quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023
Como desativar Adicionados recentemente do Menu Iniciar (Start Layout) no Windows?
O recurso Adicionados recentemente no Menu Iniciar (Start Layout) do Windows 10 é responsável por exibir uma lista dos arquivos mais recentes que foram abertos no seu sistema. Se você deseja desativar esse recurso, siga as instruções abaixo:- Abra o Editor do Registro do Windows. Você pode fazer isso pressionando as teclas "Win + R" no teclado e digitando "regedit" na caixa de diálogo "Executar".
- Navegue até a seguinte chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer
- Clique com o botão direito do mouse em "Explorer" e selecione "Novo" > "Valor DWORD (32 bits)".
- Nomeie o novo valor como "NoRecentDocsMenu".
- Clique duas vezes no valor "NoRecentDocsMenu" e defina o seu "Valor de Dados" como 1.
- Feche o Editor do Registro e reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor.
Após reiniciar o computador, o recurso Adicionados recentemente será desativado e a lista de arquivos recentes não será exibida mais no startlayout. Se você quiser reativar esse recurso, basta retornar ao Editor do Registro e excluir o valor "NoRecentDocsMenu" que você criou.
Você também pode desativar o Adicionados recentemente pelo CMD
Você pode desativar o recurso "Adicionados recentemente" do Menu Iniciar no Windows usando o prompt de comando (cmd) seguindo as instruções abaixo:- Pressione as teclas "Win + R" no teclado para abrir a caixa de diálogo "Executar".
- Digite "cmd" e pressione "Enter" para abrir o prompt de comando.
- Digite o seguinte comando e pressione "Enter" para criar a chave do registro necessária:
reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer" /v NoRecentDocsMenu /t REG_DWORD /d 1 /f
Agora é só reiniciar o computador para aplicar as alterações
Após reiniciar o computador, o recurso Adicionados recentemente será desativado e a lista de arquivos recentes não será exibida mais no startlayout. Se você quiser reativar esse recurso, basta executar o seguinte comando no prompt de comando:
reg delete "HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\Explorer" /v NoRecentDocsMenu /f
Isso excluirá a chave do registro que você criou e reativará o recurso "Adicionados recentemente" no startlayout. By Ricardo Oliveira às fevereiro 15, 2023 Nenhum comentário:

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
Como converter arquivo do Excel para CSV com PowerShell já com o encoding utf8
Aqui está um exemplo de script de PowerShell que pode ser usado para converter um arquivo do Excel em um arquivo CSV com codificação UTF-8:$ExcelFile = "Caminho/para/o/arquivo.xlsx"$CSVFile = "Caminho/para/o/arquivo.csv"$Excel = New-Object -ComObject Excel.Application$Workbook = $Excel.Workbooks.Open($ExcelFile)$Sheet = $Workbook.Sheets.Item(1)$Sheet.SaveAs($CSVFile, 6)$Excel.Quit()Remove-Variable ExcelRemove-Variable WorkbookGet-Content $CSVFile | Set-Content $CSVFile -Encoding UTF8

Como conectar com SharePoint com o Powershell
Você pode conectar-se ao SharePoint Online usando o PowerShell com o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell. Aqui está um exemplo de como você pode fazê-lo:- Instale o Microsoft SharePoint Online Management Shell: você pode fazer isso baixando e instalando o módulo a partir do site da Microsoft.
- Abra o PowerShell com privilégios de administrador.
- Conecte-se ao SharePoint Online:
$username = "seu_usuário@Seu_tenant.onmicrosoft.com"
$password = ConvertTo-SecureString "SuaSenha" -AsPlainText -Force
$cred = New-Object System.Management.Automation.PSCredential($username, $password)
Connect-SPOService -Url https://seu-tenant-admin.sharepoint.com -Credential $cred
Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o SharePoint Online como administrador. Além disso, você precisará ter o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell instalado em seu sistema para executar esse comando.

Como baixar arquivos do SharePoint com o Powershell
Caso precise realizar o donwload de algum arquivo (CSV. xlsx, zip, docx...) direto do SharePoint usando o PowerShell, você invocar o cmdlet Invoke-WebRequest.$url = "https://dicas-sharepoint-dicasquefunfa.com/docs/minhasenhadebanco.csv"$destino= "C:\temp\minhasenhadebanco.csv"Invoke-WebRequest -Uri $url -OutFile $destino
Nesse exemplo, você primeiro define a URL ($url) do arquivo CSV que você deseja baixar, e também define o caminho de destino ($destino) onde você deseja que o arquivo seja salvo. Em seguida, você usa o cmdlet Invoke-WebRequest para baixar o arquivo, passando a URL como parâmetro e usando a opção -OutFile para especificar o caminho de destino.
Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o arquivo no SharePoint. By Ricardo Oliveira às fevereiro 14, 2023 Nenhum comentário:

domingo, 12 de fevereiro de 2023
Explorando os Desafios e Vantagens do Windows 11
O Windows 11 é um sistema operacional da Microsoft que foi lançado em 2021. Desde então, tornou-se um dos sistemas operacionais mais populares do mundo, utilizado em computadores, laptops, tablets e outros dispositivos. O Windows 11 oferece uma série de novos recursos e melhorias em relação a versões anteriores do Windows, como a Cortana, a assistente virtual da Microsoft, o Microsoft Edge com mais recursos de segurança e integração com o Adobe e a integração com outros serviços da Microsoft, como o OneDrive, SharePoint.
Apesar de suas vantagens, o Windows 11 também apresenta alguns desafios para os usuários, como problemas de compatibilidade de software, questões de privacidade e atualizações do sistema que podem causar problemas. No entanto, a Microsoft tem trabalhado continuamente para corrigir esses problemas e melhorar a experiência do usuário.
Alguns dos problemas mais comuns que os usuários do Windows 11 enfrentam:
- Atualizações do sistema: Algumas atualizações do Windows 11 podem ser problemáticas, causando travamentos, lentidão ou mesmo erros no sistema.
- Compatibilidade de software: Alguns programas antigos podem não funcionar corretamente no Windows 11, especialmente se eles foram projetados para versões anteriores do sistema operacional.
- Problemas de privacidade: Algumas pessoas têm preocupações quanto à privacidade no Windows 11, já que o sistema envia dados para a Microsoft.
- Problemas de drivers: Alguns dispositivos podem ter problemas para funcionar corretamente no Windows 11 devido a problemas de drivers.
- Vírus e malware: O Windows 11, assim como outros sistemas operacionais, está suscetível a vírus e malware, e é importante manter o software de segurança atualizado e não utilizar a conta de Administrador.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023
using MySql.Data.MySqlClient Erro CS0246 O nome do tipo ou do namespace "MySql" não pode ser encontrado (está faltando uma diretiva using ou uma referência de assembly?)
Se você estiver tentando conectar com o MariaDB e estiver recebendo este erro, tudo indica que o pacote MySql.Data não está instalado no seu projeto. Para corrigir isso, você precisa instalá-lo usando o gerenciador de pacotes do Visual Studio.- No Visual Studio, clique com o botão direito no nome do seu projeto na janela "Solution Explorer" e selecione "Manage NuGet Packages".
- Na janela "NuGet Package Manager", clique na aba "Browse" e pesquise por "MySql.Data".
- Selecione o pacote MySql.Data na lista de resultados e clique em "Install".
- Siga as instruções na tela para instalar o pacote.
using MySql.Data.MySqlClient;

sábado, 28 de janeiro de 2023
Como gravar uma unidade USB de inicialização com Windows 10 ou 11
Para criar uma unidade USB de inicialização do Windows 10, você precisará de:- Um computador com o Windows 10 já instalado.
- Uma unidade USB vazia com pelo menos 8 GB de espaço livre.
- O arquivo ISO do Windows 10.
- Insira a unidade USB vazia no computador.
- Baixe o arquivo ISO do Windows 10.
- Abra o aplicativo "Ferramentas de Criação de Média" (Media Creation Tool) no seu computador.
- Selecione "Criar unidade de inicialização com o Windows 10" e clique em "Próximo".
- Selecione a unidade USB vazia e clique em "Próximo".
- Selecione o arquivo ISO do Windows 10 e clique em "Próximo".
- Aguarde até que o processo de criação da unidade USB de inicialização seja concluído.
- Insira a unidade USB vazia no computador.
- Abra o CMD como administrador (clique com o botão direito do mouse no ícone do CMD e selecione "Executar como administrador").
- Digite o comando "diskpart" e pressione Enter.
- Digite o comando "list disk" e pressione Enter. Isso mostrará uma lista de discos conectados ao seu computador.
- Selecione a unidade USB que você deseja usar como unidade de inicialização digitando o comando "select disk x", em que x é o número da unidade USB.
- Limpe a unidade USB digitando o comando "clean" e pressione Enter.
- Crie uma partição primária na unidade USB digitando o comando "create partition primary" e pressione Enter.
- Selecione a partição criada digitando o comando "select partition 1" e pressione Enter.
- Atribua a unidade letter digitando "assign letter=X" e pressione Enter, onde X é a letra da unidade USB
- Formate a unidade USB como NTFS digitando o comando "format fs=ntfs quick" e pressione Enter.
- Copie os arquivos do Windows 10 na unidade USB digitando o comando "xcopy <caminho da ISO> X:\ /e /f /h" e pressione Enter, onde <caminho da ISO> é o caminho do arquivo ISO do Windows 10 e X é a letra da unidade USB.
- Depois de copiar os arquivos, digite o comando "active" e pressione Enter para tornar a partição ativa.
- Digite o comando "exit" para sair do diskpart.
