Pesquisar

Solução-Windows XP reinicializando/Não inicializa

Análise do problema

A máquina não inicializava o SO(Windows XP 32bits) porque tinha alguns arquivos corrompido.
Tivemos um pouco de dificuldade para identificar a causa raiz do problema porque a máquina não exibia nenhum erro na tela e não fazia o despejo de memória(não criava o arquivo DUMP), a máquina reinicializava quando chegava na tela que exibia o logo do Windows. Esse é um tipo de problema que pode ter várias causas, o que inviabilizou uma solução direcionada.

Realizamos várias tentativas de reparo até encontrarmos uma solução:

Tentativa 1 - Corrigir o setor de inicialização
1. Inicializar o computador com uma mídia de instalação do Windows XP;
2. Aguardar até que exiba a tela de reparo para pressionar a letra R;
3. Identificar a partição que correspondente a unidade onde o SO foi instalado, no nosso caso é a 1, digitar 1 e pressionar enter;
4. Entrar com a senha do Administrador (usuário Clienti);
5. Digitar o comando FIXBOOT e pressionar enter;
6. Pressionar a tecla "Y", para confirmar a gravação no novo setor de inicialização na partição C:

Aguardamos o processo ser concluído e quando fomos testar, aconteceu o mesmo erro

Repetimos os passo mencionados acima, e executamos o segundo comando, FIXMBR, na tentativa de corrigir o setor de inicialização, mas não tivemos sucesso.


Tentativa 2 - Restaurar o arquivo Ntfs.sys
1.   Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-Boot(escolher a opção Bart-Pe);
2.   Entrar no console de recuperação(se for com a mídia de Instalação do Windows);
3.   Abrir o CMD(se for com a DVD Multi-Boot);
4.   Navegar até a pasta %windir%\system32\drivers e renomear o arquivo ntfs.sys para ntfs.sys_old
5.   Navegar até a pasta %windir%\winsxs e escreva no prompt: dir ntfs.sys /s localizar o arquivo Ntfs.sys;
6.   Copiar o arquivo para a pasta %windir%\system32\drivers
Exe: copy ntfs.sys %windir%\system32\drivers
7.   Reiniciar o sistema;
 Não tivemos sucesso.

Tentativa 1 - Restaurar o arquivo Wininit.exe:
1.   Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-boot(escolher a opção Bart-Pe);
2.   Entrar no console de recuperação;
3.   Abrir o CMD;
4.   Navegar até a pasta %windir%\system32 e renomear o arquivo Wininit.exe para Wininit.exe_old
5.   Navegar até a pasta %windir%\winsxs e escreva no prompt: dir Wininit.exe /s localizar o arquivo Wininit.exe e copiar o arquivo para a pasta %windir%\system32
Exe: copy Wininit.exe %windir%\system32
6.   Reiniciar o sistema;
Não tivemos sucesso.
Tentativa 3 - CHKDSK para Verificar integridade do sistema
1.   Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-Boot(escolher a opção Bart-Pe);
2.   Entrar no console de recuperação(se for com a mídia de Instalação do Windows);
3.   Abrir o CMD (se for com a DVD Multi-Boot);
4. Navegar para a unidade que o SO está instalado e executar o comando abaixo:
CHKDSK /F/R
Obs: chkdsk /r  - Localiza setores defeituosos no disco rígido e tenta repará-los.
chkdsk /f Corrige erros, lógicos, do disco.
Tentativa 1 - Reparar a Instalação do Windows XP (Reinstalação)
1. Inicializar o computador com uma mídia de instalação do Windows XP;
2. Será exibida uma mensagem informando que já existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, NÃO REPARE, pressione ESC e prossiga;
3. Pressionar F8 para aceitar os termos de instalação do Windows;
4. Será exibido, novamente, a mensagem informando que existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, prossiga com o reparo

Será realizado a cópias de alguns arquivos e em seguida a máquina será reinicializada


Não tivemos sucesso com nenhuma das tentativa acima. O problema só foi solucionado quando copiado de outra máquina(com Windows XP) a pasta System32, em seguida repetido o processo de reparo do SO.

Causa:

O que pode ter causado esse problema foi a substituição da placa mãe, sem ter executado o Sysprep antes para limpar os drives.
Obs. O PS informou que não foi executado o Sysprep porque foi utilizado um mesmo modelo de placa mãe


Solução da Equipe de Suporte Técnico: 

Antes de prosseguir com os passos abaixo, fazer uma cópia da pasta System32 para um pen drive

1. Iniciar a máquina com a mídia de instalação do Windows ou com o DVD Multi-boot(pode ser usado o mesmo pen drive que tem a cópia da pasta System32);
2. Entrar no console de recuperação;
3. Abrir o CMD;
4. Navegar até a pasta %windir%\system32 e colar os arquivos que estão no pen drive
Será exibido uma mensagem informando que alguns arquivos já existem, não substitua esses arquivos!
5. Reinicialize a máquina e prossiga, novamente, com os passo: 

Reparar a Instalação do Windows XP (Reinstalação)

5. Inicializar o computador com uma mídia de instalação do Windows XP;
6. Será exibida uma mensagem informando que já existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, NÃO REPARE, pressione ESC e prossiga;
7. Pressionar "F8" para aceitar os termos de instalação do Windows
8. Será exibido a mensagem informado que existe uma Instalação do Windows e se você deseja Reparar, prossiga com o reparo.

Depois de fazer a cópia dos arquivos de instalação, a máquina será reinicializada e dará inicio ao processo de reparo do Windows.
Agora é só seguir as orientações na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

É de inteira responsabilidade dos usuários seguirem as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa.

Assim que possível, responderemos sua pergunta.
Seguir DicasQueFunfa no Facebook e no Google+:
facebook.com/DicasQueFunfa
https://plus.google.com/+DicasQueFunfaBr

Marcadores

3G Modem Access Acesso Remoto ACT Active Directory ADOBE Adware Agendador de Tarefas Android Android Studio Antivírus App Apple AppXPackage Área de Trabalho Remota Atalhos de teclado AutoCAD BIOS Bitcoin Boa Dica Boot BSOD CentOS Certificação Cisco Citrix CLARO CMD CMS Codec Compatibilidade Concurso CorelDRAW CSS Curiosidade Curso Grátis Database Debian Desenvolvimento Dica Dicas Windows 8 Download Driver DUMP eBooks Excel Facebook Ferramentas Firefox Flash Flutter FTP Game Good tip Google Google Chrome Google Cloud HP HTML HTML5 Hype-V IBM Sametime Impressora Internet Internet Explorer iOS iPad iPhone ISO ITIL Java Kali Linux KB keyboard shortcuts Kindle Leitora Biométrica LibreOffice Linux Lotus Notes MAC (Media Access Control) MAC OS X Malwares MariaDB Microsoft Edge Modem Modem 3G Mozilla Firefox MSI MSTSC MySQL Notebook Notícias ODBC Office 2003 Office 2007 Office 2010 Office 2013 Office 2016 Outlook Papel de Parede PC PHP Plugin PowerPoint PowerShell Proxy Raspberry Pi RDP Redes Regedit Reset Roteador Ruby On Rails Scanner Segurança de TI Senha Smartphone Software Soluções SQL SERVER 2005 SSD Switch Tablet Thin Client Ubuntu Utilitários VBScript vCurso vDica video VMware Player WhatsApp Windows Windows 10 Windows 10 Education Windows 10 Enterprise Windows 10 Home Windows 10 IoT Windows 10 Pro Windows 7 Windows 7 Enterprise Windows 7 Home Basic Windows 7 Home Premium Windows 7 Starter Edition Windows 7 Ultimate Windows 8 Windows 8.1 Windows Phone Windows Preview Windows Server 2008 Windows Server 2012 Windows To Go Windows Update Windows Vista Windows XP Wireless WMI Word WordPress