Como Exportar/Listar computadores/Hosts do Domínio/Active Directory via PowerShell

A seguir, vamos lhe mostrar como realizar a listagem e exportações de máquinas do Active Directory para um arquivo CSV. 

Você pode se perguntar por que não exportar direto do AD?". Ai, eu te respondo: Você consegue exportar mais de 10.000 objetos do AD? Não. Não é possível lista mais de 10Mil objetos no AD. Se você tentar fazer isso, vai receber uma mensagem informado que: "O número de objetos encontrados excede o valor máximo permitido. Use critérios de pesquisa mais específicos." 

Existe várias formas de contornar esse problema e uma muito simples e funcional é a utilização de scripts do PowerShell. Vide abaixo alguns exemplos para listar ou exportar máquinas no AD.

Obs:
Caso não consiga executar os comandos abaixo no PowerShell, provavelmente o módulo do ActiveDirectory não deve estar ativado em sua máquina. Siga as orientações nos vídeos abaixo de acordo com o tipo do seu SO:

Listar todos os computadores do AD

Para listar todos os computadores do AD, basta executar, no PowerShell, o comando:

Get-ADComputer -Filter *

listar computadores utilizando filtros

Listar todos os computadores com filtro por NOME. "MI*" filtra todos os computadores no AD  que começão com o nome MI:

Get-ADComputer -Filter {NAME -LIKE "MI*"}


Filtros detalhados
O exemplo abaixo, exporta todos os computadores do seu AD para um arquivo CSV:

Get-ADComputer -Filter *  -Property * | Select-Object Name,OperatingSystem,OperatingSystemServicePack,OperatingSystemVersion Export-CSV MAQUINS_AD_MI.CSV -NoTypeInformation -Encoding UTF8


Se preferir, aplique um filtro por nome ou por tipo do sitema operacional O exemplo abaixo, exporta todos os computadores do seu AD para um arquivo CSV:

Get-ADComputer -Filter {NAME -LIKE "MI*"}  -Property * | Select-Object Name,OperatingSystem,OperatingSystemServicePack,OperatingSystemVersion | Export-CSV MAQUINS_AD_MI.CSV -NoTypeInformation -Encoding UTF8

Vídeo - Como Exportar/Listar computadores/Hosts do Domínio/Active Directory via PowerShell 
LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.