Sefaz Desembaraço Aduaneiro não carrega - GLME (Guia Liberação Mercadoria Estrangeira)

Solicitação do cliente:
"PRECISAMOS CONFECCIONAR GLME - GUIA PARA LIBERAÇÃO DE MERCADORIA ESTRANGEIRA SEM COMPROVAÇÃO DE PAGAMENTO DE ICMS, PORÉM ALGUNS DADOS NÃO ESTÃO SENDO ESCRITOS NO MOMENTO DA IMPRESSÃO."

Analise do problema
 
Ao chegarmos no local verificamos que o Cliente individual não conseguia finalizar a confecção do GLME (Guia Liberação Mercadoria Estrangeira). O problema estava ocorrendo no campo Dados de Declaração de Importação, o combo box Local de Desembaraço Aduaneiro não carregava automaticamente no momento em que o cliente escolhia o estado.
Vide exemplo na imagem abaixo:



Verificamos que tinha uma outra máquina no setor que estava funcionado normalmente. Comparamos as configurações das duas máquinas e verificamos que a máquina que estava com GLME funcionado estava com a versão do Java, Internet Explorer e configurações do IE diferentes das outras máquinas do setor. O problema foi resolvido instalado o Java 1.7.0.21, Internet Explorer 9 e configurando algumas opções do IE.

Vide detalhes da solução no passo a passo a baixo:

Solução

1. Instalar o Java 1.7.0_21 na versão 32 e 64Bits (Remover todas as versões do Java que estiverem na máquina antes de realizar a instalação e reinicializar a máquina em seguida);
2. Instalar o Internet Explorer 9 (Se estiver com o IE 10, realizar a remoção pelo Painel de Controle em Programas e recursos, Exibir Atualizações instaladas);
3.  Abrir o Internet Explore, navegar para Ferramentas, Opções da Internet, Segurança, selecionar a zona Sites confiáveis em seguida clicar no botão Sites:

4. Adicionar as Urls dos sites que estão apresentando o problema

5. Abrir o Internet Explore, navegar para Ferramentas, Opções da Internet, Segurança, selecionar o zona Internet, Nível personalizado... e realize as configurações seguindo as orientações abaixo:

Configurações de Segurança

Deve ser Habilitado as seguinte configurações:
-> Controles ActivX e plug-ins
-> Executar controles ActiveX e plug-ins
-> Permitir Miniscripts
-> Miscelânea
-> Exibir conteúdo misto
-> Scripts de miniaplicativos Java

6. Feito isso, basta fechar o navegador e testar com o Cliente o acesso ao GLME.

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais