Como utilizar o Windows Package Manager (WinGet)

O que é o Windows Package Manager (WinGet)?

O Windows Package Manager (WinGet) é uma ferramenta de linha de comando que permite instalar, desinstalar e atualizar aplicativos no Windows 10. Ele foi projetado para simplificar o processo de instalação de aplicativos em um ambiente Windows, permitindo que os usuários instalem facilmente aplicativos comuns sem precisar procurar um instalador na internet. Além disso, o WinGet permite que os usuários instalem rapidamente vários aplicativos de uma só vez usando arquivos de manifesto.

Instale o Windows Package Manager (WinGet):
  1. Verifique se o seu computador está executando o Windows 10 versão 1809 ou posterior.
  2. Instale o WinGet usando o PowerShell como administrador. Abra o PowerShell e execute o seguinte comando:  
$ProgressPreference='Silent'
Invoke-WebRequest -Uri https://github.com/microsoft/winget-cli/releases/download/v1.3.2691/Microsoft.DesktopAppInstaller_8wekyb3d8bbwe.msixbundle -OutFile .\Microsoft.DesktopAppInstaller_8wekyb3d8bbwe.msixbundle
Invoke-WebRequest -Uri https://aka.ms/Microsoft.VCLibs.x64.14.00.Desktop.appx -OutFile Microsoft.VCLibs.x64.14.00.Desktop.appx
Add-AppxPackage Microsoft.VCLibs.x64.14.00.Desktop.appx
Add-AppxPackage Microsoft.DesktopAppInstaller_8wekyb3d8bbwe.msixbundle
Verifique se o WinGet está instalado corretamente executando o comando "winget --version".

Pesquise e instale aplicativos
Para instalar um aplicativo, você pode pesquisá-lo usando o comando winget search seguido do nome do aplicativo. Por exemplo, winget search Spotify

Isso retornará uma lista de resultados que você pode rolar para encontrar o aplicativo desejado. Quando você encontrar o aplicativo que deseja instalar, copie o nome do pacote e cole-o no comando "winget install". 
Por exemplo, winget install Spotify
Atenção! Pode ter outros aplicativos com o mesmo nome, será listado todos como na imagem acima, basta você copiar o nome do pacote que você deseja instalar e colar no final do comando winget install. Com no exemplo da imagem acima, se tiver espaço no nome, você precisar colocar entre aspas [""].


Desinstale aplicativos
Se você deseja desinstalar um aplicativo, use o comando winget uninstall seguido do nome do pacote. Por exemplo, winget uninstall Spotify

Atualizar todos os aplicativos

Para atualizar todos os aplicativos instalados, você pode usar o comando winget update. Isso verificará se há atualizações disponíveis para os aplicativos instalados e os atualizará automaticamente. Se você deseja atualizar apenas um aplicativo específico, use o comando "winget upgrade" seguido do nome do pacote. Por exemplo, winget upgrade Spotify.

Liste todos os aplicativos instalados:
Para ver uma lista de todos os aplicativos instalados, use o comando "winget list". Isso retornará uma lista de todos os aplicativos instalados com seus respectivos nomes de pacote.

Use arquivos de manifesto
Os arquivos de manifesto são uma maneira de descrever os aplicativos e suas dependências usando um arquivo de texto. Eles podem ser usados para instalar, desinstalar e atualizar aplicativos no WinGet. Para usar um arquivo de manifesto, salve o arquivo de manifesto em seu computador e use o comando "winget install" seguido do caminho do arquivo de manifesto. Por exemplo, "winget install C:\Users\username\Desktop\Spotify.manifest".


O Windows Package Manager (WinGet) é uma ferramenta poderosa para instalar, desinstalar e atualizar aplicativos no Windows 10. Com este guia passo a passo, você pode começar a usar o WinGet em seu computador e aproveitar ao máximo seus recursos. Lembre-se de usar os comandos com cuidado e sempre verificar se o nome do pacote está correto antes de instalar, desinstalar ou atualizar um aplicativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falha ao conectar a um serviço do Windows, não foi possível conectar o Windows ao serviço Cliente da Diretiva de Grupo

Erro 1920. O serviço 'Office Software Protection Plataform' (osppsvc) não pôde ser iniciado. Verifique se você tem privilégios suficientes para iniciar os serviços do sistema

O PowerPoint não pode ler ... A apresentação não pode ser aberta. Seu programa antivírus pode estar impedindo essa ação. Para corrigir o problema, verifique se o programa antivírus está atualizado e funcionando corretamente. Se o problema persistir e a apresentação for proveniente de uma fonte confiável, desative o programa antivírus e tente abrir a apresentação novamente. Nesse caso, não se esqueça de reativar o programa antivírus depois de abrir a apresentação.