Como habilitar auditoria de pastas no Windows

Auditoria de pastas e arquivos no Windows


A auditoria de pastas no Windows é uma ferramenta de segurança que permite monitorar e registrar as atividades realizadas em pastas e arquivos específicos em um sistema operacional Windows. Ela permite rastrear quem acessou ou modificou um arquivo ou pasta, quando isso aconteceu e quais alterações foram feitas. Isso pode ser útil para detectar e prevenir acessos não autorizados, violações de segurança e outros problemas relacionados à segurança.

A auditoria de pastas pode ser configurada para monitorar pastas específicas e arquivos, e pode ser habilitada para monitorar acessos, modificações, deleções e outras operações. Os registros de auditoria podem ser visualizados usando o Gerenciador de Eventos do Windows ou outras ferramentas de gerenciamento de segurança.

A auditoria de pastas é uma funcionalidade importante para garantir a segurança dos dados e para ajudar a identificar e corrigir problemas de segurança. Ele é recomendado para ser habilitado em ambientes de negócios ou em sistemas críticos.

Para habilitar a auditoria de pastas no Windows, siga estes passos:


  1. Abra o Gerenciador de Computadores.
  2. Clique com o botão direito do mouse no disco ou pasta que deseja auditar e selecione Propriedades.
  3. Vá para a guia Segurança e clique em Configurar.
  4. Selecione a opção Auditoria de arquivos e pastas.
  5. Selecione os usuários ou grupos que deseja auditar e defina as permissões de auditoria (exemplo: Leitura, Gravação, etc.).
  6. Clique em OK para salvar as alterações.

Obs: A funcionalidade de auditoria de pastas pode variar de acordo com a versão do Windows

Como visualizar o que foi auditado?

Existem várias maneiras de visualizar os registros de auditoria de pastas no Windows. Uma das maneiras é usando o Gerenciador de Eventos do Windows. Siga estes passos:

  1. Abra o Gerenciador de Eventos pressionando as teclas "Windows + R" e digitando "eventvwr.msc" na caixa de diálogo Executar.
  2. Na janela do Gerenciador de Eventos, navegue até "Aplicativos e Serviços Logs" -> "Microsoft" -> "Windows" -> "Auditoria de arquivos e pastas"
  3. Selecione o evento desejado, clique com o botão direito do mouse e selecione "Propriedades"
  4. As informações do evento serão exibidas na guia "Detalhes".
Outra forma de visualizar os registros de auditoria é usando ferramentas de terceiros, como o Syslog ou o Event Log Analyzer, que podem ajudar a analisar e acessar os registros de auditoria de forma mais eficiente e organizada.

É importante lembrar que a habilitação da auditoria pode ser configurada para gerar muitos logs e se não houver uma rotina de limpeza ou análise pode se tornar uma tarefa complexa para visualizar e entender o que foi auditado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10

O valor inserido não é válido

Como criar usuário pelo CMD no Windows?