O que é a pasta Prefetch?

A pasta Prefetch foi introduzida pela Microsoft no Windows XP como uma forma de melhorar o desempenho do sistema ao inicializar. Ela ainda é usada nas versões mais recentes do Windows, incluindo o Windows 10. O Prefetch é um componente do gerenciador de memória que pode acelerar o processo de inicialização do Windows e dos programas.

Quando o computador é ligado pela primeira vez, o Windows analisa como ele é inicializado e quais programas são abertos com frequência. Essas informações são então salvas em arquivos ".PF" na pasta %Windir%\Prefetch. Esses arquivos normalmente são compostos pelo nome do programa que o Windows estava analisando e um número (que provavelmente é um endereço na memória).

Na próxima vez que o computador é ligado, o Windows usa esses arquivos para acelerar o processo de inicialização. A Microsoft recomenda que você não apague ou esvazie a pasta %Windir%\Prefetch, pois isso pode afetar o desempenho do sistema. Se você suspeitar que há algo de errado com o seu computador, é recomendável usar o Monitor de Desempenho do Windows para realizar uma análise mais detalhada do problema.
LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais