Como Exportar/Listar computadores/Hosts do Domínio/Active Directory via PowerShell

A seguir, vamos mostrar como realizar a listagem e exportação de máquinas do Active Directory para um arquivo CSV.

Você pode se perguntar por que não exportar diretamente do AD. Bem, eu te respondo: é possível exportar mais de 10.000 objetos do AD? Não, não é possível listar mais de 10.000 objetos no AD. Se você tentar fazer isso, receberá uma mensagem informando que o número de objetos encontrados excede o valor máximo permitido e será solicitado o uso de critérios de pesquisa mais específicos.

Existem várias formas de contornar esse problema, mas uma solução simples e funcional é utilizar scripts do PowerShell. Abaixo, você encontrará alguns exemplos para listar ou exportar máquinas no AD.

Observação: 
Caso você não consiga executar os comandos abaixo no PowerShell, provavelmente o módulo do ActiveDirectory não está ativado em sua máquina. Siga as orientações nos vídeos abaixo de acordo com o tipo do seu sistema operacional.

Para listar todos os computadores do AD, basta executar o seguinte comando no PowerShell:
Get-ADComputer -Filter *

Para listar computadores utilizando filtros, você pode usar o seguinte comando para listar todos os computadores cujos nomes comecem com "MI":
Get-ADComputer -Filter {Name -like "MI*"}

Se você deseja exportar todos os computadores do AD para um arquivo CSV, juntamente com algumas informações adicionais, como sistema operacional e versão do sistema operacional, você pode usar o seguinte comando:
Get-ADComputer -Filter * -Property Name, OperatingSystem, OperatingSystemServicePack, OperatingSystemVersion | Export-CSV MAQUINS_AD_MI.CSV -NoTypeInformation -Encoding UTF8

Se preferir, você também pode aplicar um filtro por nome ou tipo de sistema operacional. Aqui está um exemplo de exportação para CSV filtrando pelo nome "MI":
Get-ADComputer -Filter {Name -like "MI*"} -Property Name, OperatingSystem, OperatingSystemServicePack, OperatingSystemVersion | Export-CSV MAQUINS_AD_MI.CSV -NoTypeInformation -Encoding UTF8

Caso queira assistir a um vídeo que explica como exportar ou listar computadores/hosts do domínio usando o PowerShell, você pode procurar no YouTube por "Como Exportar/Listar computadores/Hosts do Domínio/Active Directory via PowerShell"


Postagens mais visitadas deste blog

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos