Criando Pacotes para Instalação Automática

Criando Pacotes (.MSI E .EXE) para Instalação Automática no modo silencioso

Introdução

Às vezes, se não muitas, nos deparamos com grandes desafios durante a implantação de aplicativos de forma autônoma ou silenciosa. Um dos problemas é o universo de aplicativos existente no mercado ou em nossa rede; isso torna o trabalho bastante frustrante e complicado.
Para piorar ainda mais, não existe padrão ou modelo descritivo para a implantação de aplicativos silenciosamente. Não entre em desespero! Existem diversas práticas para contornamos esses pequenos problemas. Se você chegou até aqui, continue lendo 🙂!!

Objetivo

Nosso objetivo aqui é lhe mostrar como realizar uma distribuição de software em sua rede de forma silenciosa e segura, utilizando princípios básicos e Dicas Que Funcionam na distribuição de pacotes. A maioria dos aplicativos, para serem instalados de forma silenciosa, faz uso dos parâmetros e configurações do Windows Installer (MSI), mas alguns dos programas mais antigos não implementaram o MSI ou contam com tecnologias legado. Por esse motivo, é de suma importância compreendermos a maior parte dos métodos; assim saberemos aplicar a melhor solução para cada tipo de distribuição.
Quando realizamos uma distribuição de software em modo silencioso, estamos dizendo que não haverá nenhuma interação com o usuário durante a instalação; as caixas de diálogos, botões e parâmetros de configuração serão suprimidos; o processo será invisível para os usuários.

Preparando-se para implantação

Antes de realizar a implantação de qualquer aplicativo, é preciso ter amplo conhecimento de todas as máquinas em operação no parque (em sua rede), dos tipo de SO, configuração de Hardware e etc. Evite pedras em seu caminho, faça uma reunião com sua equipe e levante todos os possíveis problemas que vocês poderão encontrar durante a distribuição.

  • Algumas perguntas que devem ser respondidas antes de realizar a distribuição:
  • O empacotamento é necessário?
  • O software é compatível com o tipo de distribuição que utilizamos atualmente?
  • O pacote é compatível com outros softwares instalados nas máquinas?
  • As máquinas em minha rede atendem os pré-requisitos do pacote que será distribuído?
  • Qual será o tipo de implantação que garanta uma instalação completa e segura?
São essas e outras perguntas que devem ser levantadas antes de qualquer distribuição.

Por onde começar

O primeiro passo é acessar o site do aplicativo e verificar em suas documentações quais são as formas de instalação autônoma. Caso não encontre nenhuma documentação no site do fabricante, pesquise na internet.

Tipos de instalação no modo silencioso

Existem vários tipos de instaladores no modo silencioso. Aqui vamos abordar os tipos de instalação silenciosa em ambientes Windows. Os tipos mais conhecidos estão descritos logo abaixo:

  • Instaladores .EXE
Os tipos .EXE são em sua maioria arquivos modulares, arquivos compactados, podendo conter diversos arquivos embutidos como DLL, INI, CFG e DAT. Esses arquivos possuem parâmetros e informações que são utilizados no processo de instalação.
Muitos instaladores .EXE utilizam arquivo .zip para a extração automática de instalações. Na maioria dos casos, os fornecedores de software utilizam ferramentas de instalação de terceiros para criar o arquivo do instalador .EXE. Como exemplo, temos o Camtasia que faz uso do Wise Installer package para criar o seu instalador EXE
O .EXE ainda pode fazer, em alguns momentos, utilização do MSI - Instalador do Microsoft Windows durante uma instalação.

  • Instaladores .MSI
Os arquivos instaladores que terminam com uma designação .MSI contêm as informações que os instaladores do Microsoft Windows exigem para instalar ou desinstalar um aplicativo, e executar a interface de usuário da instalação. O arquivo .MSI geralmente contém arquivos internos de origem, portanto um arquivo simples pode ser baixado ou enviado. No entanto, os arquivos de origem também podem ser fornecidos externamente — junto com o MSI em sua própria estrutura de pasta ou compactado em um ou mais arquivos de gabinete (.CAB).

Os parâmetros mais usados em uma instalação via MSI são:
• /i ou /install - Instalar o MSI
• /q ou /quiet – Realiza a instalação de forma silenciosa, sem exibir uma interface de usuário
• /s - Parâmetro para configurar todos os atalhos existentes no app
Para ver uma lista completa dos parâmetros mais utilizados durante uma instalação e configuração de um determinado produto MSI, abra o Prompt de Comando e escreva: MSIEXEC

  • Como criar Pacotes Automatizados MSI e EXE
Durante a construção dos nossos pacotes, vamos encontrar algumas dificuldades, como foi mencionado no texto acima. Nos passos seguintes, vamos abordar de forma prática algumas das formas para se construir um Pacote Automatizado. Para isso, vamos fazer uso dos softwares: WinRar e o AppDeploy Repackager. Esse último é mais indicado para os casos em que o fabricante não disponibiliza os parâmetros de instalação silenciosa. O AppDeply Repackager cria o pacote de instalação durante uma instalação real.

Criando um Pacote de instalação silenciosa com o Winrar

A criação de um pacote com o WinRar é bastante simples:

1. Clicar com o lado direito do mouse no Software que você pretende automatizar a instalação e escolher a opção: Add to archive...
2. Na próxima janela, deverá ser selecionado o formato desejado do arquivo e em seguida selecionada a opção Create SFX archive
3. Selecionar a aba Advanced e em seguida clicar no botão SFX options...
4. Clicar na aba Setup e na opção Run after extraction, entrar com os parâmetros apropriados daquele instalador, necessários para realizar a instalação no modo desejado.


No exemplo acima, foi informado o nome do programa seguido de alguns parâmetros para instalar e configurar o produto.


Detalhes: 

  • jre-8u60-windows-x64.exe = Nome do programa que queremos criar o pacote
  • /s = Parâmetro para configurar todos os atalhos existentes (padrão)
  • INSTALLDIR = Quando necessário, serve para especificar o local de instalação
  • /L = Responsável por gerar um arquivo de Log contendo todos os detalhes da instalação

5. Outra parte importante na configuração do pacote é ativar a descompactação temporária e habilitar o modo de instalação silêncio; assim todo o processo de instalação será ocultado para o cliente;
6. Na aba Update, vamos configurar o modo de extrair e substituir todos os arquivos. Essa configuração é importante para os casos em que o programa já exista na máquina;
7. Com isso finalizamos o nosso pacote. Agora é clicar em OK e testar o Pacote para validar sua instalação no modo silencioso.

Download:


Vídeos do passo a passo para Criar Pacotes de Instalação Automática

  • CRIANDO PACOTES PARA INSTALAÇÃO AUTOMÁTICA - VÍDEO 1
  • CRIANDO PACOTES PARA INSTALAÇÃO AUTOMÁTICA - VÍDEO 2



Documentação:

Comentários

  1. Anônimo22/12/15

    Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Brother muito bom é de grande importância valeu mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Diógenes, pelo seu feedback!
      Siga o DicasQueFunfa no Facebook e no Google+:
      Facebook.com/DicasQueFunfa
      https://plus.google.com/+DicasQueFunfaBr
      Um abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Brother muito bom é de grande importância valeu mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Diógenes, pelo seu feedback!
      Siga o DicasQueFunfa no Facebook e no Google+:
      Facebook.com/DicasQueFunfa
      https://plus.google.com/+DicasQueFunfaBr
      Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seu comentário é muito importante para nós e esperamos que você compartilhe suas opiniões e sugestões abaixo. No entanto, lembramos que é de inteira responsabilidade dos usuários seguir as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa. Pedimos que evite comentários ofensivos, ilegais ou prejudiciais, pois esses não serão tolerados e serão removidos. Agradecemos sua colaboração e esperamos que suas contribuições enriqueçam ainda mais nosso conteúdo.

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais