Já é Hora de Atualizar do Ubuntu 14.04.1 para o 15.04?

É aconselhável utilizar o Ubuntu 15.04? Nossa resposta, por enquanto, é não. O 15.04 não é uma versão LTS, do inglês Long Term Support — “Suporte Prolongado” - Português.
As versões LTSs são lançadas a cada 2 anos, quando é liberando uma versão LTS, isso significa que ela já passou por várias melhorias e foi corrigido todos os problema conhecidos. Se for utilizar o Ubuntu 15.04 para testes tudo bem. Mas não é aconselhável sua utilização em ambiente de produção ou uso diário. Estamos utilizando, homologando  , o Ubuntu 15.04 há umas duas semanas. O mesmo está apresentando muitos bugs: as vezes ele ficar extremamento lento e travando. Algumas vezes foi necessário reinicializar a máquina. Verificamos que em alguns dos momentos de lentidão, o problema estava relacionado com o Nautilus - Gerenciador de arquivos. Mesmo nos momentos de ociosidade o Nautilus consumia aproximadamente 80% do processador. Ainda estamos realizando os testes. No final compartilharemos aqui o resultado.



LTS, em inglês, quer dizer Long Term Support — “suporte prolongado”, em português.


Ubuntu 15.04 trava ao abrir o Google-Chrome-stable


Análise do problema:
Verificamos que a máquina estava travando, por completo, quando o Google Chrome estava aberto. - Visto que o travamento não estava relacionado com limitações de hardware, logo que a máquina em questão se tratava de um Lenovo s30 com 32GB. Como solução de contorno, o Google Chrome foi removido e instalado uma nova versão.

Até o momento não foi possível identificar o travamento no Ubuntu. Estamos realizando novos testes em outra máquina na tentativa de descobrirmos o que está causando esse comportamento no Ubuntu.

Solução de contorno: 
  1. Abrir o terminal (pressionar no seu teclado Ctrl+Alt+T);
  2. No terminal, executar o comando: sudo apt-get remove google-chrome-stable 
  3. Dica:Tente pressionar no seu teclado a tecla Tab, isso vai completando o que você estiver escrevendo no terminal
  4. Baixar e instalar novamente uma nova versão do Google Chrome Aqui


A versão que utilizamos foi a Google Chrome 42.0.2311.90 (64-bit)

Ubuntu 15.04 trava ao abrir o Mozilla Firefox
O problema foi parecido com o Google Chrome. Mas foi resolvido criando um novo perfil com o comando Firefox -p
LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.