessário executar algumas ações no console afim e evitar um problema já
conhecido no PS que pode causar uma StackOverflowException na máquina do
cliente e o problema de relação de confiança. Para isso execute no os seguintes
comandos no console:
Ø
Digite o seguinte comando no console do PowerShell para a
relação de confiança:
Set-Item WSMan:\localhost\Client\TrustedHosts -Value 10.0.0.16
Pressione S
para confirmar a alteração e lembre de substituir o IP
10.0.0.16
com o IP do seu dispositivo.
Ø
O próximo comando vai resolver o problema do StackOverflowException
remove-module psreadline -force
Tudo resolvido; agora você já pode iniciar uma
sessão.
·
Iniciando uma sessão com Windows 10 IoT
Enter-pssession -ComputerName 10.0.0.16
-Credential Administrator
Substituir o IP
10.0.0.16
com o IP do seu dispositivo. A senha padrão é: p@ssw0rd
·
Alterar a senha padrão
user Administrator NovaSenha
O parâmetro NovaSenha
representa a nova sanha que você criar
·
Caso você queira alterando o nome do computador execute os comandos
setcomputername NovoNomeDoComputador
O parâmetro NovoNomeDoComputador representa o novo nome para o seu dispositivo. Depois de
mudar o nome, você preciso reiniciar o dispositivo com o comando:
shutdown /r /t 0
O parâmetro /r reinicia e o /t 0 determina o tempo para o
dispositivo reiniciar.
Abaixo você pode conferir uma
lista de comandos que pode ser executado para realizar várias tarefas no seu
dispositivo.
Lista de
tarefas e configurações que podem ser usados pelo PowerShell
·
Alterar a senha da conta
user Administrator NovaSenha
·
Criar contas de usuário local
Net user NomeDoNovoUsuario
NovaSenha
Se você deseja criar outras contas de usuários, basta executar o
comando acima. Se você quiser adicionar
esse usuário em grupos, como o grupo de administradores, utilize o comando Net localgroup Administradores
NomeDoUsuario /add
·
Consulta e alterar o nome do dispositivo
Hostname
setcomputername NovoNomeDoComputador
Para
identificar o nome do dispositivo atual, basta digitar Hostname.
Para
alterar o nome do seu dispositivo no Windows, execute o comando setcomputername NovoNomeDoComputador.
Você precisar
reiniciar seu dispositivo para aplicar as alterações.
·
Configuração básica de rede
Abaixo você vai conferir muitos dos
utilitários de configuração de rede que estão disponíveis no Windows IoT Core: ping.exe,netstat.exe,netsh.exe, ipconfig.exe, nslookup.exe, tracert.exe,
arp.exe
·
Utilitários de Cópia
A Microsoft está disponibilizando as
ferramentas já conhecidas, incluindo sfpcopy.exe e o xcopy.exe.
·
Gerenciando de tarefas e Processos
Para visualizar os processos
em execução, você pode tentar quer Get-Process ou tlist.exe. Para
encerrar um processo em execução, basta executar o kill.exe [PID do
processo ou o nome].
·
Definir um App na inicialização
do SO
Para inicializar algum App
durante a inicialização do Sistema, use o editor de inicialização startup.exe. Para ver todos os aplicativos que estão inicializando com SO, digite startup.exe
/d.
Para adicionar um aplicativo
para no Boot execute, startup.exe /a
[Name] [Command].
Para mais ajuda sobre o editor
de inicialização, execute
startup.exe /?
·
Tipos de inicialização Headless
vs. headed
O Windows IoT pode ser inicializado no
mode Headless e Headed. No modo Headless, ele não carrega sua tela padrão, esse
modo é útil quando não se faz necessário a exibição de tela. E o modo Headed,
que é padrão, carrega a inicialização normal e exibe a tela padrão do Windows
IoT. Para alterar essa configuração, use o setbootoption.exe [headed
ou headless].
·
Agendador de tarefas
Para ver a lista atual de
tarefas agendadas, use o comando schtasks.exe /?. Você
pode criar novas tarefas com o /create.
Lista de parƒmetros:
/Create Cria
uma nova
tarefa agendada.
/Delete Exclui
a(s) tarefa(s) agendada(s).
/Query Exibe
toda(s) a(s) tarefa(s) agendada(s).
/Change Altera
as propriedades
de uma
tarefa agendada.
/Run Executa
a tarefa
agendada por
demanda.
/End Interrompe
a tarefa
agendada que
estão em
execução no
momento.
/ShowSid Mostra
o identificador
de segurança
que corresponde
a um
nome de
tarefa agendada.
·
Drivers do dispositivo:
O utilitário, devcon.exe, é útil para identificar e
gerenciar dispositivos e drivers instalados. Para
obter uma lista completa de parâmetros, utilize devcon.exe
/?
·
Regedit - Acesso ao Registro
Se você precisar acessar o Registro
do Windows, afim de exibir ou modificar as configurações, utilize o comando reg.exe.
Vide uma lista
completa dos parâmetros suportados:
Operação [
QUERY
| ADD | DELETE | COPY |
SAVE | LOAD | UNLOAD | RESTORE |
COMPARE
| EXPORT | IMPORT ] | FLAGS ]
Código
de retorno:
(Exceto REG
COMPARE)
0 - bem-sucedido 1 - falha
Para
obter ajuda
sobre um
tipo específico
de operação
execute:
REG QUERY /?
REG ADD /?
REG DELETE /?
REG COPY /?
REG SAVE /?
REG RESTORE /?
REG LOAD /?
REG UNLOAD /?
REG COMPARE /?
REG EXPORT /?
REG IMPORT /?
·
Gerenciador de Serviços
O gerenciamento dos serviços
do Windows pode ser realizado através do comando net.exe. Para você visualizar uma lista de serviços
em execução, execute o comando net start. Para iniciar ou parar um serviço
específico, o comando é net
[start |
stop] [service
name].
Outra alternativa é o
Gerenciador de Controle de Serviços sc.exe.
Descrição:
O
SC é um programa de linha de comando usado para comunicação com o
Gerenciador
de Controle de Serviços e os serviços.
·
Configuração de Boot
Você pode fazer alterações na
configuração de Boot/inicialização do seu dispositivo Windows IoT usando o
comando bcdedit.exe. Por exemplo, você
pode habilitar o testsigning com o comando bcdedit –set testsigning.
·
Desligar ou Reiniciar seu
dispositivo
Para desligar o
dispositivo, digite shutdown / s / t 0 . Para reiniciar o dispositivo, use o
/ r
comutador vez com o comando shutdown / r / t 0.
Como desconectar de todos WhatsApp Web
Se por algum motivo você desconfiar que tem alguém lendo suas mensagem pelo WhatsApp Web, basta acessar a opção WhatsApp Web do seu aparelho e tocar em Desconectar de todos os computadores
Como desconectar de todos WhatsApp Web
1. Acessar no menu do seu WhatsApp a opção WhatsApp Web
2. Agora basta tocar na opção Desconectar de todos os computadores
Como desconectar de todos WhatsApp Web
1. Acessar no menu do seu WhatsApp a opção WhatsApp Web
2. Agora basta tocar na opção Desconectar de todos os computadores

quarta-feira, 6 de maio de 2015
Como configurar o Windows 10 no Raspberry Pi 2
Aprenda como configurar o Windows 10 Insider no Raspberry Pi 2
Pré-requisitos:
- Um PC executando Windows 10 Insider prévia
- Raspberry Pi 2
- Cartão micro SD, Class A 8gb ou superior
- Cabo HDMI
- Cabo Ethernet
Lembrando que os passos mencionados abaixo, devem ser executado em
uma máquina com o Windows 10 (build 10069 ou superior)
1. Baixe a imagem do Windows 10 IoT e em seguida
descompacte em alguma pasta no seu sistema. Exe: “C:\Windows_IoT_Core_RPI2_BUILD”
2. Insira um cartão SD no seu leitor de cartão SD;
3. Abra o Prompt
de Comando como Administrador e
navegue até a pasta que você acabou de descompactar, no exemplo foi “C:\Windows_IoT_Core_RPI2_BUILD”, nessa
pasta deve contém o arquivo flash.ffu.
Antes de copiar a
imagem para o cartão SD, você precisa identificar o número do seu SD. Para
isso, siga as orientações no passo 4.
4.
Execute os seguintes comandos:
Diskpart {Enter}
list
disk {Enter}
exit
{Enter}
No passo seguinte,
você vai aplicar a imagem no seu cartão SD.
5.
Execute o comando abaixo para aplicar a imagem
no seu cartão SD
dism.exe
/Apply-Image /ImageFile:flash.ffu
/ApplyDrive:\\.\PhysicalDriveN /SkipPlatformCheck
Não esqueça de substituir o PhysicalDriveN com o valor que você
encontrou na etapa anterior, por exemplo, se o seu cartão SD é o número de
disco 3, você deve escrever /ApplyDrive:\\.\ PhysicalDrive3.
6.
Remova seu cartão SD, lembrar de clicar no ícone
Remover hardware com segurança na
bandeja de tarefas que fica na parte inferior esquerdo próximo do relógio do
Windows.
Se você seguiu os passos acima corretamente, já pode inserir o
micro SD no seu Raspberry PI 2 e ligar seu RPI2 e aguardar o Windows 10 loT inicializar.
Na primeira inicialização será exibido uma janela com o logotipo
azul e em seguida uma tela preta por aproximadamente 3 minutos, é normal, não
desligue seu aparelho, ele será reinicializado automaticamente e em seguida
carregar uma tela com o nome no topo MinWin
por mais 3 minutos e será reinicializado mais uma vez para em seguida mostrar
sua tela padrão com informações sobre seu Raspberry PI 2.
Vide exemplo na foto abaixo:

segunda-feira, 4 de maio de 2015
Novo Prompt de Comandos do Windows
Depois de mais de uma década a Microsoft finalmente faz alterações no Prompt de Comandos do Windows
Copiar e Colar
Simples tarefas como copiar e colar (Ctrl+C e Ctrl+V) direto
no Prompt de Comando, vulgo CMD, agora já é possível.
Antes você tinha que clicar no ícone no canto superior
esquerdo da janela do prompt de comando e escolher a opção Editar -> Colar ou
Copiar.
Selecionar
Outra tarefa bastante complicada para realizar no CMD, era selecionar um texto. Isso porque o CMD só selecionava texto por bloco e não tinha quebra de linha.
Outra tarefa bastante complicada para realizar no CMD, era selecionar um texto. Isso porque o CMD só selecionava texto por bloco e não tinha quebra de linha.
Vide um exemplo na
imagem abaixo:
No novo Prompt de Comandos do Windows 10 esse problema foi
resolvido, agora já é possível copiar no CMD com um simples clique do mouse.
Se você quiser explorar melhor esses novos recursos do
Prompt de Comando do Windows 10, basta ir para as Propriedades do Prompt de
Comando. Lá você vai encontrar na guia Opções uma série de novas
funcionalidades, algumas já citadas logo acima.
Tente ativar ou desativar alguns dos novos recursos do novo Prompt de Comandos. Como você pode ver na figura abaixo, a maioria das novas funcionalidades são habilitadas por padrão:
Tente ativar ou desativar alguns dos novos recursos do novo Prompt de Comandos. Como você pode ver na figura abaixo, a maioria das novas funcionalidades são habilitadas por padrão:
