Implantar a infraestrutura de T.I. e mantê-la, baseando-se nas boas práticas para governança de T.I. da biblioteca ITIL V

GOVERNANÇA DE T.I.

ITIL V3



Governanca em T.I 

A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). A ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios. 
ITIL dá uma descrição detalhada sobre importantes práticas de IT com checklists, tarefas e procedimentos que uma organização de IT pode customizar para suas necessidades. 

Os Processos do ITIL 

O ITIL - Information Technology Infrastructure Library – foi desenvolvido pelo governo britânico no final da década de 1980 e provou que possui uma estrutura útil em todos os setores tendo em vista a sua adoção em várias empresas de gerenciamento de serviços. Em meados da década de 1990 o ITIL foi reconhecido mundialmente como um padrão de facto para gerenciamento de serviços. 

Os processos do ITIL estão subdivididos em: Gerenciamento de Aplicações, Gerenciamento de Serviços e Gerenciamento de Infra-estrutura de Tecnologia de Comunicações e de Informação (TCI). 

ESTRUTURA DO ITIL 

          O ITIL tem como foco principal, a operação e a gestão da infra-estrutura de tecnologia na organização, incluindo todos os assuntos que são importantes no fornecimento dos serviços de TI. Nesse contexto, o ITIL considera que um serviço de TI é a descrição de um conjunto de recursos de TI. Os serviços de suporte do ITIL auxiliam no atendimento de uma ou mais necessidades do cliente, apoiando, desta forma, aos seus objetivos de negócios. O princípio básico do ITIL é o objeto de seu gerenciamento: a infra-estrutura de TI. O ITIL descreve os processos que são necessários para dar suporte à utilização e ao gerenciamento da infra-estrutura de TI. Outro princípio fundamental do ITIL é o fornecimento de qualidade de serviço aos clientes de TI com custos justificáveis, isto é, relacionar os custos dos serviços de tecnologia e como estes trazem valor estratégico ao negócio. O interesse nesta área deve-se ao fato de que, através de metodologias (processos) padronizadas de Gerenciamento do Ambiente de TI, é possível obter uma relação adequada entre custos e níveis de serviços prestados pela área de TI. 

Gerenciamento de Infra-estrutura de TI 

             Estes processos cobrem todos os aspectos de gerenciamento da infra-estrutura de TCI [OGC 2002b] desde a identificação dos requisitos do negócio, passando pelo projeto e implantação até o suporte e manutenção dos componentes da infra-estrutura e serviços de TI. Os principais processos são: 
Projeto e Planejamento: relacionados com a criação e melhoria da solução de TCI. 
Implantação: relacionado com a implantação da solução de TCI e/ou de negócio conforme planejado e com o impacto mínimo nos processos de negócio. 
Operação: refere-se à operação e à manutenção diária da infra-estrutura de TCI. 
Suporte Técnico: refere-se à estruturação e sustentação de outros processos para garantir os serviços implantados. 
Gerenciamento de Serviços: O principal objetivo do gerenciamento de serviços é certificar-se que os serviços de TI estão alinhados com as necessidades do negócio da empresa. Os processos de gerenciamento de serviços estão subdivididos em dois grupos: entrega de serviços e suporte de serviços. 

Ciclo de vida do serviço
  
O ciclo de vida do serviço é composto por cinco componentes: 
  • Estratégia de serviço 
  • Desenho de serviço 
  • Transição de serviço 
  • Operação de serviço 
  • Melhoria de serviço continuada.

Estratégia do serviço (Service Strategy)

Como ponto de origem do ciclo de vida de serviço ITIL, o volume sobre estratégia do serviço é um guia sobre como tornar mais claro e priorizar investimentos sobre provimento de serviços. 
Os pontos chaves sobre este volume são: 
  • Definição do valor do serviço; 
  • Desenvolvimento de um caso de negócio; 
  • Ativos do serviço (service assets); 
  • Análise de mercado; 
  • Tipos de provimento de serviço. 
Processos incluem geração de estratégia, gerenciamento da carteira de serviços (de portfólio de serviços), gerenciamento de demandas, e gerenciamento financeiro de TI. 

Projeto de Serviço ou Desenho de serviço (Service Design) 

O volume de desenho do serviço é um guia sobre boas práticas no projeto de serviços de IT, processos, e outros aspectos no esforço de gerenciamento de serviços. 
Projeto com ITIL é entender para englobar todos os elementos relevantes à entrega de serviços de tecnologia, ao invés de focar somente no projeto da tecnologia propriamente dita. Assim, projeto de serviços aponta como uma solução planejada de serviço interage com o negócio e ambiente técnico. 
Com ITIL, trabalho de projetar um serviço de TI é agregado em um simples pacote de projeto de serviços (Service Design Package - SDP). SDP, em conjunto com outros serviços de informação, são gerenciados com um catálogo de serviços. 
Processos inclusos neste volume incluem: 
  • Gerenciamento do nível de serviço (Service Level Management - SLM) 
  • Gerenciamento de disponibilidade 
  • Gerenciamento de capacidade 
  • Gerenciamento de serviços de IT continuados 
  • Gerenciamento de segurança da informação 
  • Gerenciamento de fornecedores 
  • Gerenciamento de catálogo de serviços. 

Transição do serviço (Service Transition) 

Este volume é direcionado à entrega dos serviços necessários ao negócio no uso operacional, e geralmente englobam o "projeto". 
Os processos deste volume incluem: 
  • Gerenciamento de configurações e ativos de serviço 
  • Planejamento de transição e suporte 
  • Gerenciamento de liberação e entrega (release and deployment) 
  • Gerenciamento de mudança (Change Management) 
  • Gerenciamento de conhecimento 
  • Papéis da equipe engajada na transição do serviço. 

Operação do serviço (Service Operation) 

Parte do ciclo de vida onde serviços e valor são entregues diretamente. Assim, monitoramento de problema e balanceamento entre disponibilidade de serviço e custo, etc, são considerados. 
Processos inclusos são: 
  • Balanceamento do conflito das metas (disponibilidade vs custo, etc). 
  • Gerenciamento de eventos. 
  • Gerenciamento de incidentes. 
  • Gerenciamento de problemas. 
  • Cumprimento dos pedidos. 
  • Gerenciamento de acesso, (service desk). 

Melhoria contínua do serviço (Continual Service Improvement) 

A meta do CSI (Continual Service Improvement) é ajustar e reajustar serviços de TI às mudanças contínuas do negócio através da identificação e implementação de melhorias aos serviços de TI que apoiam processos negociais. 
Para gerenciar melhorias, o CSI deve definir claramente o que deve ser controlado e medido. 

Beneficios da Governancas de T.I. 
Alguns benefícios que podem ser alcancados devido a adoção dos metodos propostos pelo ITIL: A ITIL oferece um framework comum para todas as atividades do departamento de TI, como a parte da provisão dos serviços, baseada na infra-estrutura de TI. Estas atividades são divididas em processos, que fornecem um framework eficaz para um futuro Gerenciamento de Serviços de TI aprimorado. Cada um destes processos cobre uma ou mais tarefas do departamento de TI, tais como desenvolvimento de serviços, gerenciamento da infra-estrutura, fornecimento de serviços e suporte a serviços. 
Estes processos propiciam o uso das melhores práticas, fazendo com que o departamento de TI possa adotar independente da estrutura da organização. 
As melhores práticas da ITIL têm como objetivos: 
Servir de inspiração para melhorar os processos de TI; 
Sugerir onde é possível chegar, pois outras empresas já conseguiram resultados positivos; 
Sugerir para que servem os processos e práticas,sugerir por que adotar os processos e práticas. 


Alguns outros benefícios alcançados após implementação dos métodos de governança em T.I.

Aumento da disponibilidade e confiabilidade dos serviços de T.I e melhoria de desempenho dos processos de negócio; 
Redução dos custos dos serviços de TI; 
Maior eficiência nas respostas aos usuários; 
Maior transparência e profissionalismo nas decisões envolvendo TI e negócio; 
Aumento da satisfação dos usuários e clientes dado que os provedores sabem e entregam o que se espera deles. 
E por fim o aumento de seus lucros. 

Soluções adotadas por empresas de T.I no Brasil. 

BSC BALANCED SCORECARD 
Desenvolvido por Roberto Kaplan e David Norton, o BSC (Balanced Scorcard) é um método prático e inovador de gestão de desempenho das empresas e organizações. O objetivo de sua implementação é permitir uma Gestão eficaz do desempenho organizacional, baseando-se na visão estratégica da empresa e traduzindo-a em indicadores de desempenho. 
       É uma abordagem estratégica de longo prazo, sustentada por sistemas de gestão, comunicação e medição de desempenho , cuja implementação permite criar uma visão compartilhada dos objetivos em todos os níveis da Organização. 
Uma ferramenta muito utilizada para definirmos objetivos estratégicos ou a estratégia da empresa é o Balance Scorecard, este auxilia a definição através do que chamamos de Mapa estratégico, recurso gráfico para ajudar a comunicar uma visão unificada da estratégia. O Mapa é composto de quatro perspectivas (financeira, cliente, processos internos, aprendizado e crescimento). 

SLA 

Um acordo entre o prestador de serviços e o cliente de TI que define os objetivos chave de serviços em termos de métricas e as responsabilidades das partes e compromisso de parceria verdadeira deve ser desenvolvido entre o provedor de TI e o cliente para que se obtenha um acordo no interesse de ambas as partes. 
De outro modo, os SLAs podem cair em descrédito e uma “cultura de achar o culpado” impede qualquer melhoria real na qualidade dos serviços. Os SLAs fornecem a base para gerenciar o relacionamento entre o prestador de serviços de TI e seus clientes e garantir o alinhamento da TI com o negócio. 
Conteúdo do SLA e Objetivos Chave 
  
O conteúdo específico e os objetivos chave que devem ser incluídos nas SLAs devem ser acordados. Cada situação é única e o conteúdo varia, dependendo  do tipo de SLA. Existem alguns fatores comuns que normalmente ocorrem, como: 

Introdução 
Horário dos Serviços 
Disponibilidade 
Confiabilidade 
Suporte 
Throughput 
Tempos de resposta 
Mudança 
Continuidade e Segurança 
Cobrança 
Relatórios e Revisões 
Incentivos e Penalidades 
Novos Serviços / Requerimentos 
- O Gerenciamento do Ciclo de Vida de SLAs. 
- Tempo de Resposta 
- Tempo de Resolução 
- Mudanças 
- Ics 
- Disponibilidade 
- Serviços de Negócios 
- Incidentes 
- Problemas 
- Perspectiva de componentes de TI 
- Servidores 
- Banco de dados 
- Switches 
- Roteadores 
- Medição de performance do componentes 
- Taxa de transações de banco de dados 
- Tempo de resposta do servidor Web 
- Disponibilidade de banda de rede 
- Perspectiva das áreas de negócio 
- Pedidos on-line 
- Suporte técnico ao cliente 
- Gerenciamento de pedidos a fornecedores 
- Medidas de performance de serviços de negócio 
- Tempo total para completar um pedido on-line 
- Necessidades 
- Medição de fatores de qualidade de serviço 
- Tempo total das transações 
- Medição da qualidade da experiência 
- Demora para contatar o suporte 

GESTÃO DA QUALIDADE 

As PME’s dadas as suas características apresentam algumas vantagens que quando bem utilizadas podem levar à construção de vantagens competitivas, tais como: maior flexibilidade administrativa, facilidade de incorporação de novas tecnologias, o talento do pequeno empresário, estrutura organizacional enxuta, capacidade de rápida reação frente às constantes mudanças, criatividade, entre outras (PINHEIRO, 1996). 

Acordo de Níveis de Serviço (ANS)
Exe:
ID: 2358/2012
ANS – VISÃO SAPATARIA
.
IMPLANTAÇÃO DE NOVA FILIAL – DicasQueFunfa
VERSÃO: 1.0
Data: 23/05/2012.
PRAZO DO CONTRATO: 03 ANOS
Descrição do Serviço:

Projeto completo de T.I da empresa;
Acompanhamento da instalação de toda infraestrutura de T.I. do prédio da nova filial, obedecendo os padrões estabelecidos pelas normas vigentes;
Aquisição e instalação de softwares, ativos de rede, servidores e Desktops que atendam às futuras demandas da empresa;
Criação e manutenção de manuais e outros tipos de documentação;
Treinamento de usuários;
Backup e Virtualização;
Gerenciamento de Infra-estrutura de TI 

            
Ciclo de vida do serviço

  • Estratégia de serviço 
  • Desenho de serviço 
  • Transição de serviço 
  • Operação de serviço 
  • Melhoria de serviço continuada.

Estratégia do serviço (Service Strategy)

  • Definição do valor do serviço; 
  • Desenvolvimento de um caso de negócio; 
  • Ativos do serviço (service assets); 
  • Análise de mercado; 
  • Tipos de provimento de serviço. 

Projeto de Serviço ou Desenho de serviço (Service Design) 

  • Gerenciamento do nível de serviço (Service Level Management - SLM) 
  • Gerenciamento de disponibilidade 
  • Gerenciamento de capacidade 
  • Gerenciamento de serviços de IT continuados 
  • Gerenciamento de segurança da informação 
  • Gerenciamento de fornecedores 
  • Gerenciamento de catálogo de serviços. 

Transição do serviço (Service Transition) 

  • Gerenciamento de configurações e ativos de serviço 
  • Planejamento de transição e suporte 
  • Gerenciamento de liberação e entrega (release and deployment) 
  • Gerenciamento de mudança (Change Management) 
  • Gerenciamento de conhecimento 
  • Papéis da equipe engajada na transição do serviço. 

Operação do serviço (Service Operation) 

  • Balanceamento do conflito das metas (disponibilidade vs custo, etc). 
  • Gerenciamento de eventos. 
  • Gerenciamento de incidentes. 
  • Gerenciamento de problemas. 
  • Cumprimento dos pedidos. 
  • Gerenciamento de acesso, (service desk). 

Melhoria contínua do serviço (Continual Service Improvement) 

Objetivos:
Implantar a infraestrutura de T.I. e mantê-la, baseando-se nas boas práticas para governança de T.I. da biblioteca ITIL V3.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http:// www.planodenegocios.com.br/Em cache - Similares
www.sebrae.com.br/
www.e-commerce.org.br/planos_de_negocios.php

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Driver Web Lic-500 para Windows XP Download]

Web Lic-500 para Windows XP [Download]
Você deve desconectar a webcam de sua máquina antes de realizar a instalação.
 
1. Faça
Download do driver da WebPRo Lic-200,   em seguida instale o Driver da WebCam LIC-300 LG para o Windows 7 64Bits

2. Após ter instalar o driver, reinicialize o computador
3. Agora, basta conectar a WebCam na sua máquina e testar.
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Kit de Treinamento para certificação no Windows 8 - MCSA

Certificação de Cliente do Windows

As Certificações da Microsoft foram desenvolvidas para oferecer o reconhecimento de que você precisa para ser bem-sucedido em sua carreira e validar suas habilidades. Obter uma certificação do sistema operacional Windows pode ajudá-lo a comprovar para clientes e empregadores que você possui as habilidades técnicas necessárias para executar bem uma função.

Certificação MCSA (Microsoft Certified Solutions Associate)


MCSA: Windows 8

Prove que você tem conhecimento para configurar, gerenciar e manter um sistema corporativo do Windows 8.

Etapa 1: Configurando o Windows 8
Etapa 2: Gerenciando e mantendo o Windows 8

Fonte: MVA
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How to Disable Windows Store - Store in Windows 8

See how to turn off Store (Store Windows) in Windows 8 using the Local Computer Policy
I If you have your network computers using the Windows 8 Professional or Enterprise, is a good choice to disable the feature Store and automatic updates. That way you'll avoid a lot of headaches, prevents users is leaving technicians installed programs that were not approved by your company.
See the step by step to disable Store - Windows Store on Windows 8
  1. On the Start screen, type  mmc;
     
  2. Right in the selection MMC and run with administrative privileges;
     
  3. Enter administrative credentials if prompted
     
  4. In the new MMC window, click the menu File  and select the   Add / Remove Snap-In ...; 
     
  5. In the dialog window  Add or Remove Snap-ins , click  Object Editor Group Policy  in  Available snap-ins ,  and click  Add 
  6. In the dialog window  Select Group Policy object , leave the default selection of  Local Computer  and click  Finish
     
  7. In the  Add or Remove Snap-ins  dialog, click  OK;
      
  8. In the left pane of the MMC window, expand  the local computer, Policy  Administrative Templates,  Windows Components  , and then click  Store;
     
  9. In the center pane of the MMC, double-click  Disable Automatic Download and Install Updates:
     
  10. In the dialog box, select  Enabled  and click  OK  and then close the MMC
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Como desabilitar Windows Store - Loja no Windows 8

Vide como desativar a Loja (Windows Store) no Windows 8 usando a Diretiva de Computador Local
Caso você tenha eu sua rede computadores que utilizam o Windows 8 Professional ou Enterprise, é uma boa pedida desabilitar o recurso Loja e as atualizações automática. Dessa forma você vai evitar muita dor de cabeça, evita que usuários é técnicos saiam instalado programas que não foram homologado por sua empresa.
Vide o passo a passo para desabilitar o Loja - Windows Store no Windows 8
  1. Na tela Iniciar, escreva mmc;
     
  2. Com o botão direito na seleção MMC e executar com privilégios administrativos;
     
  3. Digitar as credenciais administrativas, se solicitado
     
  4. Na nova janela MMC, clicar no menu arquivo e selecionar a opção  Adicionar / Remover Snap-In...; 
     
  5. Na janela de diálogo Adicionar ou Remover Snap-Ins, clicar em Editor de Objeto de Política de Grupo em Snap-ins disponíveis, e clicar em Adicionar 
  6. No janela de diálogo Selecionar objeto de diretiva de grupo, deixe a seleção padrão de computador local e clique em Concluir
     
  7. No Adicionar ou Remover Snap-Ins de diálogo, clique em OK;
      
  8. No painel esquerdo da janela do MMC, expanda Diretiva do computador local, Modelos Administrativos, Componentes do Windows e clique em loja;
     
  9. No painel central do MMC, clique duas vezes em Desabilitar Download e Instalação Automáticos de Atualizações:
     
  10. Na janela de diálogo, marque Habilitado e clique em OK e feche a janela do MMC
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How to Activate Microsoft Office 2013

In most cases, if you’re connected to the Internet and installing Office without a DVD, activation will just happen silently in the background after the install is complete. No prompts. No fuss.


Unas of notorious thing you see when opening the new Microsoft Office is a new clean look
Microsoft Office 2013 is only compatible with Windows 7 and Windows 8. Microsoft Office 2013 is not compatible with Windows XP. In such cases you should choose to install the 2010 version
How to Activate Office 2013 programs
In case you need more information, here’s some based on the type of product you bought.

Office 365 Home Premium

Our subscription product—Office 365 Home Premium—just automatically activates for you. You can install it on up to five PCs or Macs per household. If you want to see what you’ve installed, in an Office program, click File >Account. From there you can even manage your account by clicking Manage your account.
If you’ve used all five and want to use Office on another computer, you can. But first you have to deactivate it on one of the first five computers. For more information, see Deactivate an Office 365 Home Premium install.

Office 2013, for a single PC

For a first install or a reinstall on the same PC, Office for one PC—Office Home and Student 2013, Office Home and Business 2013, and Office Professional 2013—automatically activates if you’re connected to the Internet (you won’t see the Activation Wizard during the installation). But if you aren’t connected to the Internet during install, you’ll see the Activation Wizard. It will give you options to either activate online or by telephone—choose the telephone option if you’re still not connected.
If significant hardware changes have occurred on your PC and you reinstall Office OR if you install Office on a different PC, you’ll see the Activation Wizard after the install and whenever you start any of the Office programs. Use the telephone option in the Activation Wizard to contact the activation center.
 IMPORTANT    Please remember that you can only have Office 2013 installed on one PC at a time. Telephone activation can only help you activate Office if you’re transferring Office to another PC.

Office 2013, volume license

For the enterprise or commercial product—what we call the MSI-based Setup—your administrator needs to set up what is necessary for you to activate the Office product. Please see Activate volume editions of Office in you want more information.

Frequently asked questions

  • Can I reinstall Office 2013 on the same PC?
Yes. If you reinstall Office 2013 on the same PC and you’re connected to the Internet, activation will happen silently. The Activation Wizard will appear if you’ve made significant changes to the hardware on the PC.
  • Can I reinstall Office 365 Home Premium on the same PC?
Yes.
  • Can I install Office 2013 on two different PCs?
No. The license is for one PC.
  • Can I install Office 365 Home Premium on two different PCs?
Yes. You can install on up to five PCs and Macs.
  • Can I transfer the Office 2013 software to another PC?
You may transfer the software to another PC that belongs to you, but not more than one time every 90 days (except due to hardware failure, in which case you may transfer sooner). If you transfer the software to another PC, this PC becomes the “licensed computer.” You must remove the software from the previous PC. You’ll need to use telephone option in the Activation Wizard to contact the activation center after you transfer the software to another PC.
  • Help, my PC died. What do I do?
After you set up your new PC, you can install Office 2013 on it and contact the activation center to transfer the software.
  • Can I transfer the Office 2013 software to another person?
You may transfer the software (together with the license) to a computer owned by someone else if:
  • You’re the first licensed user of the software.
  • The new user agrees to the terms of this agreement before the transfer.
Any time you transfer the software to a new PC, you must remove it from the previous PC and you can’t keep copies. The new user will have to choose the telephone option in the Activation Wizard.
  • How do I contact the activation center?
Choose the telephone option in the Activation Wizard to get the phone number to contact in your country. For more information, see How to contact a Microsoft Product Activation Center by telephone.


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Como Instalar o Linux pelo Pen Drive

Como preparando um Pen Drive para instalação do Linux

Nesse post vamos lhe mostrar como preparar um pen drive para instalação de algumas versões do Linux

Para isso, vamos utilizar uma ferramente muito útil, o UNetbootin.  Com o UNetbootin é possível baixar várias das distribuições do Linux, já disponíveis na própria ferramenta, ou simplesmente apontar para alguma imagem ISO existente em sua máquina. 

UNetbootin permite criar um Pen Drive USB incivilizável para as seguintes distribuição do Linux: 

• Ubuntu 
• Debian 
• Linux Mint
• openSUSE 
• Arch Linux 
• Damn Small Linux
• SliTaz
• Puppy Linux 
• gNewSense
• FreeBSD
• NetBSD
• Fedora
• PCLinuxOS
• Sabayon Linux
• Gentoo
• MEPIS
• Zenwalk
• Dreamlinux 
• Elive 
• CentOS
• Mandriva
• LinuxConsole
• Frugalware Linux
• xPUDEle 

O UNetbootin roda em Windows, Linux e Mac OS X.

Downloads do UNetbootin









Passo a Passo

      1. Baixe e em seguida execute o UNetboot;

      2. Escolha uma das duas opções “Distribuição” ou “Imagem de disco”, vide exemplo na imagem abaixo:      
     



No exemplo acima, apontamos para uma ISO “ubuntu-12.04.4-server-amd64.iso” que será gravado no Pend Drive “G:\”

Fonte: unebootin