Solução-Windows XP reinicializando/Não inicializa

Análise do problema

A máquina não inicializava o SO(Windows XP 32bits) porque tinha alguns arquivos corrompido.
Tivemos um pouco de dificuldade para identificar a causa raiz do problema porque a máquina não exibia nenhum erro na tela e não fazia o despejo de memória(não criava o arquivo DUMP), a máquina reinicializava quando chegava na tela que exibia o logo do Windows. Esse é um tipo de problema que pode ter várias causas, o que inviabilizou uma solução direcionada.

Realizamos várias tentativas de reparo até encontrarmos uma solução:

Tentativa 1 - Corrigir o setor de inicialização
1. Inicializar o computador com uma mídia de instalação do Windows XP;
2. Aguardar até que exiba a tela de reparo para pressionar a letra R;
3. Identificar a partição que correspondente a unidade onde o SO foi instalado, no nosso caso é a 1, digitar 1 e pressionar enter;
4. Entrar com a senha do Administrador (usuário Clienti);
5. Digitar o comando FIXBOOT e pressionar enter;
6. Pressionar a tecla "Y", para confirmar a gravação no novo setor de inicialização na partição C:

Aguardamos o processo ser concluído e quando fomos testar, aconteceu o mesmo erro

Repetimos os passo mencionados acima, e executamos o segundo comando, FIXMBR, na tentativa de corrigir o setor de inicialização, mas não tivemos sucesso.


Tentativa 2 - Restaurar o arquivo Ntfs.sys
1.   Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-Boot(escolher a opção Bart-Pe);
2.   Entrar no console de recuperação(se for com a mídia de Instalação do Windows);
3.   Abrir o CMD(se for com a DVD Multi-Boot);
4.   Navegar até a pasta %windir%\system32\drivers e renomear o arquivo ntfs.sys para ntfs.sys_old
5.   Navegar até a pasta %windir%\winsxs e escreva no prompt: dir ntfs.sys /s localizar o arquivo Ntfs.sys;
6.   Copiar o arquivo para a pasta %windir%\system32\drivers
Exe: copy ntfs.sys %windir%\system32\drivers
7.   Reiniciar o sistema;
 Não tivemos sucesso.

Tentativa 1 - Restaurar o arquivo Wininit.exe:
1.   Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-boot(escolher a opção Bart-Pe);
2.   Entrar no console de recuperação;
3.   Abrir o CMD;
4.   Navegar até a pasta %windir%\system32 e renomear o arquivo Wininit.exe para Wininit.exe_old
5.   Navegar até a pasta %windir%\winsxs e escreva no prompt: dir Wininit.exe /s localizar o arquivo Wininit.exe e copiar o arquivo para a pasta %windir%\system32
Exe: copy Wininit.exe %windir%\system32
6.   Reiniciar o sistema;
Não tivemos sucesso.
Tentativa 3 - CHKDSK para Verificar integridade do sistema
1.   Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-Boot(escolher a opção Bart-Pe);
2.   Entrar no console de recuperação(se for com a mídia de Instalação do Windows);
3.   Abrir o CMD (se for com a DVD Multi-Boot);
4. Navegar para a unidade que o SO está instalado e executar o comando abaixo:
CHKDSK /F/R
Obs: chkdsk /r  - Localiza setores defeituosos no disco rígido e tenta repará-los.
chkdsk /f Corrige erros, lógicos, do disco.
Tentativa 1 - Reparar a Instalação do Windows XP (Reinstalação)
1. Inicializar o computador com uma mídia de instalação do Windows XP;
2. Será exibida uma mensagem informando que já existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, NÃO REPARE, pressione ESC e prossiga;
3. Pressionar F8 para aceitar os termos de instalação do Windows;
4. Será exibido, novamente, a mensagem informando que existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, prossiga com o reparo

Será realizado a cópias de alguns arquivos e em seguida a máquina será reinicializada


Não tivemos sucesso com nenhuma das tentativa acima. O problema só foi solucionado quando copiado de outra máquina(com Windows XP) a pasta System32, em seguida repetido o processo de reparo do SO.

Causa:

O que pode ter causado esse problema foi a substituição da placa mãe, sem ter executado o Sysprep antes para limpar os drives.
Obs. O PS informou que não foi executado o Sysprep porque foi utilizado um mesmo modelo de placa mãe


Solução da Equipe de Suporte Técnico: 

Antes de prosseguir com os passos abaixo, fazer uma cópia da pasta System32 para um pen drive

1. Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-boot(pode ser usado o mesmo pen drive que tem a cópia da pasta System32);
2. Entrar no console de recuperação;
3. Abrir o CMD;
4. Navegar até a pasta %windir%\system32 e colar os arquivos que estão no pen drive
Será exibido uma mensagem informando que alguns arquivos já existem, não substitua esses arquivos!
5. Reinicialize a máquina e prossiga, novamente, com os passo: 

Reparar a Instalação do Windows XP (Reinstalação)

5. Inicializar o computador com uma mídia de instalação do Windows XP;
6. Será exibida uma mensagem informando que já existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, NÃO REPARE, pressione ESC e prossiga;
7. Pressionar "F8" para aceitar os termos de instalação do Windows
8. Será exibido a mensagem informado que existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, prossiga com o reparo.

Depois de fazer a cópia dos arquivos de instalação, a máquina será reinicializada e dará inicio ao processo de reparo do Windows.
Agora é só seguir as orientações na tela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos