Visualizar, Excluir e MostrarOcultar Fontes no Ambiente Windows

Título: Visualizar, Excluir e Mostrar/Ocultar Fontes no Ambiente Windows

Introdução:
No ambiente Windows, é possível visualizar, excluir, mostrar e ocultar fontes instaladas no sistema. Essas ações podem ser úteis para organizar e personalizar a exibição das fontes disponíveis, além de resolver problemas relacionados à compatibilidade ou desempenho. Neste artigo, vamos explorar comandos do CMD e scripts que permitem realizar essas tarefas de forma prática e eficiente.

Exemplos:

1. Visualizar Fontes:
Para visualizar as fontes instaladas no sistema, podemos utilizar o comando "dir" no CMD. Abra o CMD e digite o seguinte comando:
```
dir /b /ad %windir%\fonts
```
Isso irá listar todas as fontes instaladas no diretório de fontes do Windows.

2. Excluir Fontes:
Para excluir uma fonte específica, podemos utilizar o comando "del" no CMD. Abra o CMD e digite o seguinte comando, substituindo "nome_da_fonte.ttf" pelo nome da fonte que deseja excluir:
```
del %windir%\fonts\nome_da_fonte.ttf
```
Certifique-se de ter direitos de administrador para realizar essa ação.

3. Mostrar Fontes Ocultas:
Por padrão, algumas fontes estão ocultas no Windows para evitar problemas de exibição. No entanto, se você precisar exibir essas fontes ocultas, pode utilizar o seguinte script em um arquivo de lote (.bat):
```
@echo off
REG ADD "HKCU\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Fonts" /v "ShowNonPresentFonts" /t REG_DWORD /d 2 /f
```
Salve o arquivo com a extensão .bat e execute-o. As fontes ocultas serão exibidas na lista de fontes instaladas.

4. Ocultar Fontes:
Se você deseja ocultar novamente as fontes que foram exibidas anteriormente, pode utilizar o seguinte script em um arquivo de lote (.bat):
```
@echo off
REG ADD "HKCU\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Fonts" /v "ShowNonPresentFonts" /t REG_DWORD /d 0 /f
```
Salve o arquivo com a extensão .bat e execute-o. As fontes ocultas serão novamente ocultadas.

Conclusão:
Visualizar, excluir, mostrar e ocultar fontes no ambiente Windows pode ser realizado de forma simples e rápida utilizando comandos do CMD ou scripts. Essas ações permitem personalizar a exibição das fontes instaladas, resolver problemas de compatibilidade ou desempenho, e manter o sistema organizado. Esperamos que os exemplos e instruções apresentados neste artigo tenham sido úteis para você explorar essas funcionalidades no seu ambiente Windows.

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais