O que é a pasta Prefetch?

A primeira aparição da pasta Prefetch foi no Windows XP, um artifício utilizado pela Microsoft para melhorar a inicialização dos seus Sistemas Operacionais. É utilizado até hoje nas novas versões do Windows (inclusive no Windows 10). Prefetch é um componente do gerenciador de memória que pode acelerar o processo de inicialização do Windows e de outros programas.
Como funciona?
A primeira vez que você ligar o computador, o Windows analisará a forma como o computador é iniciado e quais os programas que você normalmente abre e salvará essas informações em arquivos ".PF” na pasta %Windir%\PrefetchNormalmente, os arquivos .PF são formados pelo nome do programa que o Windows estava analisando, e por um número (que provavelmente seria um endereço na memória).

Com isso, na próxima vez que você ligar o seu computador, o Windows utilizará esses arquivos para ajudar a acelerar o processo de inicialização.

A Microsoft não aconselha que você apague ou esvazie o conteúdo da pasta %Windir%\Prefetch. Se você esvaziar esta pasta, o Windows e seus programas vão levar bem mais tempo para abrir na próxima vez que você ligar o computador.

Se você desconfiar que tem algo de errado em sua máquina, é aconselhável utilizar o Monitor de Desempenho do Windows para realizar uma análise de forma mais detalhada do problema.
Outras referências:


LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.