Superaquecimento nos aparelhos Samsung Galaxy S4 e Galaxy S4 mini nas versões 4G

Suporte Técnico Especializado
AVALIAÇÃO TÉCNICA

GALAXY S4 4G – ANÁLISE DE CONSUMO DA BATERIA E AQUECIMENTO


Emitente
DicasQueFunfa
Tipo
Relatório técnico
Versão
1.0
Data
01/01/2015


 1. Objetivo

O presente documento visa detalhar os testes realizados com o smartphone Samsung Galaxy S4 4G referentes ao consumo de bateria e aquecimento, motivado por queixas de alguns de nossos clientes em relação ao aparelho. Desta forma, procuramos fornecer subsídios suficientes para embasar as reclamações descritas.
Outrossim, buscamos fornecer procedimentos de configuração e ajustes do aparelho visando reduzir o consumo da bateria, bem como avaliar aplicativos automatizados para realizar esta função. 


 2. Especificações dos Aparelhos

Foram realizados testes nos equipamentos Samsung Galaxy S4 4G, Samsung Galaxy S4 Mini 4G e Motorola Moto G Seguem as especificações fornecidas pelo fabricante:



Samsung Galaxy S4 Mini 4G
Modelo: GT-I9195
Versão do Android: 4.4.2
CPU: Dual-Core 1.7 GHz
RAM: 1.5GB
Autonomia conversação: 12 horas
Autonomia em standby: 300 horas



Samsung Galaxy S4 4G
Modelo: GT-I951L
Versão do Android: 4.4.2
CPU: Quad_Core ARMv7 32bit 1.9 GHz
RAM: 2GB
Autonomia conversação: 17 horas
Autonomia em standby: 320 horas



Motorola Moto G
Versão do Android: 4.4.4
CPU: Quad-Core 1.2 GHz
RAM: 1 GB
Autonomia conversação: 24 horas
Autonomia em standby: 210 horas



 3. Testes Realizados

Consideramos para a realização dos testes a utilização de processos que geralmente possuem um alto consumo de bateria, pois utilizam muito processamento e exigem mais do hardware. Foram eles:
  • Reprodução de vídeos online na Internet;
  • Execução de jogos


Lembramos que durante os testes foram mantidos alguns serviços sendo executados, levando em conta a utilização pelo usuário comum.

3.1 Samsung Galaxy S4 4G

O Samsung Galaxy S4, além de possuir características inovadoras, mostrou ser uma excelente escolha na hora de executar jogos e aplicativos pesados. Ele está na lista, atualmente, dos melhores dispositivos móveis. O Smartphone possui uma das melhores resoluções atualmente em circulação: 1920x1080 pixels. Mais uma de suas características é a grande quantidade de funcionalidades, como a transferência de dados em 4G (LTE), que permite uma excelente navegação na internet, além de conectividade Wi-Fi e GPS presentes no aparelho. Tem também leitor multimídia, videoconferência e Bluetooth. Sua memória interna é de 16 GB com a possibilidade de expansão.

 a)  Testes de Reprodução de Vídeo Online

Para os testes, foi utilizado o aplicativo Netflix. Obtivemos os seguintes resultados:
  • Duração: 6 horas e 30 minutos utilizando rede Wi-Fi e 5 horas e 10 minutos utilizando rede da Operadora (Dados móveis)
  • Temperatura da bateria durante os testes: 37,9°C máximo registrado 39,7°C
  • Serviços em execução durante os testes: Wi-Fi, GPS, Local, Bluetooth, Dados móveis, NFC, S Beam, IBM Notes Traveler.


3.2 Samsung Galaxy S4 Mini 4G

O Samsung Galaxy S4 Mini também mostrou ser uma excelente escolha na hora de executar jogos e aplicativos pesados. Ele possui transferência de dados em 4G (LTE), conectividade Wi-Fi e GPS, leitor multimídia, videoconferência e Bluetooth. Sua memória interna é de 8 GB com a possibilidade de expansão.

 b)  Testes de Execução de Jogo

Para os testes, foi utilizado o jogo Plants Vs. Zombies. Obtivemos os seguintes resultados:
  • Duração: 5 horas e 15 minutos utilizando rede Wi-Fi e 4 horas e 20 minutos utilizando rede da Operadora (Dados móveis)
  • Temperatura da bateria durante os testes: 37°C - máximo registrado
  • Serviços em execução durante os testes: Wi-Fi, GPS, Local, Bluetooth, Dados móveis, NFC, S Beam, IBM Notes Traveler.

3.3 Motorola Moto G

O Motorola Moto G XT1036 16GB nos testes apresentou um bom desempenho. Com processador de 1200 Mhz quad-core, possibilita rodar jogos e aplicativos pesados. O Moto G XT1036 permite download máximo de até 21 Mbps para navegação na internet (dependendo da operadora). Possui conectividade Bluetooth versão 4.0 com A2DP, Wi-Fi 802.11 b/g/n, mas, ao contrário do Samsung Galaxy, não possui conexão NFC. Aparelho relativamente fino com 11,6 mm de espessura e 143 gramas.

 c)  Testes de Execução de Jogo e Reprodução de Vídeo Online

Para os testes, foi utilizado o jogo Plants Vs. Zombies e o aplicativo Netflix, de maneira alternada em sua utilização. Obtivemos os seguintes resultados:
  • Duração: 5 horas e 40 minutos utilizando rede Wi-Fi  e 4 horas e 45 minutos utilizando rede da Operadora (Dados móveis)
  • Temperatura da bateria durante os testes: 37°C - máximo registrado
  • Serviços em execução durante os testes: Wi-Fi, GPS, Local, Bluetooth, Dados móveis, NFC, S Beam, IBM Notes Traveler.


 4. Conclusões

Para efeito de comparações, segue quadro resumo dos testes realizados:
Aparelho
Teste Realizado
Duração Wi-Fi
Duração Dados Móveis
Temperatura Máxima Registrada
Galaxy S4 4G
Netflix
06h:30min
05h:10min
39,7 °C
Galaxy S4 Mini 4G
Plants vs. Zombies
05h:15min
04h:20min
37 °C
Moto G
Netflix e Plants vs Zombies
05h:40min
04h:45min
37 °C
Tabela 1 – Quadro comparativo dos testes
Não foi evidenciando o superaquecimento nos aparelhos Samsung Galaxy S4 e Samsung Galaxy S4 Mini nas versões 4G. Foi observado apenas um pequeno aquecimento da bateria (39,7°C) no momento da execução de jogos ou reprodução de vídeos online. Quando o serviço “Dados móveis” é habilitado, o aparelho apresenta aquecimento na parte de trás perto da câmera, onde fica localizado o modem.



 Figura 1 – Temperatura na superfície do aparelho – Galaxy S4 4G
Em nossas pesquisas, foi verificado que esta característica é própria do aparelho. Amenizamos esta situação em parte ao efetuarmos atualização do sistema operacional Android 4.2.2 Jelly Bean para 4.4.2 KitKat.

Após a atualização, os aparelhos apresentaram um leve aquecimento (37°C) durante a utilização no modo “Dados Móveis”. Utilizando o aparelho pela rede Wi-Fi não ocorre aquecimento na região onde fica localizado o modem, uma vez que o mesmo é utilizado somente pelo serviço de dados móveis.


 5. Anexo I – Dicas para Economia de Energia – Samsung Galaxy S4 4G

5.1 Tela
  • Pressione a tecla “Ligar” para desativar a tela quando o dispositivo não estiver em uso.
  • Reduza o tempo em que a tela será desligada.
  • Reduza o brilho da tela ou ative o modo automático para economizar energia
  • Deixe o telefone com configuração mais adequada para cada situação, marcando a opção “Brilho automático”: 


5.2 Suspensão Inteligente

A suspensão inteligente mantém a tela ligada enquanto você olha para ela. A ativação desse recurso, juntamente com a do Brilho automático, vai contribuir bastante na economia de energia do seu aparelho. 



5.3 Bluetooth

Se o Bluetooth estiver ligado pode aumentar o consumo de bateria. Habilite esse serviço apenas no momento que for utilizá-lo e lembre-se de desabilitar ao terminar de usar.

5.4 Dados Móveis

A ativação/desativação do serviço “Dados móveis” não afeta significativamente o consumo da bateria, mas sim os aplicativos que ficam em execução em segundo plano. Quando não estiver utilizando esse recurso, desative-o.

5.5 Sincronização automática

A sincronização automática de dados acaba elevando o consumo da bateria. Mantenha desativada para economizar energia, realizando a sincronização somente quando for necessário.

5.6 Serviços de Localização

É extremamente aconselhável desabilitar esse serviço. Não é seguro e ele consome muita bateria ao utilizar constantemente o GPS, Wi-Fi ou seu pacote de dados móveis para calcular sua localização. O Google e alguns aplicativos utilizam esse serviço para mapear sua localização, tirar fotos, gravar vídeos e áudios, criar marcadores da web e histórico, ler conteúdo do cartão SD, modificar/excluir conteúdo de armazenamento USB, etc.

5.7 GPS

O GPS é um grande vilão no consumo de bateria. Quando o sinal do GPS está fraco, o consumo de bateria é maior. Desative o GPS.
 


5.8 Papéis de Parede Animados

Evite o uso de papéis de parede animados. Eles podem aumentar significativamente o consumo de bateria.

5.9 Finalizar Processos

Finalize os aplicativos que ficam em execução em segundo pano, eles acabam consumindo muito da memória e do processador do seu aparelho. Para fechar um ou todos os aplicativos que estão abertos, basta manter o botão “Home” pressionado por 2 segundos. Após isso, deslize o aplicativo que deseja finalizar para a direita ou pressionar na figura em destaque para encerrar todos. 



 6. Anexo II – Aplicativos para Economia de Energia

Foram realizados testes com aplicativos que ajudam a economizar a bateria e maneira automática, desabilitando e finalizado automaticamente processos como Wi-Fi, Bluetooth, GPS e Apps. Os aplicativos testados foram:
  • Battery Doctor
  • Easy Battery Saver
  • DU Battery Saver

Entre os aplicativos avaliados, o Easy Battery Saver se mostrou como um dos melhores para realizar essa tarefa, levando em consideração eficácia, eficiência e facilidade de uso. Para utilizá-lo, basta realizar a instalação, não sendo necessário executar nenhuma outra configuração. No entanto, caso haja necessidade, é possível configurar os seguintes modos: Super Power Saving Mode, Intelligent mode, General Mode e Advanced mode.
  • Super Power Saving Mode - Economiza o máximo possível de energia, pois desativa conexões com a Internet e com apps, permitindo apenas telefonemas e envio de SMS.
  • Intelligent mode - Otimiza de maneira inteligente o uso de diversas funções do aparelho. Por exemplo, ele reduz a luminosidade do dispositivo a 10% quando a bateria está prestes a terminar ou desliga as conexões quando o smartphone não está sendo usado.
  • General Mode - Reduz o consumo de modo mais básico
  • Advanced mode – Customização manual. Os usuários podem escolher os programas e funções que que serão desativadas quando a bateria estiver baixa.






Referências 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.easy.battery.saver&hl=pt_BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos