Solução - Microsoft Teams não conecta



Análise do problema

Verificamos que algumas máquinas virtuais do Azure, com o Windows 10 Enterprise Multi-Session não estavam conseguindo conectar no Microsoft Teams, esse ficava tentando reconectar o tempo todo mas não estabelecia conexão.


Causa Raiz

Verificamos que o problema estava relacionado ao recurso de vinculação do Token padrão utilizando pelo Temas, com isso acabava gerando erro de negociação utilizado pelo protocolo de segurança (SSL) durante a conexão com o Microsoft Teams. Como o MS Teams não estava confiando no nivel de segurança entre as as conexões da rede interna com e MS, então ele acabando impedindo a conexão, por segurança.

Logs do erro: MicrosoftWindowsWinINet: SSL negotiation failed: RequestHandle=0x0000000000CC000C, Error=12157 (0x2F7D). 

Como solução de contorno, foi desativado o recurso de vinculação do Token padrão. Vide detalhes da solução nos próximos passos abaixo.


Solução Automatizada

1. Fazer o download do Corrige_Teams_Nao_Conecta.zip;

2. Descompactar e executar com privilégios administrativos Corrige_Teams_Nao_Conecta.exe


Solução Manual

Se você não quiser baixar a solução automatizada para esse problema, basta seguir o procedimento abaixo:

1. Abrir o Regedit.exe e navegar para chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Internet Explorer\Main\FeatureControl;

2. Criar uma chave com o nome FEATURE_ENABLE_TOKEN_BINDING

3. Navegar para chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Internet Explorer\Main\FeatureControl\FEATURE_ENABLE_TOKEN_BINDING

4. Criar uma cahve do tipo DWORD com o nome Teams.exe com o valor decimal 0

6. Agora você vai navegar para a chave: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet Explorer\Download

7. Criar as chaves abaixo do tipo DWORD com valor 0: FeatureEnableTokenBindingOverride e FeatureEnableTokenBindingOverrideValue

5. Fechar o Regedit;

6. Fechar e abrir o Teams novamente e o problema será resolvido.

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais