Instalação via USB Windows ou Linux

Vamos lhe mostrar algumas das melhores ferramentas para criar uma mídia inicializável para instalação do Windows ou Linux utilizando um Pen Drive

Esse tipo de instalação é muito util quando você precisa instalar o Windows ou Linux e não tem uma unidade de CD/DVD. Você pode inicializar o Pen Drive para executar o programa de instalação do sistema operacional de sua escolha.

Vamos lhe mostrar alguns dos programas, gratuitos, que permitem que você facilmente configure uma unidade USB para instalar o Windows ou Linux em um computador.

UNetbootin

UNetbootin Permite criar drives USB de boot para o Ubuntu, Fedora e outras distribuições Linux,. Com ele ainda é possivel baixar uma das muitas distribuições Linux que ela suporta ou fornecer a localização do seu próprio arquivo Linux ISO. Funciona em SO Windows, Linux e Mac OS.


Ubuntu Criador de Disco de inicialização

O Startup Disk Creator Ubuntu permite converter uma unidade flash USB ou cartão SD em uma unidade a partir da qual você pode executar o seu sistema Ubuntu. O programa também permite que você crie uma unidade para o Debian, ou qualquer outro sistema operacional baseado em Debian para o qual você tem um CD ou .iso da imagem.




Universal USB Installer

Universal USB Installer Lhe permite escolher entre várias distribuições de Linux para instalar em uma unidade flash USB. Selecione a distribuição Linux de sua preferência, informe um local para o arquivo ISO apropriado, selecione sua unidade flash USB e clique em Criar.


NOTA: A unidade flash USB deve ser formatado como uma unidade FAT16, FAT32 ou NTFS.


Rufus

Rufus é um programa pequeno, portátil que permite criar drives USB inicializável para Windows e Linux. Ele também permite que você verifique o dispositivo USB por blocos defeituosos, usando até quatro passagens. Rufus é executado em ambas as versões do Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. 32 bits e de 64 bits.

Você pode criar discos de arranque USB para as versões listadas do Windows, distribuições Linux, bem como quase todos os populares, tais como Ubuntu, Kubuntu, Fedora e openSUSE.

Rufus é muito fácil de usar e o programa se parece com a janela formato padrão mostrado no Windows quando você formatar uma partição do disco rígido, drive USB, ou outra unidade externa.

Além de sistemas Windows e Linux, você também pode usar Rufus para colocar utilitários em unidades USB, como Parted Magic , CD Ultimate Boot , e BartPE .



MediaCreatio Tool
Se você estiver precisando instalar ou reinstalar o Windows 10, você vai precisar de uma mídia de boot para realizar essa instalação. Vamos lhe mostrar como criar essa midia para você pode instalar ou atualizar para o Windows 10.

Vamos lhe mostrar uma ferramenta(MediaCreatio Tool), disponibilizada pela própria Microsoft, que vai facilitar a criação da nossa mídia de boot em pen driver, DVD ou criar um arquivos ISO.

Usando a ferramenta par Atualizar para o Windows 10
1. Baixe o MediaCreatio Tool;
2. Executar a ferramenta e clicar na opção Atualizar este computador agora;
3. Seguir as orientações do assistente e aguardar o termino da instalação.

Usando a ferramenta para criar uma mídia do Windows 10
Como criar uma mídia para instalar ou atualizar o Windows 10 em um outro computador.

1. Executar a ferramenta e clicar na opção Criar mídia de instalação para outro computador;
2. Seguir as orietações do assistente e aguardar o termino criação da mídia

Nessa etapa você deve escolher o idioma, a edição e a arquitetura (32 bits ou 64 bits) para o Windows 10.


No momento estamos testando outras ferramentas e assim que concluirmos atualizaremos esse post.
Se você tiver alguma ferramenta comente aqui que nós iremos fazer os testes e fazer a publicação.

Comentários

LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.