Como criar um Windows To Go

O que é o Windows To Go?
Em resumo, o Windows To Go é uma cópia do Windows em uma unidade USB, permitindo que você o utilize em qualquer lugar que estiver. Essa tecnologia é voltada para o meio empresarial, visando proporcionar maior mobilidade aos usuários sem comprometer a segurança e a integridade dos dados da empresa. Com o Windows To Go, é possível trabalhar em casa ou durante viagens, bastando inserir a unidade USB em um computador com Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10, e assim abrir e utilizar todos os aplicativos e arquivos necessários para realizar as tarefas.


Como criar uma unidade USB do Windows To Go ou um espaço de trabalho do Windows To Go?
Conforme mencionado anteriormente, um espaço de trabalho do Windows To Go consiste em um sistema operacional Windows 8.1 ou Windows 10 em uma unidade USB, com todos os arquivos, pastas e aplicativos copiados durante a criação do espaço de trabalho.


Abaixo, segue o passo a passo:

Pré-requisitos:
Uma unidade USB recomendada pela Microsoft e certificada para uso com o Windows To Go.
Uma máquina com o Windows 10 Technical Preview for Enterprise.
Como criar uma unidade USB do Windows To Go:

Vide o passo a passo abaixo:
Como Criar uma unidade USO do Windows To Go
  1. Faça login em uma máquina com Windows 10 Enterprise utilizando uma conta com privilégios administrativos.
  2. Insira a unidade USB designada para ser utilizada como Windows To Go.
  3. Verifique se o arquivo de imagem .wim está acessível no local adequado (pode estar em um compartilhamento de rede, unidade USB ou DVD) e contém uma imagem válida do Windows 10 Technical Preview for Enterprise ou um .wim que tenha passado pelo processo de sysprep.
  4. Abra o Windows To Go no Painel de Controle.
  5. Quando solicitado, escolha a unidade que deseja utilizar e clique em Avançar.
  6. Na próxima etapa, clique em "Adicionar Localização de Busca" e navegue até o local do arquivo .wim. Em seguida, clique em "Selecionar pasta" e escolha a imagem corporativa do Windows 10 ou 8. Clique em Avançar.
  7. (Opcional) Defina uma senha BitLocker para criptografar seu Windows To Go e protegê-lo contra acesso não autorizado. Se preferir, você pode adicionar a proteção posteriormente.
  8. Clique em "Criar" para iniciar a criação do espaço de trabalho do Windows To Go. Observação: Esse processo pode levar de 20 a 30 minutos para ser concluído.
  9. Siga as instruções na tela para finalizar a instalação.

Importante:
A Microsoft removeu o Windows To Go do Windows 10 a partir da versão 2004. E em sistemas operacionais posteriores, no caso do Windows 11. Segunda a MS, o motivo dessa remoção é que o Windows To Go não oferece suporte a atualizações de recursos, o que significa que não é possível manter o Windows To Go atualizado com as últimas versões do sistema operacional.

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais