Microsoft Windows e Linux-Together forever

A Microsoft realizou uma conferência hoje pela manhã (30/03/2016) na Califórnia, onde a empresa informa uma série de atualizações significativas e planeja distribuir essa atualização (Windows 10 Anniversary Update) no aniversário de um ano do Windows 10.

Algumas das atualizações
  • Autenticação por biometria nativa
  • Caneta stylus
  • ink - sistema de escrita e desenho
  • Maps
  • Etc...
  • Bash coming to Windows


Dessas atualizações, uma me chamou muito atenção e com certeza da maioria dos desenvolvedores, a Bash coming to Windows me surpreendeu muito ! ! !

Bash coming to Windows

É isso mesmo, você leu direito, o Bash rodando no Ubuntu vindo para o Windows. Agora será possível executar todos os comandos e ferramentas (awk, sed, grep, vi...) do Linux no Windows. Você vai poder usar o APT-GET normalmente para baixar e instalar os seus binários sem nenhum problema.
Esse foi o resultado de uma parceria entre a Canonical e Redmond (Microsoft Research Redmond). Esse anuncio foi feito pelo vice-presidente da Microsoft, Kevin Gallo que fez algumas declarações:
“O shell Bash está vindo para o Windows. Fizemos uma parceria com a Canonical para oferecer esta grande experiência”

Na imagem abaixo é possível ver um exemplo do terminar que foi executado durante a apresentação




Bom, agora só resta aguardar a bendita atualização Windows 10 Anniversary Update para fazermos alguns testes.



Se você quiser saber mais detalhes da conferência

Não ta acreditando? Olhe o Vídeo Abaixo:

Comentários

LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.