Wordpress ou Joomla? Quais as vantagens desses dois CMS


Wordpress ou Joomla!? Quais as vantagens desses dois CMS?

O Wordpress e o Joomla! são praticamente unanimidades quando o assunto são os melhores CMS para um projeto web. Ambos são citados com frequência, sendo o Wordpress o vencedor, por pouco.

É verdade que ambos são bem parecidos, mas em alguns casos o Wordpress é o mais recomendado, para outros casos é o Joomla!. O fato é que para usar um ou outro é bom ver qual é o propósito do seu projeto.

A importância de um bom CMS

Quando você for investir em um projeto digital, seja um blog pessoal, um site institucional ou uma loja online, é importante contar com um CMS dotado de vários recursos.

Inclusive, é possível dizer que sem essa ferramenta, o seu projeto vai ficar apenas no mundo das ideias.

CMS, também conhecidos como Content Management System, são plataformas que facilitam a construção e a personalização de um site ou blog.

Traduzidos em português como Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, eles são feitos especialmente para auxiliar qualquer pessoa que não tenha conhecimentos aprofundados com linguagens de programação.

Um CMS permite que o usuário possa organizar melhor o conteúdo em seu blog ou site. Inclusive possibilita a instalação de recursos adicionais que vão proporcionar ainda mais vantagens para o seu projeto.

Não por acaso, a escolha da plataforma ideal, junto ao serviço de hospedagem, faz parte dos primeiros passos para quem quer investir em um site.

As vantagens do Wordpress
“Wordpress ou Joomla!?” Eis a questão para quem quer criar um site. Ambos são bons, possuem as suas semelhanças e benefícios, mas, por enquanto, vamos falar do mais conhecido de todos: o Wordpress.

Ele é uma ferramenta surgida no ano de 2003, logo em que os blogs começaram a sentir o gosto da popularidade. Atualmente é possível dizer que boa parte do que a gente vê na web é feita em Wordpress.

As razões para isso estão na praticidade que essa plataforma oferece. Ela é intuitiva, disponibiliza vários templates e plugins, bem como é viável para os mais variados tipos de site.

Os temas que ele oferece podem ser adquiridos gratuitamente, enquanto outros são pagos.

Além disso, há outras vantagens, como, por exemplo, rapidez para a hospedagem e simplicidade para gerenciar o SEO e uma fácil integração com as redes sociais.

Vale destacar ainda que algumas empresas de web hosting, tais como a Hostinger e a Weblink, trazem em seus serviços planos de hospedagem de sites destinados para Wordpress.

Sites importantes, como o G1 e o site da revista Forbes são feitos na plataforma Wordpress.

As vantagens do Joomla!

Segundo CMS mais citado depois do Wordpress, o Joomla! chegou ao mercado em 2005. De lá para cá ele também foi conquistando o seu espaço.   

É um equívoco afirmar que o Joomla! é inferior ao Wordpress. Na verdade, ambos possuem várias semelhanças.

Tanto o Wordpress quanto o Joomla! são plataformas open source, bem como são sistemas de fácil instalação e customização, ideais para usuários iniciantes.

No entanto, o Joomla! conta com uma vantagem. Por exemplo, caso você tenha o objetivo de criar uma página com áreas para membros de um grupo, fóruns e outros recursos, o Joomla! tem mais recursos.

Ele é útil para a construção de blogs, lojas online, portais e sites em geral. Outra característica dele são os plugins. Ele não possui tantos quanto o Wordpress, mas é possível dizer que é uma quantidade considerável e são ideais para diversos tipos de projetos.

Ele é ideal para a criação de sites com várias seções e subseções. Além disso, apresenta facilidades para você organizar e disponibilizar os elementos nas páginas.

Escolher qual dos dois? Wordpress ou Joomla!

Entre os principais benefícios que as duas plataformas apresentam é o fato de ambas serem intuitivas, facilitando ao máximo o processo de instalação, personalização e postagens.

O painel do Joomla!, em um primeiro contato, dá a impressão que é mais difícil de utilizar, porém, logo é visto que não há nada de muito complexo nele.

De uma maneira geral, a escolha mais adequada irá depender do tipo de projeto que você pretende criar. O Wordpress demonstra excelente performance para blogs e sites.

Por outro lado, o Joomla! apresenta um bom desempenho quando os assuntos são fóruns, sites multilíngue e grandes portais.

Analise bem qual é o tipo e o propósito do seu projeto web, assim você terá uma ideia mais clara a respeito de qual CMS será o mais adequado para você.

Conclusão

A qualidade da plataforma é um dos requisitos essenciais para o seu site obter o êxito que você espera. Nesse caso, Wordpress ou o Joomla! são sem dúvidas as melhores opções.

Por isso, conheça a fundo as características entre as duas plataformas. Seja qual for a sua opção, saiba que ambas terão praticamente tudo o que você precisa em termos de desenvolvimento web.


Conteúdo publieditorial

Comentários

LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.


Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.