Como configurar o Windows 10 no Raspberry Pi 2

Aprenda como configurar o Windows 10 Insider no Raspberry Pi 2

Pré-requisitos:
  • Um PC executando Windows 10 Insider prévia 
  • Raspberry Pi 2
  • Cartão micro SD, Class A 8gb ou superior
  • Cabo HDMI
  • Cabo Ethernet
Copiando a imagem do Windows 10 loT para o cartão SD

Lembrando que os passos mencionados abaixo, devem ser executado em uma máquina com o Windows 10 (build 10069 ou superior)

1. Baixe a imagem do Windows 10 IoT e em seguida descompacte em alguma pasta no seu sistema. Exe: “C:\Windows_IoT_Core_RPI2_BUILD
2. Insira um cartão SD no seu leitor de cartão SD;
3. Abra o Prompt de Comando como Administrador e navegue até a pasta que você acabou de descompactar, no exemplo foi “C:\Windows_IoT_Core_RPI2_BUILD”, nessa pasta deve contém o arquivo flash.ffu.

Antes de copiar a imagem para o cartão SD, você precisa identificar o número do seu SD. Para isso, siga as orientações no passo 4.

4.       Execute os seguintes comandos:

Diskpart {Enter}

list disk {Enter}

exit {Enter}

No passo seguinte, você vai aplicar a imagem no seu cartão SD.

5.       Execute o comando abaixo para aplicar a imagem no seu cartão SD

dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\\.\PhysicalDriveN /SkipPlatformCheck

Não esqueça de substituir o PhysicalDriveN com o valor que você encontrou na etapa anterior, por exemplo, se o seu cartão SD é o número de disco 3, você deve escrever /ApplyDrive:\\.\ PhysicalDrive3.

6.       Remova seu cartão SD, lembrar de clicar no ícone Remover hardware com segurança na bandeja de tarefas que fica na parte inferior esquerdo próximo do relógio do Windows.

Se você seguiu os passos acima corretamente, já pode inserir o micro SD no seu Raspberry PI 2 e ligar seu RPI2 e aguardar o Windows 10 loT inicializar.

Na primeira inicialização será exibido uma janela com o logotipo azul e em seguida uma tela preta por aproximadamente 3 minutos, é normal, não desligue seu aparelho, ele será reinicializado automaticamente e em seguida carregar uma tela com o nome no topo MinWin por mais 3 minutos e será reinicializado mais uma vez para em seguida mostrar sua tela padrão com informações sobre seu Raspberry PI 2.

Vide exemplo na foto abaixo:
LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.