Como converter arquivo do Excel para CSV com PowerShell já com o encoding utf8

Aqui está um exemplo de script de PowerShell que pode ser usado para converter um arquivo do Excel em um arquivo CSV com codificação UTF-8:

$ExcelFile = "Caminho/para/o/arquivo.xlsx"
$CSVFile = "Caminho/para/o/arquivo.csv"

$Excel = New-Object -ComObject Excel.Application
$Workbook = $Excel.Workbooks.Open($ExcelFile)
$Sheet = $Workbook.Sheets.Item(1)
$Sheet.SaveAs($CSVFile, 6)
$Excel.Quit()

Remove-Variable Excel
Remove-Variable Workbook

Get-Content $CSVFile | Set-Content $CSVFile -Encoding UTF8
Neste exemplo, primeiro é aberto o arquivo do Excel usando o objeto Excel.Application e o método Open(). Em seguida, o primeiro plano da pasta de trabalho é selecionado usando o método Item(). O método SaveAs() é então usado para salvar o planilha como um arquivo CSV. Finalmente, o arquivo CSV é aberto usando o cmdlet Get-Content e o codificação é alterada para UTF-8 usando o cmdlet Set-Content Nenhum comentário:

Como conectar com SharePoint com o Powershell

Você pode conectar-se ao SharePoint Online usando o PowerShell com o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell. Aqui está um exemplo de como você pode fazê-lo:

  1. Instale o Microsoft SharePoint Online Management Shell: você pode fazer isso baixando e instalando o módulo a partir do site da Microsoft.
  2. Abra o PowerShell com privilégios de administrador.
  3. Conecte-se ao SharePoint Online:
$username = "seu_usuário@Seu_tenant.onmicrosoft.com"
$password = ConvertTo-SecureString "SuaSenha" -AsPlainText -Force
$cred = New-Object System.Management.Automation.PSCredential($username, $password)
Connect-SPOService -Url https://seu-tenant-admin.sharepoint.com -Credential $cred
Nesse exemplo, você primeiro define suas credenciais de usuário e senha, criando uma variável $cred para armazená-las. Em seguida, você usa o cmdlet Connect-SPOService para conectar-se ao SharePoint Online, passando a URL do administrador do SharePoint Online como parâmetro e usando a opção -Credential para especificar as credenciais de usuário.

Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o SharePoint Online como administrador. Além disso, você precisará ter o módulo do Microsoft SharePoint Online Management Shell instalado em seu sistema para executar esse comando.

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Como baixar arquivos do SharePoint com o Powershell

Caso precise realizar o donwload de algum arquivo (CSV. xlsx, zip, docx...) direto do SharePoint usando o PowerShell, você invocar o cmdlet Invoke-WebRequest.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso para baixar um arquivo CSV:

$url = "https://dicas-sharepoint-dicasquefunfa.com/docs/minhasenhadebanco.csv"
$destino= "C:\temp\minhasenhadebanco.csv"
Invoke-WebRequest -Uri $url -OutFile $destino

Nesse exemplo, você primeiro define a URL ($url) do arquivo CSV que você deseja baixar, e também define o caminho de destino ($destino) onde você deseja que o arquivo seja salvo. Em seguida, você usa o cmdlet Invoke-WebRequest para baixar o arquivo, passando a URL como parâmetro e usando a opção -OutFile para especificar o caminho de destino.

Lembrando que você precisará ter as permissões adequadas para acessar o arquivo no SharePoint. Nenhum comentário:

Explorando os Desafios e Vantagens do Windows 11

O Windows 11 é um sistema operacional da Microsoft que foi lançado em 2021. Desde então, tornou-se um dos sistemas operacionais mais populares do mundo, utilizado em computadores, laptops, tablets e outros dispositivos. O Windows 11 oferece uma série de novos recursos e melhorias em relação a versões anteriores do Windows, como a Cortana, a assistente virtual da Microsoft, o Microsoft Edge com mais recursos de segurança e integração com o Adobe e a integração com outros serviços da Microsoft, como o OneDrive, SharePoint.



Apesar de suas vantagens, o Windows 11 também apresenta alguns desafios para os usuários, como problemas de compatibilidade de software, questões de privacidade e atualizações do sistema que podem causar problemas. No entanto, a Microsoft tem trabalhado continuamente para corrigir esses problemas e melhorar a experiência do usuário.

Alguns dos problemas mais comuns que os usuários do Windows 11 enfrentam:

  1. Atualizações do sistema: Algumas atualizações do Windows 11 podem ser problemáticas, causando travamentos, lentidão ou mesmo erros no sistema.
  2. Compatibilidade de software: Alguns programas antigos podem não funcionar corretamente no Windows 11, especialmente se eles foram projetados para versões anteriores do sistema operacional.
  3. Problemas de privacidade: Algumas pessoas têm preocupações quanto à privacidade no Windows 11, já que o sistema envia dados para a Microsoft.
  4. Problemas de drivers: Alguns dispositivos podem ter problemas para funcionar corretamente no Windows 11 devido a problemas de drivers.
  5. Vírus e malware: O Windows 11, assim como outros sistemas operacionais, está suscetível a vírus e malware, e é importante manter o software de segurança atualizado e não utilizar a conta de Administrador.

Esses são apenas alguns dos problemas comuns que os usuários do Windows 11 enfrentam. No entanto, a maioria desses problemas pode ser resolvida com soluções simples, como atualizações de software ou instalação de drivers corretos.

Em geral, o Windows 11 é um sistema operacional robusto e versátil que oferece uma série de recursos avançados para usuários de todos os níveis de habilidade.


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using MySql.Data.MySqlClient Erro CS0246 O nome do tipo ou do namespace "MySql" não pode ser encontrado (está faltando uma diretiva using ou uma referência de assembly?)

Se você estiver tentando conectar com o MariaDB e estiver recebendo este erro, tudo indica que o pacote MySql.Data não está instalado no seu projeto. Para corrigir isso, você precisa instalá-lo usando o gerenciador de pacotes do Visual Studio. 

Para resolver isso, siga os seguintes passos:

  1. No Visual Studio, clique com o botão direito no nome do seu projeto na janela "Solution Explorer" e selecione "Manage NuGet Packages".

  2. Na janela "NuGet Package Manager", clique na aba "Browse" e pesquise por "MySql.Data".
  3. Selecione o pacote MySql.Data na lista de resultados e clique em "Install".
  4. Siga as instruções na tela para instalar o pacote.
Depois da instalação, lembre de verificar se você adicionou a seguinte diretiva using no início do seu  código:
using MySql.Data.MySqlClient;

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Como gravar uma unidade USB de inicialização com Windows 10 ou 11

Para criar uma unidade USB de inicialização do Windows 10, você precisará de:
  • Um computador com o Windows 10 já instalado.
  • Uma unidade USB vazia com pelo menos 8 GB de espaço livre.
  • O arquivo ISO do Windows 10.
Siga estas etapas:
  1. Insira a unidade USB vazia no computador.
  2. Baixe o arquivo ISO do Windows 10.
  3. Abra o aplicativo "Ferramentas de Criação de Média" (Media Creation Tool) no seu computador.
  4. Selecione "Criar unidade de inicialização com o Windows 10" e clique em "Próximo".
  5. Selecione a unidade USB vazia e clique em "Próximo".
  6. Selecione o arquivo ISO do Windows 10 e clique em "Próximo".
  7. Aguarde até que o processo de criação da unidade USB de inicialização seja concluído.
Depois disso, você pode usar a unidade USB para iniciar o Windows 10 em outro computador

Outra forma pelo CMD

Você pode criar uma unidade USB de inicialização do Windows 10 usando o prompt de comando (CMD) seguindo essas etapas:

  1. Insira a unidade USB vazia no computador.
  2. Abra o CMD como administrador (clique com o botão direito do mouse no ícone do CMD e selecione "Executar como administrador").
  3. Digite o comando "diskpart" e pressione Enter.
  4. Digite o comando "list disk" e pressione Enter. Isso mostrará uma lista de discos conectados ao seu computador.
  5. Selecione a unidade USB que você deseja usar como unidade de inicialização digitando o comando "select disk x", em que x é o número da unidade USB.
  6. Limpe a unidade USB digitando o comando "clean" e pressione Enter.
  7. Crie uma partição primária na unidade USB digitando o comando "create partition primary" e pressione Enter.
  8. Selecione a partição criada digitando o comando "select partition 1" e pressione Enter.
  9. Atribua a unidade letter digitando "assign letter=X" e pressione Enter, onde X é a letra da unidade USB
  10. Formate a unidade USB como NTFS digitando o comando "format fs=ntfs quick" e pressione Enter.
  11. Copie os arquivos do Windows 10 na unidade USB digitando o comando "xcopy <caminho da ISO> X:\ /e /f /h" e pressione Enter, onde <caminho da ISO> é o caminho do arquivo ISO do Windows 10 e X é a letra da unidade USB.
  12. Depois de copiar os arquivos, digite o comando "active" e pressione Enter para tornar a partição ativa.
  13. Digite o comando "exit" para sair do diskpart.
Depois disso, você pode usar a unidade USB para iniciar o Windows 10 em outro computador. Lembre-se de que esses comandos apagam todos os dados existentes na unidade USB, portanto, tenha cuidado ao selecionar a unidade USB.
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Como navegar na web pelo prompt de comandos?

Existem algumas maneiras de navegar na web pelo prompt de comandos em um computador Windows ou Linux. Uma das maneiras é usando o programa cURL, que é um utilitário de linha de comando para transferir dados usando vários protocolos. Você pode usar o cURL para fazer uma solicitação HTTP e exibir o conteúdo da página na tela. 

Aqui está um exemplo de como fazer isso:

curl https://www.example.com

Outra maneira é usando o wget é outro utilitário de linha de comando para baixar arquivos da internet. O comando abaixo, por exemplo, baixaria a página da web especificada no argumento e salvá-lo em um arquivo local.

wget https://www.example.com

Há também o lynx um navegador baseado em texto que roda no terminal, ele é capaz de carregar páginas web e permitir a navegação pelos links delas. Ele é disponível para Windows, Linux e MacOS, e pode ser instalado através de pacotes de distribuição.

lynx https://www.example.com

Cada uma dessas opções tem suas próprias funcionalidades e limitações, então é importante avaliar qual delas é a mais adequada para as suas necessidades.
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Descubra facilmente o SID de um usuário local no Windows usando o PowerShell

Para obter o SID (identificador único de segurança) de um usuário local em um computador executando o Windows usando o PowerShell, você pode usar o cmdlet Get-WmiObject e especificar o Win32_UserAccount classe. Aqui está um exemplo de como fazer isso:

$user = "Nome do usuário local" 
$sid = (Get-WmiObject -Class Win32_UserAccount -Filter "Name='$user'").SID 
Write-Output $sid

No exemplo acima, você deve substituir "Nome do usuário local" pelo nome do usuário local cujo SID você deseja obter. O cmdlet Write-Output é usado para exibir o SID na tela.



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Como configurar o IP usando o prompt de comando (CMD) no Windows

Você sabia que é possível configurar o endereço IP do seu computador usando o prompt de comando (CMD) no Windows?

Muitos usuários, e até mesmo técnicos, podem não saber que é possível realizar configurações no Windows usando o prompt de comando (CMD). Esse é uma ferramenta poderosa que permite aos usuários realizar várias tarefas de administração de sistema e configuração de rede, incluindo configurar endereços IP, gerenciar contas de usuário, configurar serviços do sistema e muito mais. 

Aqui estão os passos para configurar o endereço IP:
  1. Abra o prompt de comando como administrador pressionando as teclas Windows + X e selecionando "Prompt de Comando (Administrador)".
  2. Digite o seguinte comando e pressione Enter: "ipconfig" (sem as aspas). Isso exibirá as configurações de rede atuais do seu computador, incluindo o endereço IP atual.
  3. Para configurar um endereço IP estático, digite o seguinte comando : 
"netsh interface ip set address name="[Nome da Interface]" static [Endereço IP] [Máscara de Sub-rede] [Gateway Padrão]

Sem as aspas, substituindo [Nome da Interface] pelo nome da interface de rede que você deseja configurar (geralmente é "Ethernet" ou "Wi-Fi"), [Endereço IP] pelo endereço IP que você deseja configurar, [Máscara de Sub-rede] pela máscara de sub-rede e [Gateway Padrão] pelo endereço de gateway padrão.

Exemplo:


Para configurar um endereço IP DHCP, digite o seguinte comando e pressione Enter: 
"netsh interface ip set address name="[Nome da interface]" source=dhcp
Sem as aspas, substituindo [Nome da interface] pelo nome da interface de rede que você deseja configurar.

Para confirmar a configuração, digite o comando "ipconfig" novamente e verifique se as configurações foram atualizadas.

Dependendo da sua configuração de rede, pode ser necessário reiniciar o computador para que as alterações surtam efeito.
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Como criar usuário pelo CMD no Windows?

Você pode criar contas de usuários através do prompt de comando usando o comando net user. Essa é uma ferramenta muito útil para gerenciar contas de usuário no Windows, e é possível usá-lo para criar, modificar e excluir contas de usuário, além de gerenciar as configurações de senha e outras configurações relacionadas.

Vide o os passos para criar uma nova conta de usuário:

  1. Abra o prompt de comando como administrador pressionando as teclas Windows + X e selecionando "Prompt de Comando (Administrador)".
  2. Digite o seguinte comando e pressione Enter: "net user [username] [password] /add" (sem as aspas), substituindo [username] pelo nome da conta de usuário que você deseja criar e [password] pela senha da conta de usuário.
  3. Se você deseja criar uma conta de administrador, digite o seguinte comando e pressione Enter: "net localgroup Administrators [username] /add" (sem as aspas), substituindo [username] pelo nome da conta de usuário que você deseja adicionar ao grupo de administradores.
  4. Se você deseja adicionar uma descrição para a conta de usuário, digite o seguinte comando e pressione Enter: "net user [username] /comment:"[description]"" (sem as aspas), substituindo [username] pelo nome da conta de usuário e [description] pela descrição desejada.
  5. Para verificar se a conta de usuário foi criada corretamente, você pode usar o comando "net user" e verificar se o nome da conta de usuário aparece na lista de contas de usuário.
Exemplo de uso para criar o usuário UsuarioTeste com a senha 1234:


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Tela Azul-BSOD Como procurar pelo erro no arquivo de DUMP

Um arquivo DUMP é um arquivo que contém uma cópia da memória de um computador no momento de um travamento ou erro de tela azul (BSOD). Você pode usar o arquivo DUMP para diagnosticar e solucionar a causa raíz do BSOD.

Para analisar um arquivo DUMP, você pode usar a Ferramenta de Depuração do Windows (WinDbg). Aqui estão os passos gerais para usar o WinDbg para analisar um arquivo DUMP:

  1. Faça o download e instale a Ferramenta de Depuração do Windows (WinDbg) no site da Microsoft.
  2. Abra o WinDbg e selecione "Arquivo" > "Abrir Travamento" e navegue até o local do arquivo DUMP.
  3. Uma vez que o arquivo DUMP é carregado, você pode usar o comando "!analyze -v" para analisar o arquivo e exibir informações detalhadas sobre a causa do BSOD.
  4. A saída do comando "!analyze -v" incluirá um resumo do erro BSOD, bem como informações sobre o arquivo de dump e o estado do sistema no momento do travamento.
  5. A saída também inclui a trajetória da pilha, que mostra a sequência de chamadas de função que levaram ao travamento, e a pilha de chamadas, que mostra o estado atual do sistema no momento do travamento.
  6. Você também pode usar outros comandos no WinDbg para exibir informações mais detalhadas sobre o travamento, como o estado da memória e o conteúdo de registradores específicos.
  7. Uma vez que você tenha identificado a causa do BSOD, você pode tomar medidas para resolver o problema.
Tenha em mente que interpretar um arquivo Dump requer conhecimentos sobre os erros do Windows, o formato do arquivo dump e o uso do Windbg, não é uma tarefa simples. Se você não estiver familiarizado com essas ferramentas e conceitos, poderá considerar consultar um profissional qualificado ou o suporte da Microsoft para obter ajuda. Nenhum comentário:

Como mudar a unidade de inicialização de HDD para SSD?

Mudar a unidade de inicialização de um disco rígido (HDD) para um disco de estado sólido (SSD) é um processo simples, mas requer alguns passos cuidadosos para garantir que o sistema operacional e os dados sejam transferidos corretamente. Aqui estão os passos gerais para mudar a unidade de inicialização de um HDD para um SSD:
  1. Faça backup de todos os seus dados importantes. Isso inclui arquivos pessoais, fotos, músicas, vídeos, etc.
  2. Conecte o SSD ao seu computador através de um cabo SATA e alimentação.
  3. Use um software de clone de disco, como o EaseUS Todo Backup Free, AOMEI Backupper Standard, Macrium Reflect Free, entre outros, para clonar o conteúdo do HDD para o SSD. Certifique-se de selecionar o SSD como o destino da cópia e inclua as partições de sistema e recuperação.
  4. Desligue o computador e retire o HDD.
  5. Inicie o computador usando o SSD como unidade de inicialização.
  6. Certifique-se de que o sistema operacional e os programas instalados funcionem corretamente no SSD.
  7. Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode descartar ou vender o HDD antigo.
Tenha em mente que o processo pode variar dependendo do seu sistema operacional e do fabricante do seu computador, por isso é recomendável consultar a documentação do fabricante antes de prosseguir.

Outra alternativa utilizando o DISM

Uma outra alternativa para mudar a unidade de inicialização de um HDD para um SSD é usar o comando "dism" (Deployment Image Servicing and Management) no prompt de comando do Windows. Aqui estão os passos gerais para mudar a unidade de inicialização de um HDD para um SSD usando o dism:

  1. Faça backup de todos os seus dados importantes. Isso inclui arquivos pessoais, fotos, músicas, vídeos, etc.
  2. Conecte o SSD ao seu computador através de um cabo SATA e alimentação.
  3. Inicie o Windows no modo de segurança.
  4. Abra o prompt de comando com privilégios de administrador.
  5. Digite o comando "dism /apply-image /imagefile:C:\install.wim /index:1 /applydir:G:" e pressione Enter. (Onde "C:\install.wim" é o caminho do arquivo WIM do seu sistema operacional e "G:" é a letra da unidade do seu SSD)
  6. Aguarde o processo de aplicação da imagem terminar.
  7. Desligue o computador e retire o HDD.
  8. Inicie o computador usando o SSD como unidade de inicialização.
  9. Certifique-se de que o sistema operacional e os programas instalados funcionem corretamente no SSD.
  10. Se tudo estiver funcionando corretamente, você pode desconectar o HDD antigo.

Atenção!
Tenha em mente que esse processo requer mais conhecimento técnico e é recomendável ter uma imagem do sistema antes de prosseguir. Além disso, o processo pode variar dependendo do seu sistema operacional e do fabricante do seu computador.
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