Como Usar o Comando Attrib no Windows 10 para Modificar Atributos de Arquivo

O comando attrib é usado no Windows 10 para exibir ou modificar os atributos de um arquivo. Ele é útil quando você precisa alterar as permissões de acesso, ocultar ou mostrar arquivos ou remover a atribuição de somente leitura de um arquivo. Neste post, vamos explicar como usar o comando attrib para modificar atributos de arquivo no Windows 10.

Passo 1: Abrir o Prompt de Comando

Para usar o comando attrib, primeiro você precisa abrir o Prompt de Comando. Para fazer isso, clique no menu Iniciar e digite "Prompt de Comando" na caixa de pesquisa. Clique com o botão direito do mouse em "Prompt de Comando" nos resultados da pesquisa e selecione "Executar como administrador".

Passo 2: Exibir os Atributos de um Arquivo

Para exibir os atributos de um arquivo específico, digite "attrib" seguido do caminho completo do arquivo no Prompt de Comando e pressione Enter. O Windows exibirá os atributos do arquivo, incluindo se ele é somente leitura, oculto ou de sistema.

Passo 3: Modificar os Atributos de um Arquivo

Para modificar os atributos de um arquivo, use o comando attrib seguido das opções apropriadas. As opções disponíveis incluem:

  • +r: adiciona o atributo de somente leitura ao arquivo.
  • -r: remove o atributo de somente leitura do arquivo.
  • +h: adiciona o atributo de arquivo oculto ao arquivo.
  • -h: remove o atributo de arquivo oculto do arquivo.
  • +s: adiciona o atributo de arquivo de sistema ao arquivo.
  • -s: remove o atributo de arquivo de sistema do arquivo.

Por exemplo, para adicionar o atributo de somente leitura a um arquivo chamado "exemplo.txt", digite "attrib +r exemplo.txt" no Prompt de Comando e pressione Enter. Para remover o atributo de somente leitura, digite "attrib -r exemplo.txt" no Prompt de Comando e pressione Enter.


Observação: tenha cuidado ao modificar os atributos de arquivo, pois isso pode afetar o funcionamento de programas que usam esses arquivos.

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais