Como fazer uma carteira de papel para Bitcoin

Uma das opções mais populares para manter seus Bitcoins seguro é algo chamado de carteira de papel . Aqui vamos explicar como criar uma carteira papel/digital usando apenas uma impressora.
Note-se que neste guia vamos estar falando sobre bitcoin. No entanto, os conceitos básicos se aplicam a qualquer outro cryptocurrency; por exemplo, litecoin.

O que é uma carteira e por que eu preciso de uma?

Uma carteira Bitcoin é composto por duas "chaves", a chave pública, que é o seu endereço da carteira e a forma como as outras pessoas vão enviar bitcoins para você. E a outra é a chave privada, essa você vai utilizar quando for enviar bitcoins para outras pessoas.
A combinação das chave pública do destinatário e sua chave privada é o que faz uma transação cryptocurrency possível. É importante compreender que, se alguém obtém a chave privada de sua carteira, podem retirar os seus fundos. Por isso que é absolutamente importante manter sua chave SECRET bem guardada.
Usado com cuidado, uma carteira de papel pode protegê-lo contra essas possibilidades.

O que é uma carteira de papel?

A carteira de papel é um documento que contém cópias das chaves públicas e privadas que compõem a carteira. Muitas vezes, ele vai ter os códigos QR, de modo que você pode rapidamente digitalizá-los e adicionar as chaves em uma carteira de software para fazer uma transação.
O benefício de uma carteira de trabalho é que as chaves não são armazenadas digitalmente em qualquer lugar, e não estão, portanto, sujeitas a ataques cibernéticos ou falhas de hardware.
A desvantagem de uma carteira de trabalho é que papel e tinta pode degradar, e papel é relativamente frágil. Além disso, se você perder uma carteira de papel, você nunca será capaz de acessar os bitcoins enviados para seu endereço.


Criar uma carteira de papel

Aqui estão 5 passos necessários para criar uma carteira de papel:
  1. Abrir o site BitAddress.org - para gerar um novo endereço Bitcoin ou LiteAddress.org para litecoin)  

    O BitAddress vai pedir para você criar alguns movimentos aleatórios com o mouse, digitando aleatoriamente caracteres no formulário ou movendo o cursor ao redor. No final será exibido uma tela como da imagem abaixo: 

    Com suas chave pública SHARE e privada SECRET com seus respectivos códigos QR.
  2. Para salvar sua carteira no computador pasta clicar no botão Print, no canto superior esquerdo da tela;


  3. Seu navegador irá pedir para selecionar a impressora que deseja usar. No caso do Google Chrome, você também pode salvar a página como um arquivo PDF.
  4. Salve sua carteira em uma lugar seguro. Mantenha sua chave SECRET bem guardada! 
  5. Pronto, você agora tem sua carteira de "papel". 

    Agora você já pode fazer a leitora QR endereço público na sua bitcoin (ou litecoin) aplicativo e começar a depositar fundos.
Para os usuários do site da Blockchain.info, há uma opção básica carteira de papel também. Clique no " Import/Export " opção, e olhar para a ' carteira de papel ' link no menu do lado esquerdo.

Preocupações com a segurança

Dadas as implicações e riscos de armazenar grandes quantidades de dinheiro, você precisa tomar precauções sérias para criar sua carteira de papel e guardá-la depois.
  • Não deixe ninguém ver você criar a sua carteira.

Vai imprimir sua carteira de papel?

  • Por questões de segurança, imprima a carteira de papel a partir de uma impressora que não está conectado a uma rede.
  • Guarde a carteira de papel em um saco plástico selado para proteger contra a água ou umidade.
  • Se a sua carteira de papel não está dobrado, você poderia plastificar para maior durabilidade e à prova de água.

Vai salvar no seu computador? É importante fazer as seguintes observações:

  • Se o seu computador tiver uma falha do disco rígido você tem um backup da sua carteia?
  • E se o seu computador for roubado? 

É seguro gerar minha carteira com BitAddress ou LiteAddress?

Sim, essas utilizam a criptografia tanto para a geração das chaves privadas através do algoritmo BIP38. Isto fornece autenticação de dois fatores para a sua carteira de papel. Além disso, observe que você terá que usar o mesmo site no futuro para descriptografar a chave privada.

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais