Tela Azul em Notebook Lenovo X200/X220 após a instalação do XP

Você acabou de instalar o Microsoft Windows XP em um dos modelos de Notebook Lenovo X200 ou X220 e na inicialização ele apresentou tela azul? Confira se a opção "COMPATIBILITY" está habilitada no Setup. E se estiver mude para "ACHI".

Vide o passo a passo:
1. Ligue o Notebook e pressione "F1" para entrar no Setup
2. Selecione a opção "Config"
3. Escolha agora a opção "Serial ATA (SATA)"
4. Em "SATA Controller Mode Option:" altere o valor para "ACHI" pressionando "F5 ou F6"
5. Saia do Setup pressionando "F10", selecione a opção "Yes" para salvar as alterações. 
Ok, agora seu SO foi inicializado normalmente.


Exemplo do erro e correção:


Nenhum comentário:

Prompt de comando não funciona - CMD.exe

Problema:
Você abre o prompt de comando (CMD) mas nenhum ou a maioria dos comandos: PING, CHKDSK, DEFRAG, GPUPDATE , RSOP.... Não funciona.

Causa:
Isso ocorre porque a Path que ponta para a pasta de instalação do Windows foi alterado.
Esse alteração pode ter sido ocasionada por algum outro aplicativo ou por você acidentalmente.

Solução:
Altere o valor da variável Path para C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS
Observação: Provavelmente a Path deve possua algumas outras informações, não apague; acrescente as informações mencionadas acima após um ponto e vírgula ";".

Vide o passo a passo:

1. Clique com o botão direito do mouse no ícone Meu Computador e clique em Propriedades
2. Navegue para a aba Avançado e clique em Inicialização e Recuperação
3. Em "Variáveis de Ambiente" pesquise por Path na caixa "Variáveis do Sistema" em seguida clique em Editar...
4. Agora pesquise pela path "C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS"; se não tive ai, copie esse e cole após um ponto e virgula ";"
5. Teste e Ok



2 comentários:

Falta NTLDR

Problema:
Sempre que você  inicia o seu computador recebe a mensagem de erro:
"Falta NTLDR. Pressione CTRL+ALT+DEL para reiniciar"

Causa:

Segundo a Microsoft esse problema pode ocorrer se a pasta raiz da MFT estiver extremamente fragmentada. Se a pasta raiz da MFT contiver muitos arquivos, a MFT pode tornar-se tão fragmentada que um índice de alocação é criado. Como os arquivos são mapeados em ordem alfabética nos índices de alocação, o arquivo NTLDR pode ser enviado para o segundo índice de alocação. Quando isso ocorre, você receberá a mensagem de erro mencionado acima.

Normalmente, os arquivos não são gravados na pasta raiz. Essa condição pode ocorrer se um programa criar e remover regularmente arquivos temporários na pasta raiz ou se muitos arquivos forem copiados para a pasta raiz por engano.
Fonte: http://support.microsoft.com/kb/320397/pt-br 

Veja como solucionar esse problema:

1. Inicie o computador com uma mídia de instalação do Windows XP, e na tela "Instalar o Windows" pressione R para usar o console de recuperação
2. Copie os arquivos Ntldr e Ntdetect.com da pasta I386 no CD-ROM do Windows XP para a raiz da partição. (Exe: C:\ - partição que inicializa o Sistema Operacional)
Copy (X):\i386\NTLDR C:\
Copy (X):\i386\NTDETECT.COM C:\
Onde o X representa a unidade de CD/DVD do seu computador.
3. Caso dê algum erro, será necessário retirar os atributos desses dois arquivos de sistema, então faça o seguinte:
attrib ntdetect.com -r -s -h
attrib ntldr -r -s -h
Nenhum comentário:

Melhorando o desempenho na inicialização do Windows 7

Dica para melhorar o desempenho na inicialização do Windows 7:
  •  Desabilitando os Programas e Serviços que são inicializados junto com o Windows;
  •  Desabilitando o modo gráfico na inicialização do Windows.

Essa dica também é valida para o Windows XP, mas só para desabilitar os Programas e Serviços que são inicializados junto com o Windows; não é válida para o Windows XP a dica para desabilitar o modo gráfico na inicialização do Windows.
Nenhum comentário:

Ativar a tecla NUM LOCK ao iniciar o Windows

Para habilitar NUM LOCK antes que um usuário faça logon, execute as seguintes etapas. Veja como ativar a tecla NUM LOCK ao iniciar o Windows.


1. Reinicie ou ligue o computador
2. Na tela de logon, verifique se o led do Num Lock está aceso. Se não estiver pressione a tecla Num Lock para acender o led.
3. Reinicie o computador sem fazer logon.




Caso não tenha resolvido tente o seguinte:

1. Execute o Editor do Registro (Regedt32.exe).
2. Navegue até HKEY_USERS\.Default\Control Panel\Keyboard.
3. Altere o valor para InitialKeyboardIndicators de 0 a 2.

Fonte: http://support.microsoft.com/kb/154529

Nenhum comentário:

Memória livre insuficiente para executar o programa


Ao abrir ou clicar em uma pasta  no Microsoft Outlook, uma das seguintes mensagens de erro é exibida:
Mensagem de erro 1
"Memória livre insuficiente para executar o programa. Feche um ou mais programas e tente novamente"

Mensagem de erro 2
Não é possível exibir a pasta. "Não há memória livre suficiente para executar este programa.  Feche um ou mais programas e tente novamente"

Você pode enfrentar esse problema com mais freqüência se você também usar o Business Contact Manager para Outlook (BCM).


1. Clique em Iniciar, clique em Executar, digite regedit e clique em OK.
2. Localize e clique para selecionar a seguinte subchave do Registro:
     HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows Messaging Subsystem
3. No menu Editar, clique em Novo e, em seguida, clique em Valor DWORD.
     Digite SharedMemMaxSize e pressione Enter.
4. Clique com o botão direito do mouse em SharedMemMaxSize e clique em Modificar.
5. Na caixa Dados do Valor, digite 300000. Em seguida marque a opção Hexadecimal e Clique em OK.
6. Localize e clique para selecionar a seguinte subchave do Registro:
     HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows Messaging Subsystem \ Aplicativos \ Outlook
Observação:  Se não existir, você deve criar as subchaves do Outlook.
7. No menu Editar, aponte para Novo e, em seguida, clique em Valor DWORD e digite SharedMemMaxSize e pressione Enter.
8. Na caixa Dados do Valor, digite 300000. Use a base padrão de Hexadecimal e clique em OK.
9. No menu Arquivo, clique em Sair para sair do Editor do Registro.

Nenhum comentário:

Pci.sys não foi encontrado ou está corrompido

Se o seu computador ao iniciar exibir uma mensagem informado que o arquivo C:\Winnt\System32\Drivers\Pci.sys não foi encontrado ou está corrompido,  prepare o bolso! A maioria desses problemas está relacionado com memória.

Possivelmente é causado por um problema de endereçamento em uma das memórias; tente fazer o seguinte para resolver o problema:


  1. Inicie o computador no Console de recuperação.
    1. Insira o disco de inicialização do Windows XP na unidade CD/DVD. Reinicie o computador.
    2. Inicie o computador pela unidade de  CD/DVD
      A página "Bem-vindo à instalação" aparece.
    3. Pressione R para reparar uma instalação do Windows e,
    4. Pressione C para iniciar o Console de recuperação.
    5. Digite o número que corresponde à instalação do Windows XP desejada e pressione ENTER.
    6. Digite a senha do administrador e pressione ENTER.
  2. No prompt do Console de recuperação, digite map e pressione ENTER. Observe a letra de unidade atribuída para a unidade de  CD/DVD
  3. Digite o seguinte comando em no prompt de comando e pressione ENTER
    expandir unidade:\i386\pci.sy_ c:\winnt\system32\drivers /y
    no qual unidade é a letra da unidade de  CD/DVD-ROM, na qual c é a unidade na qual o Windows está instalado e na qual winnt é a pasta na qual o Windows está instalado.
  4. Digite exit e pressione ENTER para encerrar o Console de recuperação.
  5. Reinicie o Windows no modo usual e teste.
Se mesmo seguido os passo acima o problema não for resolvido, substitua a memória, pois este erro também pode ser causado por um problema de endereçamento em uma das memórias durante a inicialização do windows XP.
Um comentário: