DIME SC solicitando código de liberação - Solução

Apos a instalação do DIME/SC em algumas máquinas, o usuário recebia a seguinte mensagem: "Esta aplicação não está liberada para uso neste computador. Obtenha com o desenvolvedor o código de liberação da aplicação"














Análise do problema

Verificamos que o problema só estava ocorrendo nas máquinas em que o usuário não tinha o perfil de administrador. Dessa forma, ficou configurado um problema de permissão. Para chegarmos a causa raiz do problema, executamos algumas técnicas de troubleshooting com "Procmon.exe" e verificamos que o usuário não tinha permissão de escrita nas seguintes chaves de registro:

 - HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\TCF Software
 - HKLM\SOFTWARE\Wow6432Node\TCF Software\AppProtect\Dime
 - HKLM\System\CurrentControlSet\Services\WinSock2\Parameters

O problema foi resolvido dando permissão de escrita nas chavens mencionadas acima.

Solução

Vide o passo a passo:
01. Clicar no menu Iniciar, em seguida escreva REGEDIT, clique com o lado direito do mouse no ícone “regedit.exe” e selecione a opção “Executar como administrador”;

02. No Editor do Registro vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\TCF Software;

03. Clique com o lado direito nessa chave TCF Software, em seguida “Permissões...”;

04. Clique no botão “Adicionar”;

05. Informe o nome da conta do usuário e clicar em "Ok" e "Ok". (Caso queria dar permissão para todos os usuários, entre com a conta "Todos" e seguida clicar em "Ok" e "Ok");

06. Selecionar a conta indicada no item 5 e marca a permissão "Controle total";

07. Repetido os passo mencionados acima para as outras chaves;

Comentários

LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.