terça-feira, 14 de fevereiro de 2023
Como converter arquivo do Excel para CSV com PowerShell já com o encoding utf8
Aqui está um exemplo de script de PowerShell que pode ser usado para converter um arquivo do Excel em um arquivo CSV com codificação UTF-8:$ExcelFile = "Caminho/para/o/arquivo.xlsx"$CSVFile = "Caminho/para/o/arquivo.csv"$Excel = New-Object -ComObject Excel.Application$Workbook = $Excel.Workbooks.Open($ExcelFile)$Sheet = $Workbook.Sheets.Item(1)$Sheet.SaveAs($CSVFile, 6)$Excel.Quit()Remove-Variable ExcelRemove-Variable WorkbookGet-Content $CSVFile | Set-Content $CSVFile -Encoding UTF8

Como conectar com SharePoint com o Powershell
Você pode conectar-se ao SharePoint Online usando o PowerShell com o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell. Aqui está um exemplo de como você pode fazê-lo:- Instale o Microsoft SharePoint Online Management Shell: você pode fazer isso baixando e instalando o módulo a partir do site da Microsoft.
- Abra o PowerShell com privilégios de administrador.
- Conecte-se ao SharePoint Online:
$username = "seu_usuário@Seu_tenant.onmicrosoft.com"
$password = ConvertTo-SecureString "SuaSenha" -AsPlainText -Force
$cred = New-Object System.Management.Automation.PSCredential($username, $password)
Connect-SPOService -Url https://seu-tenant-admin.sharepoint.com -Credential $cred
Nesse exemplo, você primeiro define suas credenciais de usuário e senha, criando uma variável $cred para armazená-las. Em seguida, você usa o cmdlet Connect-SPOService para conectar-se ao SharePoint Online, passando a URL do administrador do SharePoint Online como parâmetro e usando a opção -Credential para especificar as credenciais de usuário.
By
Ricardo Oliveira
às
fevereiro 14, 2023
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Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o SharePoint Online como administrador. Além disso, você precisará ter o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell instalado em seu sistema para executar esse comando.

Como baixar arquivos do SharePoint com o Powershell
Caso precise realizar o donwload de algum arquivo (CSV. xlsx, zip, docx...) direto do SharePoint usando o PowerShell, você invocar o cmdlet Invoke-WebRequest.$url = "https://dicas-sharepoint-dicasquefunfa.com/docs/minhasenhadebanco.csv"$destino= "C:\temp\minhasenhadebanco.csv"Invoke-WebRequest -Uri $url -OutFile $destino
Nesse exemplo, você primeiro define a URL ($url) do arquivo CSV que você deseja baixar, e também define o caminho de destino ($destino) onde você deseja que o arquivo seja salvo. Em seguida, você usa o cmdlet Invoke-WebRequest para baixar o arquivo, passando a URL como parâmetro e usando a opção -OutFile para especificar o caminho de destino.
Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o arquivo no SharePoint. By Ricardo Oliveira às fevereiro 14, 2023 Nenhum comentário:

domingo, 12 de fevereiro de 2023
Explorando os Desafios e Vantagens do Windows 11
O Windows 11 é um sistema operacional da Microsoft que foi lançado em 2021. Desde então, tornou-se um dos sistemas operacionais mais populares do mundo, utilizado em computadores, laptops, tablets e outros dispositivos. O Windows 11 oferece uma série de novos recursos e melhorias em relação a versões anteriores do Windows, como a Cortana, a assistente virtual da Microsoft, o Microsoft Edge com mais recursos de segurança e integração com o Adobe e a integração com outros serviços da Microsoft, como o OneDrive, SharePoint.
Apesar de suas vantagens, o Windows 11 também apresenta alguns desafios para os usuários, como problemas de compatibilidade de software, questões de privacidade e atualizações do sistema que podem causar problemas. No entanto, a Microsoft tem trabalhado continuamente para corrigir esses problemas e melhorar a experiência do usuário.
Alguns dos problemas mais comuns que os usuários do Windows 11 enfrentam:
- Atualizações do sistema: Algumas atualizações do Windows 11 podem ser problemáticas, causando travamentos, lentidão ou mesmo erros no sistema.
- Compatibilidade de software: Alguns programas antigos podem não funcionar corretamente no Windows 11, especialmente se eles foram projetados para versões anteriores do sistema operacional.
- Problemas de privacidade: Algumas pessoas têm preocupações quanto à privacidade no Windows 11, já que o sistema envia dados para a Microsoft.
- Problemas de drivers: Alguns dispositivos podem ter problemas para funcionar corretamente no Windows 11 devido a problemas de drivers.
- Vírus e malware: O Windows 11, assim como outros sistemas operacionais, está suscetível a vírus e malware, e é importante manter o software de segurança atualizado e não utilizar a conta de Administrador.
Esses são apenas alguns dos problemas comuns que os usuários do Windows 11 enfrentam. No entanto, a maioria desses problemas pode ser resolvida com soluções simples, como atualizações de software ou instalação de drivers corretos.
Em geral, o Windows 11 é um sistema operacional robusto e versátil que oferece uma série de recursos avançados para usuários de todos os níveis de habilidade.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023
using MySql.Data.MySqlClient Erro CS0246 O nome do tipo ou do namespace "MySql" não pode ser encontrado (está faltando uma diretiva using ou uma referência de assembly?)
Se você estiver tentando conectar com o MariaDB e estiver recebendo este erro, tudo indica que o pacote MySql.Data não está instalado no seu projeto. Para corrigir isso, você precisa instalá-lo usando o gerenciador de pacotes do Visual Studio.Para resolver isso, siga os seguintes passos:
- No Visual Studio, clique com o botão direito no nome do seu projeto na janela "Solution Explorer" e selecione "Manage NuGet Packages".
- Na janela "NuGet Package Manager", clique na aba "Browse" e pesquise por "MySql.Data".
- Selecione o pacote MySql.Data na lista de resultados e clique em "Install".
- Siga as instruções na tela para instalar o pacote.
using MySql.Data.MySqlClient;

sábado, 28 de janeiro de 2023
Como gravar uma unidade USB de inicialização com Windows 10 ou 11
Para criar uma unidade USB de inicialização do Windows 10, você precisará de:- Um computador com o Windows 10 já instalado.
- Uma unidade USB vazia com pelo menos 8 GB de espaço livre.
- O arquivo ISO do Windows 10.
- Insira a unidade USB vazia no computador.
- Baixe o arquivo ISO do Windows 10.
- Abra o aplicativo "Ferramentas de Criação de Média" (Media Creation Tool) no seu computador.
- Selecione "Criar unidade de inicialização com o Windows 10" e clique em "Próximo".
- Selecione a unidade USB vazia e clique em "Próximo".
- Selecione o arquivo ISO do Windows 10 e clique em "Próximo".
- Aguarde até que o processo de criação da unidade USB de inicialização seja concluído.
Outra forma pelo CMD
Você pode criar uma unidade USB de inicialização do Windows 10 usando o prompt de comando (CMD) seguindo essas etapas:
- Insira a unidade USB vazia no computador.
- Abra o CMD como administrador (clique com o botão direito do mouse no ícone do CMD e selecione "Executar como administrador").
- Digite o comando "diskpart" e pressione Enter.
- Digite o comando "list disk" e pressione Enter. Isso mostrará uma lista de discos conectados ao seu computador.
- Selecione a unidade USB que você deseja usar como unidade de inicialização digitando o comando "select disk x", em que x é o número da unidade USB.
- Limpe a unidade USB digitando o comando "clean" e pressione Enter.
- Crie uma partição primária na unidade USB digitando o comando "create partition primary" e pressione Enter.
- Selecione a partição criada digitando o comando "select partition 1" e pressione Enter.
- Atribua a unidade letter digitando "assign letter=X" e pressione Enter, onde X é a letra da unidade USB
- Formate a unidade USB como NTFS digitando o comando "format fs=ntfs quick" e pressione Enter.
- Copie os arquivos do Windows 10 na unidade USB digitando o comando "xcopy <caminho da ISO> X:\ /e /f /h" e pressione Enter, onde <caminho da ISO> é o caminho do arquivo ISO do Windows 10 e X é a letra da unidade USB.
- Depois de copiar os arquivos, digite o comando "active" e pressione Enter para tornar a partição ativa.
- Digite o comando "exit" para sair do diskpart.

Como navegar na web pelo prompt de comandos?
Existem algumas maneiras de navegar na web pelo prompt de comandos em um computador Windows ou Linux. Uma das maneiras é usando o programa cURL, que é um utilitário de linha de comando para transferir dados usando vários protocolos. Você pode usar o cURL para fazer uma solicitação HTTP e exibir o conteúdo da página na tela.Aqui está um exemplo de como fazer isso:
Outra maneira é usando o wget é outro utilitário de linha de comando para baixar arquivos da internet. O comando abaixo, por exemplo, baixaria a página da web especificada no argumento e salvá-lo em um arquivo local.
Há também o lynx um navegador baseado em texto que roda no terminal, ele é capaz de carregar páginas web e permitir a navegação pelos links delas. Ele é disponível para Windows, Linux e MacOS, e pode ser instalado através de pacotes de distribuição.
Cada uma dessas opções tem suas próprias funcionalidades e limitações, então é importante avaliar qual delas é a mais adequada para as suas necessidades.
By
Ricardo Oliveira
às
janeiro 28, 2023
Nenhum comentário:
curl https://www.example.com
wget https://www.example.com
lynx https://www.example.com

Descubra facilmente o SID de um usuário local no Windows usando o PowerShell
Para obter o SID (identificador único de segurança) de um usuário local em um computador executando o Windows usando o PowerShell, você pode usar o cmdlet Get-WmiObject e especificar o Win32_UserAccount classe. Aqui está um exemplo de como fazer isso:$user = "Nome do usuário local"
$sid = (Get-WmiObject -Class Win32_UserAccount -Filter "Name='$user'").SID Write-Output $sid

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
Como configurar o IP usando o prompt de comando (CMD) no Windows
Você sabia que é possível configurar o endereço IP do seu computador usando o prompt de comando (CMD) no Windows?
Muitos usuários, e até mesmo técnicos, podem não saber que é possível realizar configurações no Windows usando o prompt de comando (CMD). Esse é uma ferramenta poderosa que permite aos usuários realizar várias tarefas de administração de sistema e configuração de rede, incluindo configurar endereços IP, gerenciar contas de usuário, configurar serviços do sistema e muito mais.
Aqui estão os passos para configurar o endereço IP:
- Abra o prompt de comando como administrador pressionando as teclas Windows + X e selecionando "Prompt de Comando (Administrador)".
- Digite o seguinte comando e pressione Enter: "ipconfig" (sem as aspas). Isso exibirá as configurações de rede atuais do seu computador, incluindo o endereço IP atual.
- Para configurar um endereço IP estático, digite o seguinte comando :
Sem as aspas, substituindo [Nome da Interface] pelo nome da interface de rede que você deseja configurar (geralmente é "Ethernet" ou "Wi-Fi"), [Endereço IP] pelo endereço IP que você deseja configurar, [Máscara de Sub-rede] pela máscara de sub-rede e [Gateway Padrão] pelo endereço de gateway padrão.
Dependendo da sua configuração de rede, pode ser necessário reiniciar o computador para que as alterações surtam efeito.
Exemplo:
Para configurar um endereço IP DHCP, digite o seguinte comando e pressione Enter:
"netsh interface ip set address name="[Nome da interface]" source=dhcp"
Sem as aspas, substituindo [Nome da interface] pelo nome da interface de rede que você deseja configurar.
Para confirmar a configuração, digite o comando "ipconfig" novamente e verifique se as configurações foram atualizadas.
Dependendo da sua configuração de rede, pode ser necessário reiniciar o computador para que as alterações surtam efeito.

Como criar usuário pelo CMD no Windows?
Você pode criar contas de usuários através do prompt de comando usando o comando net user. Essa é uma ferramenta muito útil para gerenciar contas de usuário no Windows, e é possível usá-lo para criar, modificar e excluir contas de usuário, além de gerenciar as configurações de senha e outras configurações relacionadas.Vide o os passos para criar uma nova conta de usuário:
- Abra o prompt de comando como administrador pressionando as teclas Windows + X e selecionando "Prompt de Comando (Administrador)".
- Digite o seguinte comando e pressione Enter: "net user [username] [password] /add" (sem as aspas), substituindo [username] pelo nome da conta de usuário que você deseja criar e [password] pela senha da conta de usuário.
- Se você deseja criar uma conta de administrador, digite o seguinte comando e pressione Enter: "net localgroup Administrators [username] /add" (sem as aspas), substituindo [username] pelo nome da conta de usuário que você deseja adicionar ao grupo de administradores.
- Se você deseja adicionar uma descrição para a conta de usuário, digite o seguinte comando e pressione Enter: "net user [username] /comment:"[description]"" (sem as aspas), substituindo [username] pelo nome da conta de usuário e [description] pela descrição desejada.
- Para verificar se a conta de usuário foi criada corretamente, você pode usar o comando "net user" e verificar se o nome da conta de usuário aparece na lista de contas de usuário.
Exemplo de uso para criar o usuário UsuarioTeste com a senha 1234:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023
Tela Azul-BSOD Como procurar pelo erro no arquivo de DUMP
Um arquivo DUMP é um arquivo que contém uma cópia da memória de um computador no momento de um travamento ou erro de tela azul (BSOD). Você pode usar o arquivo DUMP para diagnosticar e solucionar a causa raíz do BSOD.Para analisar um arquivo DUMP, você pode usar a Ferramenta de Depuração do Windows (WinDbg). Aqui estão os passos gerais para usar o WinDbg para analisar um arquivo DUMP:
- Faça o download e instale a Ferramenta de Depuração do Windows (WinDbg) no site da Microsoft.
- Abra o WinDbg e selecione "Arquivo" > "Abrir Travamento" e navegue até o local do arquivo DUMP.
- Uma vez que o arquivo DUMP é carregado, você pode usar o comando "!analyze -v" para analisar o arquivo e exibir informações detalhadas sobre a causa do BSOD.
- A saída do comando "!analyze -v" incluirá um resumo do erro BSOD, bem como informações sobre o arquivo de dump e o estado do sistema no momento do travamento.
- A saída também inclui a trajetória da pilha, que mostra a sequência de chamadas de função que levaram ao travamento, e a pilha de chamadas, que mostra o estado atual do sistema no momento do travamento.
- Você também pode usar outros comandos no WinDbg para exibir informações mais detalhadas sobre o travamento, como o estado da memória e o conteúdo de registradores específicos.
- Uma vez que você tenha identificado a causa do BSOD, você pode tomar medidas para resolver o problema.

Como mudar a unidade de inicialização de HDD para SSD?
Mudar a unidade de inicialização de um disco rígido (HDD) para um disco de estado sólido (SSD) é um processo simples, mas requer alguns passos cuidadosos para garantir que o sistema operacional e os dados sejam transferidos corretamente. Aqui estão os passos gerais para mudar a unidade de inicialização de um HDD para um SSD:- Faça backup de todos os seus dados importantes. Isso inclui arquivos pessoais, fotos, músicas, vídeos, etc.
- Conecte o SSD ao seu computador através de um cabo SATA e alimentação.
- Use um software de clone de disco, como o EaseUS Todo Backup Free, AOMEI Backupper Standard, Macrium Reflect Free, entre outros, para clonar o conteúdo do HDD para o SSD. Certifique-se de selecionar o SSD como o destino da cópia e inclua as partições de sistema e recuperação.
- Desligue o computador e retire o HDD.
- Inicie o computador usando o SSD como unidade de inicialização.
- Certifique-se de que o sistema operacional e os programas instalados funcionem corretamente no SSD.
- Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode descartar ou vender o HDD antigo.
Outra alternativa utilizando o DISM
Uma outra alternativa para mudar a unidade de inicialização de um HDD para um SSD é usar o comando "dism" (Deployment Image Servicing and Management) no prompt de comando do Windows. Aqui estão os passos gerais para mudar a unidade de inicialização de um HDD para um SSD usando o dism:
Atenção!
- Faça backup de todos os seus dados importantes. Isso inclui arquivos pessoais, fotos, músicas, vídeos, etc.
- Conecte o SSD ao seu computador através de um cabo SATA e alimentação.
- Inicie o Windows no modo de segurança.
- Abra o prompt de comando com privilégios de administrador.
- Digite o comando "dism /apply-image /imagefile:C:\install.wim /index:1 /applydir:G:" e pressione Enter. (Onde "C:\install.wim" é o caminho do arquivo WIM do seu sistema operacional e "G:" é a letra da unidade do seu SSD)
- Aguarde o processo de aplicação da imagem terminar.
- Desligue o computador e retire o HDD.
- Inicie o computador usando o SSD como unidade de inicialização.
- Certifique-se de que o sistema operacional e os programas instalados funcionem corretamente no SSD.
- Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode desconectar o HDD antigo.
Tenha em mente que esse processo requer mais conhecimento técnico e é recomendável ter uma imagem do sistema antes de prosseguir. Além disso, o processo pode variar dependendo do seu sistema operacional e do fabricante do seu computador.
By
Ricardo Oliveira
às
janeiro 26, 2023
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