Erro: 0xC0000022 Em um computador com uma edição não essencial do Microsoft Windows, execute 'slui.exe 0x2a 0xC0000022' para exibir o texto do erro.

O Problema

Durante o processo de ativação do Windows 10 em uma máquina, foi exibida a seguinte mensagem de erro: "Erro: 0xC0000022 Em um computador com uma edição não essencial do Microsoft Windows, execute 'slui.exe 0x2a 0xC0000022' para exibir o texto do erro."


Análise do Problema

O erro mencionado na mensagem sempre aparecia ao executar o comando: slmgr /dli (para exibir o status de licenciamento atual da máquina), slmgr /ato (para uma ativação automática) ou o slmgr /skms dicasquefunfa.com.br:1688 para realizar a ativação com o servidor KMS.


Após vários testes, utilizando diferentes parâmetros do SLMGR, percebemos que o erro persistia em todos eles. Realizamos testes de conexão com o servidor de KMS e verificamos que não existia nenhum problema de conexão. A máquina tinha, inclusive, em seu histórico os registros SRV que estavam registrados em seu DNS. Com isso, chegamos à conclusão de que o problema estava em algum outro serviço atrelado ao serviço de ativação (slmgr).

Solução

Abra o CMD como administrador e execute o comando: SFC /SCANNOW e em seguida reinicialize o computador

Se o problema não for resolvido com o SFC /SCANNOW, siga os passos abaixo:

Exportar a chave gpsvc (Group Policy Client) de outra máquina:

1. Pressione Windows + R para abrir a janela do Executar.
2. Digite regedit e pressione Enter. 
3. Navegue até a chave gpsvc que você deseja exportar. A localização exata pode variar, mas geralmente é em algo como HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\gpsvc.
4. Clique com o botão direito do mouse na chave gpsvc e selecione Exportar.
5. Escolha um local onde você deseja salvar o arquivo .reg exportado e digite um nome para o arquivo.
6. Clique em Salvar.

Fazer a Importação da chave gpsvc (Group Policy Client) 

1. Localize o arquivo .reg que você salvou ao exportar a chave.
2.Clique duas vezes no arquivo. Isso deve abrir uma caixa de diálogo de confirmação perguntando se você deseja continuar.
3. Clique em Sim para confirmar. Isso adicionará as informações do arquivo .reg ao Registro do Windows.
4. Você verá uma mensagem dizendo que as chaves e valores contidos no arquivo .reg foram adicionados com sucesso ao Registro.

Comentários

  1. Não funcionou ... ao tentar colocar as chaves do registro - mesmo em modo de segurança - mensagem de erro "Algumas chaves estão abertas pelo sistema ou outros processos" ...

    ResponderExcluir
  2. sem nada para fazerrrr ;-;

    ResponderExcluir
  3. poxa o meu apareceu "Algumas chaves estão abertas pelo sistema ou outros processos" ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seu comentário é muito importante para nós e esperamos que você compartilhe suas opiniões e sugestões abaixo. No entanto, lembramos que é de inteira responsabilidade dos usuários seguir as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa. Pedimos que evite comentários ofensivos, ilegais ou prejudiciais, pois esses não serão tolerados e serão removidos. Agradecemos sua colaboração e esperamos que suas contribuições enriqueçam ainda mais nosso conteúdo.

Postagens mais visitadas deste blog

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10