Teste Desempenho Disco Rígido com Windows(Benchmarks)

Realizando Benchmarks no Disco Rígido no Windows

Se você quiser testar o desempenho do Disco sem ter que baixar nenhuma ferramentas benchmarks, use a Ferramenta de Avaliação de Sistema do Windows (WinSAT).

Existe outras ferramentas de benchmark para testar a velocidade e desempenho do seus disco. O WinSAT já é nativo no Windows e pode ser uma ferramenta que atende muito bem uma breve avaliação de taxas de transferência e latência de Disco.

Realizando Benchmarks no Disco


1. Clicar no menu Iniciar e digitar "cmd";
2. Quando o "cmd.exe" aparecer na caixa de pesquisa, clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção Executar como administrador;


3. No Prompt de Comando escreva: WINSAT DISK -DRIVE C: - Substituir "C:" pela letra da unidade que você pretende testar.
Aguarde o comando ser finalizado, no final será exibido uma resultado parecido ao da imagem abaixo:


Destacamos apenas os 3 aspectos mais relevante durante uma avaliação de Disco, existe outros.... Por hora a taxa de transferência, ler e escrever merece uma atenção. 

Em destaque os 3 aspectos mais importantes em um Disco: Disk  Sequential 64.0 Read, Disk  Sequential 64.0 Write e Latência


Existe vários motivos para pelas quais você pode precisar de saber as taxas de transferência dos seus discos individuais, podemos citar alguns exemplos:
  • Cópia entre unidade
Se você já fez cópia entre unidade vai perceber que isso leva um longo tempo, e com certeza você gostaria de saber qual é o disco que está apresentando lentidão. 
  • Descobrir falhas no Disco
Discos apresentando muita lentidão é bom ficar de olho, essa é uma característica de discos defeituoso ou que logo apresentarão defeitos.
  • Meu Disco é rápido o suficiente para tal tarefa
Você preciso descobrir se seus discos são rápidos o suficiente para executar uma tarefa específica, por exemplo: Rodar um SO via USB, Edição e reprodução de vídeo não comprimido...


O que é o WinSat?
O WinSAT (Windows System Assessment Tool) é uma ferramenta nativa no Windows que é utilizado para avaliar o desempenho do hardware do seu computador.

Nas versões anteriores do Windows (8.1) seu objetivo era gerar um Índice de Experiência do Windows (Windows Experience Index - WEI), que era uma pontuação para representar a capacidade de desempenho do computador.

A pontuação WEI é baseada em vários componentes de hardware, como processador, memória, gráficos, gráficos de jogos e disco rígido principal. O WinSat avalia vários outros recursos de seu computador, vide alguns exemplos:
  • Avalia a capacidade de um sistema para exibir os efeitos de desktop Aero.
  • Capacidade de executar aplicativos 3D
  • Avalia a largura de banda da memória de sistema, simulando cópias de buffer de memória para memória.
  • Avalia o desempenho dos drives de disco.
  • Avalia o desempenho das CPUs.
  • Avalia o desempenho do vídeo codificação e decodificação
Para ver uma lita completa do que pode ser avalido, digite WinSat /?

Se você tiver alguma outra ferramenta de avaliação de disco, comente que nos realizaremos um teste.

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais