Como forçar o logoff do usuário quando ele não estiver usando o computador

"Tem como eu programar para forçar o logoff do usuário, quando ele não estiver usando o PC por aproximadamente 20 minutos?"

Essa foi uma pergunta realizado pelo Luciano Brandão Filho no post Encerrar uma sessão automaticamente, decidimos criar um post para essa pergunta do Luciano porque ela pode ajudar outras pessoas que queiram implementar esse mesmo recurso em casa ou no trabalho.

Luciano,

Quando um computador não é utilizado por um determinado tempo ou quando não tem nenhum atividade do teclado ou do mouse, ele fica ocioso. E durante essa ociosidade podemos configurar o computador para executar um determinada tarefa (Executar uma limpeza de disco, rodar o antivírus e por aí vai...)

Você pode fazer isso de uma forma bem simples:

1. Abrir o Agendador de Tarefa do Windows;
2. Clicar em Biblioteca do Agendador de Tarefa, em Ações clicar em Criar Tarefa Básica...;


3. Você vai criar uma tarefa com um nome desejado e clicar em Avançar
Exemplo: Forçar o logoff do usuário quando não estiver no computador;



4. Você será perguntado "Quando deseja que a tarefa seja iniciada?", marque a opção Diariamente e clique no botão Avançar;



5. A próxima etapa é opcional, se você não fizer nenhuma alteração, clique em Avançar novamente;

6. Marque a opção Iniciar um programa e entre com o programa shutdown.exe, em parâmetro, a letra -L e em seguida Avançar;



7. Agora marque a opção Abrir a caixa Propriedades da tarefa depois de clicar em Concluir;



8. Vá para guia Disparadores, selecionar o disparador e clique no botão Editar...;



9. Em Iniciar a tarefa:  selecionar a opção Quando ocioso, feito isso, é só clicar em OK e sua tarefa está pronta



O script Encerrar uma sessão automaticamente também atende à sua necessidade, seguindo os passo acima, substituído o shutdown pelo script.

Comentários

  1. Uma dúvida que fiquei...
    Estou configurando essa regra para um Servidor de RS, uns 9 Thin Clients conectam nesse Servidor. Eu criando essa regra sendo executada pelo usuário Administrador, vai executar para todos os outros usuários que forem acessar o Servidor???

    O computador só vai ficar ocioso se por acaso "todos" os usuários não estiverem usando?? No caso, se um usuário usar, os outros vão ficar abertos sem realizar o logoff automético?? seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano,
      A resposta é sim, para suas duas perguntas, o computador só fica ocioso quando não tiver atividade de nenhum dos usuários.

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seu comentário é muito importante para nós e esperamos que você compartilhe suas opiniões e sugestões abaixo. No entanto, lembramos que é de inteira responsabilidade dos usuários seguir as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa. Pedimos que evite comentários ofensivos, ilegais ou prejudiciais, pois esses não serão tolerados e serão removidos. Agradecemos sua colaboração e esperamos que suas contribuições enriqueçam ainda mais nosso conteúdo.

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais