Java 8 update 25 apresenta problema para carregar os applets

O problema
Devido uma atualização do Java 7 para o Java 8 update 25, alguns sites (sefaz.ba.gov.br, BB, Bradesco...) não estavam funcionando corretamente. A atualização do Java era crucial e inevitável  para os nossos clientes.

Análise do problema
Depois de alguns testes, verificamos que o problema estava relacionado com os applets do Java 8 update 25. Os applets não estavam sendo carregados - mesmo com o Java ativado no browser, os applets não eram carregados.

Realizamos novos testes com o Java fora da RIC, o Java funcionou normalmente. Verificamos que o applet do Java só não carregava quando o acesso era feito da rede corporativa. Logo, verificamos que se tratava de alguma restrição\bloqueio do proxy. O problema foi reportado para a equipe gestora do serviço de proxy em nossa rede, onde foi diagnosticada uma falha de comunicação do Java 8.25 com os proxy de Internet. Até o momento não foi encontrada dado uma solução definitiva; resta aguardar a Oracle disponibilizar algum fix para reparar o problema. Por enquanto, foi dada uma solução de contorno.


Obs. Umas das formas de simular o problema mencionado acima, é acessando o próprio site do Java.com e clicar na opção: “Eu tenho Java?

Solução

Realizar a instalação do Java 8 update 25 normalmente, seguindo orientação no site do Java e em seguida configurar o java seguindo as orientações abaixo:



1. Clicar em "Iniciar" => "Painel de Controle";
2. No painel de controle clicar no ícone do "Java";
3. Clicar no botão "Definições de Rede...";
4. Selecionar a opção "Usar servidor de proxy" e configurar com:
Endereço: entre_com_endereço_proxy_sua_empresa
Porta: porta usada pelo proxy
5. Selecionar a opção "Ignorar servidor proxy em endereços locais";
6. Clicar no botão "Avançado...";
7. Marcar a opção "Usar o mesmo servidor proxy para todos os protocolos";

8. Clicar em "OK" e "OK"

  
Feito isso, agora é só testar. Os applets do Java serão carregados com sucesso.

Em alguns casos, será necessário realizar mais uma configuração na aba "Segurança" para os sites que apresentarem mensagens de erros de segurança ou bloqueio. Siga a dica: "Aplicação Bloqueada pela Segurança do Java - Java 8 update 25"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos