Java 8 update 25 apresenta problema para carregar os applets

O problema
Devido uma atualização do Java 7 para o Java 8 update 25, alguns sites (sefaz.ba.gov.br, BB, Bradesco...) não estavam funcionando corretamente. A atualização do Java era crucial e inevitável  para os nossos clientes.

Análise do problema
Depois de alguns testes, verificamos que o problema estava relacionado com os applets do Java 8 update 25. Os applets não estavam sendo carregados - mesmo com o Java ativado no browser, os applets não eram carregados.

Realizamos novos testes com o Java fora da RIC, o Java funcionou normalmente. Verificamos que o applet do Java só não carregava quando o acesso era feito da rede corporativa. Logo, verificamos que se tratava de alguma restrição\bloqueio do proxy. O problema foi reportado para a equipe gestora do serviço de proxy em nossa rede, onde foi diagnosticada uma falha de comunicação do Java 8.25 com os proxy de Internet. Até o momento não foi encontrada dado uma solução definitiva; resta aguardar a Oracle disponibilizar algum fix para reparar o problema. Por enquanto, foi dada uma solução de contorno.


Obs. Umas das formas de simular o problema mencionado acima, é acessando o próprio site do Java.com e clicar na opção: “Eu tenho Java?

Solução

Realizar a instalação do Java 8 update 25 normalmente, seguindo orientação no site do Java e em seguida configurar o java seguindo as orientações abaixo:



1. Clicar em "Iniciar" => "Painel de Controle";
2. No painel de controle clicar no ícone do "Java";
3. Clicar no botão "Definições de Rede...";
4. Selecionar a opção "Usar servidor de proxy" e configurar com:
Endereço: entre_com_endereço_proxy_sua_empresa
Porta: porta usada pelo proxy
5. Selecionar a opção "Ignorar servidor proxy em endereços locais";
6. Clicar no botão "Avançado...";
7. Marcar a opção "Usar o mesmo servidor proxy para todos os protocolos";

8. Clicar em "OK" e "OK"

  
Feito isso, agora é só testar. Os applets do Java serão carregados com sucesso.

Em alguns casos, será necessário realizar mais uma configuração na aba "Segurança" para os sites que apresentarem mensagens de erros de segurança ou bloqueio. Siga a dica: "Aplicação Bloqueada pela Segurança do Java - Java 8 update 25"
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Como Alternar entre o menu Iniciar e a Tela Inicial no Windows 10

Alterne entre o menu Iniciar e a Tela Inicial no Windows 10

O Windows 10 permite que os usuários realizem a alternância entre o menu Iniciar
e a Tela de Iniciar presente atualmente no Windows 8

Para alternar entre o menu Iniciar e a tela Inicial, siga os passos abaixo:

  1. Clique no botão Iniciar Botão Iniciar do Windows, digite "Propriedades de navegação" e clique em Propriedades de navegação.
  2. Clique na guia "Menu Iniciar", clique em "Usar o menu Iniciar em vez da Tela Inicial" e depois clique em OK.
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Java não instala e nem atualiza


Se você estiver algum problema para realizar a instalação ou atualização do Java, basta seguir os passos abaixo: 
 
Solução

1. Remova todas as verões do Java que estão instalados em sua máquina;
2. Em seguida, vara para o “Regedit.exe” e procure pela chave JavaSoft e apague essa chave, ela fica em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE;
3. Agora reinicialize a máquina
4. Reinstalar o Java e teste.


Obs. Se sua máquina estiver com o Sistema Operacional de 64bits, você deve instalar o Java nas duas versões 32bits e 64bits.

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Mozilla Firefox apresenta fonte desconfiguradas

Para resolver esse problema, siga as dicas abaixo:

1. Abra o Firefox, e vá para Ferramentas -> Opções;
2. Vá para a aba Conteúdo;
3. Em "Fonte padrão:" escolha  "Verdana", tamanho 16
4. Clicar no botão Avançado... e escolher:
Fontes padrão para: Ocidental
Proporcional: Com serifa, tamanho 16
Com serifa: Verdana
Sem serifa: Arial
Monoespaçada: Courier New Tamanho 13

Marque a caixa "Páginas podem usar outras fontes" e "Codificação:" Padrão do idioma atual

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Código Convertido:


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O serviço da Central de segurança não pode ser iniciado

Esse problema pode ocorrer se o SO for infectado por algum malware que tenha danificando alguma chave/valor no registro referente ao serviço (wscsvc) do Centro de Segurança no registro do Windows.

Primeiro execute uma varredura em sua máquina a fim de eliminar qualquer malware/vírus de seu computador.

Passo a passo para inicializar o serviço novamente:

1. Baixe w7-wscsvc.zip
2. Descompacte o arquivo e execute o REG "wscsvc.reg"
3. Reinicialize o computador.

Se estiver ocorrido tudo bem, o serviço da Central de Segurança será inicializada com sucesso.
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Vulnerabilidade no Microsoft OLE pode permitir a execução remota de código

A Vulnerabilidade
Recentemente a Microsoft anunciou uma vulnerabilidade que afeta todas as versões Windows, com exceção do Windows Server 2003. A vulnerabilidade permite a execução de códigos remotamente se um determinado usuário abrir algum arquivo do Microsoft Office que contenha objeto OLE. O invasor terá total controle do seu sistema.

Fatores que potencializam a Vulnerabilidade
Os clientes mais vulneráveis são aqueles que utilizam contas com privilégios administrativos (membros do grupo administradores). Clientes que não fazem uso de privilégios administrativos correm menos riscos do que aqueles que operam com direitos administrativos. Nos clientes com menos privilégios, o Controle de Conta de Usuário (UAC) está ativado; com isso, será solicitada uma autenticação de alguma conta com privilégios administrativos para que o invasor tenha êxito.
 
Como ocorro o ataque
O invasor cria um site e disponibiliza algum arquivo do Office com objetos OLE, criado especialmente para tentar explorar essa vulnerabilidade. O invasor não tem como forçar os usuários a visitar esse site. Ele terá que convencer os usuários a visitar o site, geralmente fazendo com que eles cliquem em algum link em uma mensagem de e-mail, ou utilizando algum outro artifício que leve o usuário ao site do invasor.
Arquivos da Internet e de outras localidades potencialmente inseguras podem conter vírus, worms ou outros tipos de malwares que podem danificar seu computador. Para ajudar a proteger o seu computador, os arquivos desses locais potencialmente inseguros são abertos no Modo de Exibição Protegido. Usando Modo de Exibição Protegido, você pode ler um arquivo e ver o seu conteúdo, reduzindo os riscos. Modo de Exibição Protegido está habilitado por padrão.

Como se proteger
Até o momento a Microsoft não anunciou nenhuma atualização para corrigir esse problema. O que será apresentado abaixo são alguns comportamentos seguros, uma solução de contorno que ajuda a bloquear algumas das brechas exploradas pelos invasores
  • Não abra arquivos do Microsoft PowerPoint ou outros arquivos a partir de fontes não confiáveis. 
Evite abrir arquivos que tenha recebido por email de fontes não confiáveis. Essa vulnerabilidade pode ser explorada quando o usuário abre um arquivo criado especialmente com objetos OLE.
 
  • Ative o Controle da Conta de Usuário (UAC)
O UAC vai ajudar a impedir alterações não autorizadas no seu computador. Assim, você será notificado sempre que ocorrer alguma alteração no seu computador que exijam elevação de privilégios do administrador.


Ativar o UAC
  1. Clique no botão Iniciar e em Painel de Controle;
  2. Na caixa de pesquisa, digite uac e clique em Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário;
  3. Agora ative o UAC movendo o controle deslizante para escolher quando deseja ser notificado e clique em OK.

Texto adaptado do site: Microsoft

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