Como Acessar e Configurar ODBC 32 bits no Windows 7 - 64 bits

Você está enfrentando dificuldades na configuração do DSN no ODBC em um computador com o Windows 7 64 bits?

No Windows 7 64 bits, o ODBC padrão é de 64 bits e não funciona para programas que necessitam de conexão com uma fonte de dados de 32 bits. Veja como configurar uma fonte de dados de 32 bits no Windows 7 64 bits.

Solução:

  1. Clique em Iniciar, depois em Executar (ou pressione as teclas Windows + R) e digite: %windir%\SysWOW64\odbcad32.exe
  2. Faça as configurações necessárias e teste a conexão.

Dessa forma, quando seu aplicativo precisar utilizar a conexão com uma fonte de dados de 32 bits, ela será carregada automaticamente a partir do DSN configurado no Odbcad32.exe localizado na pasta %systemdrive%\Windows\SysWoW64.

O Microsoft Windows 7 64 bits inclui as seguintes versões da ferramenta Administrador de Fonte de Dados do Microsoft Open Database Connectivity (ODBC):

  • A versão de 32 bits do arquivo Odbcad32.exe localizada na pasta %systemdrive%\Windows\SysWoW64
  • E a versão de 64 bits do arquivo Odbcad32.exe localizada na pasta %systemdrive%\Windows\System32.

Outra situação em que você pode encontrar esse problema é ao tentar adicionar uma fonte de dados e não visualizar os drivers ODBC para conexão com o banco de dados. A seguinte janela é exibida:

Se a fonte não estiver aparecendo, o problema é o mesmo mencionado anteriormente, provavelmente seu Windows 7 é 64 bits e as fontes instaladas são 32 bits.

Solução:

  1. Clique em Iniciar, depois em Executar e digite: %windir%\SysWOW64\odbcad32.exe

Isso iniciará a versão de 32 bits do arquivo Odbcad32.exe a partir da pasta %systemdrive%\Windows\SysWoW64.

Em seguida, a seguinte janela será exibida: Agora, basta adicionar o driver para o qual deseja configurar a fonte de dados.

O que é o ODBC?

ODBC é uma tecnologia utilizada por programas para acessar uma ampla gama de bancos de dados ou fontes de dados. Por exemplo, o ODBC pode ser utilizado para importar dados de um banco de dados MySQL para uma planilha do Microsoft Excel. Para isso, o computador precisa ter a fonte de dados e o driver ODBC corretos.

Para programas personalizados, os desenvolvedores de software utilizam a Interface de Programação de Aplicativos (API) do ODBC para acessar fontes de dados. O ODBC é uma implementação da SO/IEC 9075-3 Information Technology—Database languages—SQL—Part 3: Call Level Interface (SQL/CLI).

Onde posso encontrar um driver ODBC?

Os programas de banco de dados geralmente incluem seus próprios drivers, e muitos drivers ODBC estão disponíveis na lista de drivers do Administrador da Fonte de Dados ODBC. Você também pode tentar pesquisar na internet ou entrar em contato com o fabricante do programa de banco de dados que deseja utilizar.

Comentários

  1. Não funfou no meu!!!
    (Win 7 / Netbeans 7.2 / jdk6)
    Segue o erro:
    java.sql.SQLException: [Microsoft][ODBC Driver Manager] O DSN especificado contém uma incompatibilidade de arquiteturas entre o Driver e o Aplicativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JavaSalles,
      Olha, pela mensagem, você deve estar executando a versão de 64 Bits do ODBC.

      Tente fazer o seguinte:
      1. Se você configurou alguma fonte ODBC de 64 Btis remova.
      2. Clicar Iniciar, Executar e digite: %windir%\SysWOW64\odbcad32.exe
      3. Agora basta criar sua fonte

      Excluir
    2. Primeiramente ótimo post.

      Estou com um problema: NetBeans 7.4, jdk 7, win 7 64bits da o seguinte erro:

      java.sql.SQLException: [Microsoft][ODBC Driver Manager] O DSN especificado contém uma incompatibilidade de arquiteturas entre o Driver e o Aplicativo

      criei uma fonte de dados no 32bits e no 64, mas persiste o erro no 64 bits não aparece o driver do acces só o SQL.

      Excluir
    3. Alexandre,
      O seu erro é o mesmo do JavaSalles. Tente fazer o que eu pedi pra ele.

      Excluir
  2. É possível acessar um servidor ORACLE, via ODBC, por meio de uma aplicaçao feita em, por exemplo, Visual Basic, sem ter que adquirir licença para um cliente ORACLE, a ser instalado na mesma máquina em que essa aplicação deverar rodar? A pergunta deve-se ao fato que, anteriormente, podia-se acessar um servidor ORACLE 6, sem o enorme custo de aquisições de clientes individuais para cada máquina, rodando um aplicativo de banco de dados desenvolvido com Visual Basic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro,
      É possível utilizando o ODBC com ADO (Microsoft chamada ActiveX Data Objects)
      você vai conseguir fechar uma conexão com várias bases de dados: Oracle, SQL Server, MySql, MS Access, Interbase, Firebird, DB2, e outras...
      E o melhor de tudo, é grátis.

      Vide alguns exemplos abaixo:
      http://www.orafaq.com/wiki/Visual_Basic
      http://support.microsoft.com/kb/176936

      Excluir
    2. Ricardo,
      Obrigado, testarei.

      Excluir
  3. Ricardo,

    Tenho uma aplicação em SQL Server 2008 R2 Express em um Servidor Windows Server 2003 SP 2 Em um grupo de trabalho X.

    Possuo alguns desktops com windows XP, Windows 7 32 Bits e 64 Bits no grupo de trabalho Workgroup.

    As máquinas com Windows XP e Windows 7 32 Bits, se comunicam normalmente!!

    Porém as máquina com Windows 7 64 Bits, não comunica!!!

    Já fiz o procedimento acima, mas tenho uma dúvida!!

    Na configuração de acesso do aplicativo, coloco o nome da conexão ODBC ou o nome do servidor?

    Att,
    Wanderson!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanderson,
      Da mesma forma que foi configurado nas outras máquinas, você configura no Windows 7 64Bits. A única coisa que vai mudar, é o local onde você vai chamar o ODBC para realizar essa configuração, que é do caminho: %windir%\SysWOW64\odbcad32.exe

      Desculpa pela demora pra responder.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Po cara muito obrigado, funcionou perfeitamente aqui.

    Win 7 64 bits, Netbeans jdk 7

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber onde no perfil do usuário eu acho o arquivo de configuração do ODBC do usuário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, se você estiver precisando exportar as configurações ODBC de um determinado usuário ou máquina, e importar em outro computador. Basta fazer isso pelo REGEDIT, navegue no regedit para a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ODBC é ai onde ficam as Fonte de dados de usuários ou Fonte de dados do sistemas. Escolha o DSN e no menu Arquivo, escolha a opção Exportar. Em seguida vá para máquina onde deseja configurar e Escolha a opção Importar.

      Excluir
    2. Fizemos um post com o passo a passo para exportar as configurações do ODBC de uma máquina para outra: http://www.dicasquefunfa.com.br/2013/08/como-exportar-as-configuracoes-odbc.html

      Excluir
  6. Pessoas, bom dia... aconteceu comigo foi de arquivos do Corel Draw X6 que antes de uma pane no sistema rodava em 32bits, ai quando restaurei o Windows 7 ele passou a rodar em 64bits e os arquivos antigos do corel não estão abrindo. Especificamente como faço para depurar este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anjo da Esbórnia,
      Se você não encontrou uma solução, poste sua dúvida ou problema aqui: http://www.dicasquefunfa.com.br/p/preciso-de-ajuda.html

      Por favor, antes de solicitar uma ajuda, confira se a mesma já não foi respondida. Serão bem recebidas as criticas, elogios e sugestões de melhorias!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Coloquei uma query(select) dentro de uma planilha no excel, na maquina local, a planilha funciona perfeitamente,
    porem a pessoa que ira usar a planilha, usa WTS no Windwos 2008 R2, e entao da esse mesmo erro, o banco de dados é postgres.
    O engraçado é que o usuario wts, acessa o sistema normalmente, usando a conexao que tem no windows, mas o excel, nao "enxerga" ela...

    Alguem tem alguma ideia de como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste,

      Provavelmente, o MS Office nessa máquina é de 64bits. Por isso não está funcionado no Excel.

      Excluir
  9. Olá, estou tentando criar um ODBC Data Source(32 bits) no Windows 8 para poder acessar o SQL Server, que já instalei normalmente. Acontece que quando executo o "%windir%\SysWOW64\odbcad32.exe" e clico na opção de "ODBC Data Source(32 bits)" e clico na aba "DSN de Sistema", aparece a seguinte mensagem: "Você efetuou logon com privilégios não administrativos. Nâo foi possível criar ou modificar DSNs de Sistema". O detalhe é que estou logado como administrador. Alguma dica do que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown,
      Vá até a pasta %windir%\SysWOW64 e clique com o lado direto do mouse em odbcad32.exe e selecione a opção "Executar como Administrador" Isso vai resolver o seu problema.

      PS. Provavelmente, é alguma configuração no UAC de sua máquina que deve estar causando essa mensagem. Acesse o diretório %windir%System32 e procure pelo arquivo "UserAccountControlSettings.exe", clicar com o lado direto do mouse e selecionar a opção "Executar como Administrador". Agora é só configurar o UAC da forma que você achar melhor.

      Excluir
  10. Anônimo2/4/14

    Olá
    Estou usando o scriptcase 7 , Windows 64 bits e estou TENTANDO usar o MS Access como banco de dados. mas sempre dá erro de conexão.
    Tentei usar as dicas e estou testando o endereço: C:\windows\syswow64\database.mdb para ver se funfa...
    Estou tentando portar uma aplicação toda em Access para PHP( e com isso usar plataforma web para acessar o sistema de qualquer lugar...
    Se puderem me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glênio,
      Não intendi direito o seu problema. Mas se você for precisar acessar seu banco do Access de algum lugar, você precisa configurar a TNS do database.mdb no %windir%\SysWOW64\odbcad32.exe

      Excluir
  11. Respostas
    1. Obrigado, Alexandre, pelo feedback.
      Siga o DicasQueFunfa no facebook e no google+:
      www.facebook.com/DicasQueFunfa
      https://plus.google.com/+DicasquefunfaBr
      Um abraço!

      Excluir
  12. Salvou o meu dia! Obrigado por compartilhar os conhecimentos!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Ricardo....
    Estou configurando o acesso odbc ao banco de dados firebird, para que possa acessar o mesmo no servidor... fiz na minha máquina ficou ok, consigo aessar o banco e fazer as consultas, na máquina da minha colega, que tem também como eu o Win7 Ultimate, office 2010, não consigo, quando vai fazer a conexão no excel aparece uma mensagem que não reconhece a gds32.dll...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susana!

      Copie o GDS32.DLL da sua máquina e cole na máquina de sua colega, o próximo passo é você registrar essa DLL com o comando regsvr32.

      Exe: regsvr32 GDS32.DLL

      Abraço!!

      Excluir
  14. otimo tutorial obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernando, pelo seu feedback!
      Um abraço!

      Facebook.com/DicasQueFunfa
      https://plus.google.com/+DicasQueFunfaBr

      Excluir
  15. Ajudou demais.. Toda vez instalava usuario por usuario.. Nunca tinha reparado que tinha o DNS de sistema que criando la, vai para todos.. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, Obrigado pelo feedback!
      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seu comentário é muito importante para nós e esperamos que você compartilhe suas opiniões e sugestões abaixo. No entanto, lembramos que é de inteira responsabilidade dos usuários seguir as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa. Pedimos que evite comentários ofensivos, ilegais ou prejudiciais, pois esses não serão tolerados e serão removidos. Agradecemos sua colaboração e esperamos que suas contribuições enriqueçam ainda mais nosso conteúdo.

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais