Como desativar Adicionados recentemente do Menu Iniciar (Start Layout) no Windows?

O recurso Adicionados recentemente no Menu Iniciar (Start Layout) do Windows 10 é responsável por exibir uma lista dos arquivos mais recentes que foram abertos no seu sistema. Se você deseja desativar esse recurso, siga as instruções abaixo:


  1. Abra o Editor do Registro do Windows. Você pode fazer isso pressionando as teclas "Win + R" no teclado e digitando "regedit" na caixa de diálogo "Executar".
  2. Navegue até a seguinte chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer
  3. Clique com o botão direito do mouse em "Explorer" e selecione "Novo" > "Valor DWORD (32 bits)".
  4. Nomeie o novo valor como "NoRecentDocsMenu".
  5. Clique duas vezes no valor "NoRecentDocsMenu" e defina o seu "Valor de Dados" como 1.
  6. Feche o Editor do Registro e reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor.


Após reiniciar o computador, o recurso Adicionados recentemente será desativado e a lista de arquivos recentes não será exibida mais no startlayout. Se você quiser reativar esse recurso, basta retornar ao Editor do Registro e excluir o valor "NoRecentDocsMenu" que você criou.

Você também pode desativar o Adicionados recentemente pelo CMD

Você pode desativar o recurso "Adicionados recentemente" do Menu Iniciar no Windows usando o prompt de comando (cmd) seguindo as instruções abaixo:


  1. Pressione as teclas "Win + R" no teclado para abrir a caixa de diálogo "Executar".
  2. Digite "cmd" e pressione "Enter" para abrir o prompt de comando.
  3. Digite o seguinte comando e pressione "Enter" para criar a chave do registro necessária:
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer" /v NoRecentDocsMenu /t REG_DWORD /d 1 /f

 Agora é só reiniciar o computador para aplicar as alterações


Após reiniciar o computador, o recurso Adicionados recentemente será desativado e a lista de arquivos recentes não será exibida mais no startlayout. Se você quiser reativar esse recurso, basta executar o seguinte comando no prompt de comando:

reg delete "HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer" /v NoRecentDocsMenu /f


Isso excluirá a chave do registro que você criou e reativará o recurso "Adicionados recentemente" no startlayout. Nenhum comentário:

Como converter arquivo do Excel para CSV com PowerShell já com o encoding utf8

Aqui está um exemplo de script de PowerShell que pode ser usado para converter um arquivo do Excel em um arquivo CSV com codificação UTF-8:

$ExcelFile = "Caminho/para/o/arquivo.xlsx"
$CSVFile = "Caminho/para/o/arquivo.csv"

$Excel = New-Object -ComObject Excel.Application
$Workbook = $Excel.Workbooks.Open($ExcelFile)
$Sheet = $Workbook.Sheets.Item(1)
$Sheet.SaveAs($CSVFile, 6)
$Excel.Quit()

Remove-Variable Excel
Remove-Variable Workbook

Get-Content $CSVFile | Set-Content $CSVFile -Encoding UTF8
Neste exemplo, primeiro é aberto o arquivo do Excel usando o objeto Excel.Application e o método Open(). Em seguida, o primeiro plano da pasta de trabalho é selecionado usando o método Item(). O método SaveAs() é então usado para salvar o planilha como um arquivo CSV. Finalmente, o arquivo CSV é aberto usando o cmdlet Get-Content e o codificação é alterada para UTF-8 usando o cmdlet Set-Content Nenhum comentário:

Como conectar com SharePoint com o Powershell

Você pode conectar-se ao SharePoint Online usando o PowerShell com o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell. Aqui está um exemplo de como você pode fazê-lo:

  1. Instale o Microsoft SharePoint Online Management Shell: você pode fazer isso baixando e instalando o módulo a partir do site da Microsoft.
  2. Abra o PowerShell com privilégios de administrador.
  3. Conecte-se ao SharePoint Online:
$username = "seu_usuário@Seu_tenant.onmicrosoft.com"
$password = ConvertTo-SecureString "SuaSenha" -AsPlainText -Force
$cred = New-Object System.Management.Automation.PSCredential($username, $password)
Connect-SPOService -Url https://seu-tenant-admin.sharepoint.com -Credential $cred
Nesse exemplo, você primeiro define suas credenciais de usuário e senha, criando uma variável $cred para armazená-las. Em seguida, você usa o cmdlet Connect-SPOService para conectar-se ao SharePoint Online, passando a URL do administrador do SharePoint Online como parâmetro e usando a opção -Credential para especificar as credenciais de usuário.

Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o SharePoint Online como administrador. Além disso, você precisará ter o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell instalado em seu sistema para executar esse comando.

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Como baixar arquivos do SharePoint com o Powershell

Caso precise realizar o donwload de algum arquivo (CSV. xlsx, zip, docx...) direto do SharePoint usando o PowerShell, você invocar o cmdlet Invoke-WebRequest.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso para baixar um arquivo CSV:

$url = "https://dicas-sharepoint-dicasquefunfa.com/docs/minhasenhadebanco.csv"
$destino= "C:\temp\minhasenhadebanco.csv"
Invoke-WebRequest -Uri $url -OutFile $destino

Nesse exemplo, você primeiro define a URL ($url) do arquivo CSV que você deseja baixar, e também define o caminho de destino ($destino) onde você deseja que o arquivo seja salvo. Em seguida, você usa o cmdlet Invoke-WebRequest para baixar o arquivo, passando a URL como parâmetro e usando a opção -OutFile para especificar o caminho de destino.

Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o arquivo no SharePoint. Nenhum comentário:

Explorando os Desafios e Vantagens do Windows 11

O Windows 11 é um sistema operacional da Microsoft que foi lançado em 2021. Desde então, tornou-se um dos sistemas operacionais mais populares do mundo, utilizado em computadores, laptops, tablets e outros dispositivos. O Windows 11 oferece uma série de novos recursos e melhorias em relação a versões anteriores do Windows, como a Cortana, a assistente virtual da Microsoft, o Microsoft Edge com mais recursos de segurança e integração com o Adobe e a integração com outros serviços da Microsoft, como o OneDrive, SharePoint.



Apesar de suas vantagens, o Windows 11 também apresenta alguns desafios para os usuários, como problemas de compatibilidade de software, questões de privacidade e atualizações do sistema que podem causar problemas. No entanto, a Microsoft tem trabalhado continuamente para corrigir esses problemas e melhorar a experiência do usuário.

Alguns dos problemas mais comuns que os usuários do Windows 11 enfrentam:

  1. Atualizações do sistema: Algumas atualizações do Windows 11 podem ser problemáticas, causando travamentos, lentidão ou mesmo erros no sistema.
  2. Compatibilidade de software: Alguns programas antigos podem não funcionar corretamente no Windows 11, especialmente se eles foram projetados para versões anteriores do sistema operacional.
  3. Problemas de privacidade: Algumas pessoas têm preocupações quanto à privacidade no Windows 11, já que o sistema envia dados para a Microsoft.
  4. Problemas de drivers: Alguns dispositivos podem ter problemas para funcionar corretamente no Windows 11 devido a problemas de drivers.
  5. Vírus e malware: O Windows 11, assim como outros sistemas operacionais, está suscetível a vírus e malware, e é importante manter o software de segurança atualizado e não utilizar a conta de Administrador.

Esses são apenas alguns dos problemas comuns que os usuários do Windows 11 enfrentam. No entanto, a maioria desses problemas pode ser resolvida com soluções simples, como atualizações de software ou instalação de drivers corretos.

Em geral, o Windows 11 é um sistema operacional robusto e versátil que oferece uma série de recursos avançados para usuários de todos os níveis de habilidade.


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using MySql.Data.MySqlClient Erro CS0246 O nome do tipo ou do namespace "MySql" não pode ser encontrado (está faltando uma diretiva using ou uma referência de assembly?)

Se você estiver tentando conectar com o MariaDB e estiver recebendo este erro, tudo indica que o pacote MySql.Data não está instalado no seu projeto. Para corrigir isso, você precisa instalá-lo usando o gerenciador de pacotes do Visual Studio. 

Para resolver isso, siga os seguintes passos:

  1. No Visual Studio, clique com o botão direito no nome do seu projeto na janela "Solution Explorer" e selecione "Manage NuGet Packages".

  2. Na janela "NuGet Package Manager", clique na aba "Browse" e pesquise por "MySql.Data".
  3. Selecione o pacote MySql.Data na lista de resultados e clique em "Install".
  4. Siga as instruções na tela para instalar o pacote.
Depois da instalação, lembre de verificar se você adicionou a seguinte diretiva using no início do seu  código:
using MySql.Data.MySqlClient;

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Como gravar uma unidade USB de inicialização com Windows 10 ou 11

Para criar uma unidade USB de inicialização do Windows 10, você precisará de:
  • Um computador com o Windows 10 já instalado.
  • Uma unidade USB vazia com pelo menos 8 GB de espaço livre.
  • O arquivo ISO do Windows 10.
Siga estas etapas:
  1. Insira a unidade USB vazia no computador.
  2. Baixe o arquivo ISO do Windows 10.
  3. Abra o aplicativo "Ferramentas de Criação de Média" (Media Creation Tool) no seu computador.
  4. Selecione "Criar unidade de inicialização com o Windows 10" e clique em "Próximo".
  5. Selecione a unidade USB vazia e clique em "Próximo".
  6. Selecione o arquivo ISO do Windows 10 e clique em "Próximo".
  7. Aguarde até que o processo de criação da unidade USB de inicialização seja concluído.
Depois disso, você pode usar a unidade USB para iniciar o Windows 10 em outro computador

Outra forma pelo CMD

Você pode criar uma unidade USB de inicialização do Windows 10 usando o prompt de comando (CMD) seguindo essas etapas:

  1. Insira a unidade USB vazia no computador.
  2. Abra o CMD como administrador (clique com o botão direito do mouse no ícone do CMD e selecione "Executar como administrador").
  3. Digite o comando "diskpart" e pressione Enter.
  4. Digite o comando "list disk" e pressione Enter. Isso mostrará uma lista de discos conectados ao seu computador.
  5. Selecione a unidade USB que você deseja usar como unidade de inicialização digitando o comando "select disk x", em que x é o número da unidade USB.
  6. Limpe a unidade USB digitando o comando "clean" e pressione Enter.
  7. Crie uma partição primária na unidade USB digitando o comando "create partition primary" e pressione Enter.
  8. Selecione a partição criada digitando o comando "select partition 1" e pressione Enter.
  9. Atribua a unidade letter digitando "assign letter=X" e pressione Enter, onde X é a letra da unidade USB
  10. Formate a unidade USB como NTFS digitando o comando "format fs=ntfs quick" e pressione Enter.
  11. Copie os arquivos do Windows 10 na unidade USB digitando o comando "xcopy <caminho da ISO> X:\ /e /f /h" e pressione Enter, onde <caminho da ISO> é o caminho do arquivo ISO do Windows 10 e X é a letra da unidade USB.
  12. Depois de copiar os arquivos, digite o comando "active" e pressione Enter para tornar a partição ativa.
  13. Digite o comando "exit" para sair do diskpart.
Depois disso, você pode usar a unidade USB para iniciar o Windows 10 em outro computador. Lembre-se de que esses comandos apagam todos os dados existentes na unidade USB, portanto, tenha cuidado ao selecionar a unidade USB.
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