Como recuperar a inicialização do Windows - Bootrec.exe

Nesse post você vai aprender como utilizar a ferramenta Bootrec.exe para solucionar problemas de inicialização em todas as versões do Windows 7, Windows 8 ou Windows 10.

Com a ferramenta Bootrec.exe é possivel reparar o Registro mestre de inicialização (MBR), o setor de inicialização ou um armazenamento de Dados de Configuração da Inicialização (BCD).

Vide como executar a ferramenta Bootrec.exe para solucionar um problema na inicialização:
  1. Inicialize o computador com alguma mídia do Windows 7 ou do Windows 8;
  2. Selecionar a opção Reparar o computador;
  3. Selecione o sistema operacional que deseja reparar e clique em Próximo;
  4. Na caixa de diálogo Opções de recuperação do sistema, clique em Prompt de comando;
  5. Digite Bootrec.exe e  utilize um dos principais parâmetros abaixo:
  • Bootrec / FixMbr
  • Bootrec / Fixboot
  • Bootrec / Reconstruir

/FixMbr
Essa opção grava um novo MBR. Use essa opção quando você precisar resolver problemas de corrupção do MBR ou precisar remover código não padrão do MBR.
/FixBoot
Essa opção grava um novo setor de inicialização na partição do sistema. Use essa opção se uma das seguintes condições for verdadeira:
  •      O setor de inicialização foi substituído por um setor de inicialização não padrão do Windows Vista ou Windows 7.
  •      O setor de inicialização está danificado
  •      Um sistema operacional Windows anterior foi instalado após a instalação do Windows 7 ou Windows 8. Nessa situação, o computador é iniciado utilizando o Windows NT Loader (NTLDR) em vez do Gerenciador de Inicialização do Windows (Bootmgr.exe).

/RebuildBcd
Essa opção examina todos os discos em busca de instalações compatíveis com o Windows 7 ou o Windows 8. Além disso, ela permite que você selecione as instalações que deseja adicionar o repositório BCD. Use essa opção quando você precisar recriar completamente o repositório BCD


Outras opções, caso as opções acima não resolva seu problema:




LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.