O servidor remoto retornou um erro: (407) Autenticação de Proxy Obrigatória - Validador-DF

O problema:

Sempre que a cliente individual abria o Validador, recebia a seguinte mensagem de erro:
O servidor remoto retornou um erro: (407) Autenticação de Proxy Obrigatória.
Mesmo salvando as credencias do usuário nas configurações do proxy, continuava dado o erro mencionado acima.

Análise do problema:

Verificamos que o Validador não funcionava na chave do usuário corrente, logado na máquina, mas funcionava no modo "Executar com usuário diferente". Após alguns testes com o Validador, verificamos que seria possivelmente um problema de proxy.

Buscamos maiores detalhes com suporte da SEFAZ, em contato com a equipe de suporte da SEFAZ-DF, eles informaram que o validador funcionava com o protocolo HTTP e o HTTPS, e não seria preciso realizar nenhuma configuração adicional (como ip fixo ou liberação de porta em nossa rede).

Com base nessas informações, criamos uma registro para a nossa equipe gestora do serviço de proxy na nossa RIC, para saber se existia alguma limitação na RIC quanto ao protocolo HTTPS, caso existisse, solicitamos a liberar para o software Validador. A equipe gestora do serviço de proxy em nossa RIC informou que não existia nenhuma limitação para utilização do protocolo HTTPS na RIC.


Já que não foi encontrada limitações na RIC para utilização do protocolo HTTPS, realizamos novos testes, em um desses testes verificamos que o software Validador funcionava normalmente quanto removíamos o proxy padrão na máquina. Isso estava ocorrendo porque o IP 189.9.35.75, utilizado pelo Validador, estava liberado na RIC. Com isso, ele tentava utilizar o proxy, como tínhamos removido ele passava direto já que o IP estava liberado. Com isso chegamos na conclusão que o “Validador” forçava a utilização do proxy, padrão na máquina, mas não envia as credencias do usuário para autenticação, por isso dava o erro mencionado logo acima. Mesmo fazendo alterações direto no arquivo onde ficam as configurações do proxy, não resolveu o problema. 

Contatamos novamente o suporte da SEFAZ e informamos que a tela de configuração do proxy, na aba "Configurações" dentro do Validador, não estava funcionado como deveria. O problema foi reconhecido pelo técnico da sefaz, Lucas Silva, mas o mesmo não teve uma solução; alegando que o Validador era desenvolvido por terceiros, a equipe dele penas prestava um apoio.

Como não foi encontrado uma solução pelos gestores da ferramenta - Validador. Criamos uma BAT para limpar o proxy, chamar o software Validador, aguardar o final da sua execução e em seguida corrigir o proxy novamente. Vide mais detalhes no campo solução.


Solução:
  1. Instale o Validador normalmente, seguindo o passo a passo no site da SEFAZ-DF;
  2. Abra o "Bloco de Notas" e cole o código abaixo:
REM 
REM - VERSÃO..: 1.0
REM - NOME....: VALIDADOR
REM - AUTO....: RICARDO OLIVEIRA - DICASQUEFUNFA
REM - DETALHES: ESSA BAT SERVER PARA CHAMAR O SOFTWARE VALIDADOR, AGUARDAR O FINAL DA SUA EXECUÇÃO E EM SEGUIDA CORRIGIR O PROXY NOVAMENTE.
REM

REM - Oculta informações e o código executado pelo sistema.
@echo off 

REM - Muda o prxy padrão - PODE DEIXAR EM BRANCO SE VOCÊ QUISER. 
REG ADD "HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings" /v AutoConfigURL /t REG_SZ /d "http://proxy.DicasQueFunfa.com.br" /F

REM - Verifica se o proxy foi alterado
REG QUERY "HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings" /v AutoConfigURL

REM - LIMPA A TELA
CLS

REM - ABRE O INTERNET EXPLORER - ESSE PROCESSO É NECESSÁRIOS, ELE SERVE PARA "ATUALIZAR" A MÁQUINA
start /min iexplore.exe

REM - FECHAR O IE
taskkill /f /im "iexplore.exe" 

REM - ABRE O VALIDADOR
"C:\Program Files (x86)\Validador\Validador.exe"

REM - CONFIGURA DE VOLTA O PROXY PADRÃO NA RIC
REG ADD "HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings" /v AutoConfigURL /t REG_SZ /d "http://proxy-da-sua-rede" /F

Agora, basta Salvar o arquivo com um nome que você achar melhor e mudar sua extensão pra ".Bat". 

Exemplo: VALIDADOR.BAT

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