Como se conectar ao Raspberry PI 2 com o Windows 10 IoT Core via PowerShell e configurá-lo

Raspberry PI 2 com o Windows 10 IoT Core
Como se conectar ao Raspberry PI 2 com o Windows 10 IoT Core via PowerShell e configurá-lo?
Até a data de criação deste documento, só é possível acessar o Windows 10 IoT Core no Raspberry PI 2 usando o PowerShell. O acesso, direto do Raspberry, com o mouse e teclado é possível configurar apenas as opções regionais, Idioma/país/fuso horário.

TIPOS DE ACESSO AO WINDOWS 10 IOT CORE NO RASPBERRY PI 2
Para acessar o Windows 10 IoT Core, afim de configurar e gerenciar seus recursos, será necessário a utilização do Windows PowerShell ou o Visual Studio 2015. Com o Visual Studio é possível executar Apps direto no Raspberry. 
  
Como é possível acessar ou executar Apps no meu Raspberry PI 2 com o Windows 10?
Usando o PowerShell – Você consegue manipular completamente seu SO e via Visual Studio 2015 -  Os Apps são executados direto no Raspberry PI 2.
Nos próximos passos, você vai aprender todas as etapas para configurar, administrar e executar programas direto no seu Raspberry Pi 2.
Usando o PowerShell para Administração Remota e Configuração
O Windows 10 IoT Core Insider Preview é uma imagem voltada para o Raspberry Pi2 e você só vai conseguir configurá-lo ou gerencia-lo remotamente usando o PowerShell. 
O PowerShell é um shell de linha de comando (parecido com o Prompt de Comandos) e linguagem de scripts baseada em tarefas. Ele foi projetado especialmente para a administração do sistema.

Iniciando uma sessão via PowerShell (PS) Session

Para iniciar uma sessão PS com o seu dispositivo Windows IoT Core, você precisa primeiro criar uma relação de confiança entre o PC host e o dispositivo. Seguir os passos abaixo:
1.   Depois de inicializar o dispositivo, seu você estiver com o cabo de rede conectado e funcional, um endereço IP será mostrado na tela, vide exemplo abaixo, anote o IP.

2.   Abra o PowerShell como Administrador, para isso, você deve pesquisar por “PowerShell” e em seguida clicar com o lado direito do mouse e selecionar a opção “Executar como Administrador 

Antes de prosseguirmos, será necessário executar algumas ações no console afim e evitar um problema já conhecido no PS que pode causar uma StackOverflowException na máquina do cliente e o problema de relação de confiança. Para isso execute no os seguintes comandos no console:
Ø Digite o seguinte comando no console do PowerShell para a relação de confiança:
Set-Item WSMan:\localhost\Client\TrustedHosts -Value 10.0.0.16
Pressione S para confirmar a alteração e lembre de substituir o IP 10.0.0.16 com o IP do seu dispositivo.

Ø O próximo comando vai resolver o problema do StackOverflowException
remove-module psreadline -force

Tudo resolvido; agora você já pode iniciar uma sessão.

·        Iniciando uma sessão com Windows 10  IoT

Enter-pssession -ComputerName 10.0.0.16 -Credential Administrator
Substituir o IP 10.0.0.16 com o IP do seu dispositivo. A senha padrão é: p@ssw0rd

·        Alterar a senha padrão
user Administrator NovaSenha

O parâmetro NovaSenha representa a nova sanha que você criar

·        Caso você queira alterando o nome do computador execute os comandos

setcomputername NovoNomeDoComputador

O parâmetro NovoNomeDoComputador representa o novo nome para o seu dispositivo. Depois de mudar o nome, você preciso reiniciar o dispositivo com o comando:

shutdown /r /t 0

O parâmetro /r reinicia e o /t 0 determina o tempo para o dispositivo reiniciar.

Abaixo você pode conferir uma lista de comandos que pode ser executado para realizar várias tarefas no seu dispositivo.

Lista de tarefas e configurações que podem ser usados pelo PowerShell

·        Alterar a senha da conta

user Administrator NovaSenha

·        Criar contas de usuário local
Net user NomeDoNovoUsuario NovaSenha

Se você deseja criar outras contas de usuários, basta executar o comando acima. Se você quiser adicionar esse usuário em grupos, como o grupo de administradores, utilize o comando Net localgroup Administradores NomeDoUsuario /add  

·        Consulta e alterar o nome do dispositivo

Hostname

setcomputername NovoNomeDoComputador

Para identificar o nome do dispositivo atual, basta digitar Hostname.
Para alterar o nome do seu dispositivo no Windows, execute o comando setcomputername NovoNomeDoComputador. 
Você precisar reiniciar seu dispositivo para aplicar as alterações.

·        Configuração básica de rede
Abaixo você vai conferir muitos dos utilitários de configuração de rede que estão disponíveis no Windows IoT Core: ping.exe,netstat.exe,netsh.exe, ipconfig.exe, nslookup.exe, tracert.exe, arp.exe
·        Utilitários de Cópia
A Microsoft está disponibilizando as ferramentas já conhecidas, incluindo sfpcopy.exe e o xcopy.exe.
·        Gerenciando de tarefas e Processos
Para visualizar os processos em execução, você pode tentar quer Get-Process ou tlist.exe. Para encerrar um processo em execução, basta executar o kill.exe [PID do processo ou o nome]. 

·        Definir um App na inicialização do SO
Para inicializar algum App durante a inicialização do Sistema, use o editor de inicialização startup.exe. Para ver todos os aplicativos que estão inicializando com SO, digite startup.exe /d.

Para adicionar um aplicativo para no Boot execute, startup.exe /a [Name] [Command].
Para mais ajuda sobre o editor de inicialização, execute startup.exe /?

·        Tipos de inicialização Headless vs. headed
O Windows IoT pode ser inicializado no mode Headless e Headed. No modo Headless, ele não carrega sua tela padrão, esse modo é útil quando não se faz necessário a exibição de tela. E o modo Headed, que é padrão, carrega a inicialização normal e exibe a tela padrão do Windows IoT. Para alterar essa configuração, use o setbootoption.exe [headed ou headless].

·        Agendador de tarefas
Para ver a lista atual de tarefas agendadas, use o comando schtasks.exe /?. Você pode criar novas tarefas com o /create.

Lista de parƒmetros:

/Create         Cria uma nova tarefa agendada.
/Delete         Exclui a(s) tarefa(s) agendada(s).
/Query          Exibe toda(s) a(s) tarefa(s) agendada(s).
/Change         Altera as propriedades de uma tarefa agendada.
/Run            Executa a tarefa agendada por demanda.
/End            Interrompe a tarefa agendada que estão em execução no momento.
/ShowSid        Mostra o identificador de segurança que corresponde a um nome de tarefa agendada.



·        Drivers do dispositivo:
O utilitário, devcon.exe, é útil para identificar e gerenciar dispositivos e drivers instalados. Para obter uma lista completa de parâmetros, utilize devcon.exe /?

·        Regedit - Acesso ao Registro
Se você precisar acessar o Registro do Windows, afim de exibir ou modificar as configurações, utilize o comando reg.exe. Vide uma lista completa dos parâmetros suportados:

Operação     [ QUERY   | ADD    | DELETE  | COPY    |

              SAVE    | LOAD   | UNLOAD  | RESTORE |

              COMPARE | EXPORT | IMPORT ]  | FLAGS ]



Código de retorno: (Exceto REG COMPARE)
  0 - bem-sucedido  1 - falha
Para obter ajuda sobre um tipo específico de operação execute:

  REG QUERY /?
  REG ADD /?
  REG DELETE /?
  REG COPY /?
  REG SAVE /?
  REG RESTORE /?
  REG LOAD /?
  REG UNLOAD /?
  REG COMPARE /?
  REG EXPORT /?
  REG IMPORT /?


·        Gerenciador de Serviços
O gerenciamento dos serviços do Windows pode ser realizado através do comando net.exe. Para você visualizar uma lista de serviços em execução, execute o comando net start. Para iniciar ou parar um serviço específico, o comando é net [start | stop] [service name]. 
Outra alternativa é o Gerenciador de Controle de Serviços sc.exe.
Descrição:
O SC é um programa de linha de comando usado para comunicação com o
Gerenciador de Controle de Serviços e os serviços.


·        Configuração de Boot
Você pode fazer alterações na configuração de Boot/inicialização do seu dispositivo Windows IoT usando o comando bcdedit.exe. Por exemplo, você pode habilitar o testsigning com o comando bcdedit –set testsigning.

·        Desligar ou Reiniciar seu dispositivo
Para desligar o dispositivo, digite shutdown / s / t 0 . Para reiniciar o dispositivo, use o / r comutador vez com o comando shutdown / r / t 0.

Como desconectar de todos WhatsApp Web

Se por algum motivo você desconfiar que tem alguém lendo suas mensagem pelo WhatsApp Web, basta acessar a opção WhatsApp Web do seu aparelho e tocar em Desconectar de todos os computadores

Como desconectar de todos WhatsApp Web

1. Acessar no menu do seu WhatsApp a opção WhatsApp Web

2. Agora basta tocar na opção Desconectar de todos os computadores



Como configurar o Windows 10 no Raspberry Pi 2

Aprenda como configurar o Windows 10 Insider no Raspberry Pi 2

Pré-requisitos:
  • Um PC executando Windows 10 Insider prévia 
  • Raspberry Pi 2
  • Cartão micro SD, Class A 8gb ou superior
  • Cabo HDMI
  • Cabo Ethernet
Copiando a imagem do Windows 10 loT para o cartão SD

Lembrando que os passos mencionados abaixo, devem ser executado em uma máquina com o Windows 10 (build 10069 ou superior)

1. Baixe a imagem do Windows 10 IoT e em seguida descompacte em alguma pasta no seu sistema. Exe: “C:\Windows_IoT_Core_RPI2_BUILD
2. Insira um cartão SD no seu leitor de cartão SD;
3. Abra o Prompt de Comando como Administrador e navegue até a pasta que você acabou de descompactar, no exemplo foi “C:\Windows_IoT_Core_RPI2_BUILD”, nessa pasta deve contém o arquivo flash.ffu.

Antes de copiar a imagem para o cartão SD, você precisa identificar o número do seu SD. Para isso, siga as orientações no passo 4.

4.       Execute os seguintes comandos:

Diskpart {Enter}

list disk {Enter}

exit {Enter}

No passo seguinte, você vai aplicar a imagem no seu cartão SD.

5.       Execute o comando abaixo para aplicar a imagem no seu cartão SD

dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\\.\PhysicalDriveN /SkipPlatformCheck

Não esqueça de substituir o PhysicalDriveN com o valor que você encontrou na etapa anterior, por exemplo, se o seu cartão SD é o número de disco 3, você deve escrever /ApplyDrive:\\.\ PhysicalDrive3.

6.       Remova seu cartão SD, lembrar de clicar no ícone Remover hardware com segurança na bandeja de tarefas que fica na parte inferior esquerdo próximo do relógio do Windows.

Se você seguiu os passos acima corretamente, já pode inserir o micro SD no seu Raspberry PI 2 e ligar seu RPI2 e aguardar o Windows 10 loT inicializar.

Na primeira inicialização será exibido uma janela com o logotipo azul e em seguida uma tela preta por aproximadamente 3 minutos, é normal, não desligue seu aparelho, ele será reinicializado automaticamente e em seguida carregar uma tela com o nome no topo MinWin por mais 3 minutos e será reinicializado mais uma vez para em seguida mostrar sua tela padrão com informações sobre seu Raspberry PI 2.

Vide exemplo na foto abaixo:

Novo Prompt de Comandos do Windows

Depois de mais de uma década a Microsoft finalmente faz alterações no Prompt de Comandos do Windows

Copiar e Colar
Simples tarefas como copiar e colar (Ctrl+C e Ctrl+V) direto no Prompt de Comando, vulgo CMD, agora já é possível.

Antes você tinha que clicar no ícone no canto superior esquerdo da janela do prompt de comando e escolher a opção Editar -> Colar ou Copiar.

Selecionar
Outra tarefa bastante complicada para realizar no CMD, era selecionar um texto. Isso porque o CMD só selecionava texto por bloco e não tinha quebra de linha. 

Vide um exemplo na imagem abaixo:

No novo Prompt de Comandos do Windows 10 esse problema foi resolvido, agora já é possível copiar no CMD com um simples clique do mouse.


Se você quiser explorar melhor esses novos recursos do Prompt de Comando do Windows 10, basta ir para as Propriedades do Prompt de Comando. Lá você vai encontrar na guia Opções uma série de novas funcionalidades, algumas já citadas logo acima. 

Tente ativar ou desativar alguns dos novos recursos do novo Prompt de Comandos. Como você pode ver na figura abaixo, a maioria das novas funcionalidades são habilitadas por padrão: