Lei Sarbanes-Oxley - SOX

A lei Sarbanes-Oxley


A lei SOX (Sarbanes-Oxley) foi criada por uma senador e um deputado Norte Americanos em Junho de 2002.
Ela foi proposita em decorrências de escândalos financeiros corporativos, (como da Enron, uma grande empresa de energia norte americana).

A Enron

Fraudou, e desequilibrou o mercado financeiro, falta de controle interno, destrutora de controle contábeis e falta de transparência nos seu processos.

A SOX

Propõe várias mudanças na estrutura de controles por meio de sessões e regras nas áreas:  Financeiras, Contabilidade e Divulgação (por meio de auditoria).
A parti da lei SOX, a boa governança corporativa e as boas práticas do negócio deixam de ser apenas um requinte para as corporações, a passam e se tornarem Leis.
Fatores de reconhecimento, sucesso e credibilidade para uma companhia
·         Verdade da informação
·         Controle na prestação de contas
·         Confiança (Para os Clientes, Parceiros, Acionistas, Investidores e Fornecedores)
·         Transparência

A SOX e a Governança Corporativa

Conjunto de procedimentos e processos com uma estrutura de controle.
Visa estabelecer as principais funções e responsabilidades para formalizar os Controles e Procedimentos de Divulgação de Informações, visando explicitar as regras a serem observadas pelos seus acionistas e investidores.
As informações a serem prestadas ao mercado possam ser registradas, processadas, sumariadas, divulgadas e reportadas nos prazos e de acordo com seus clientes.

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Sarbanes-Oxley


Comentários

LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.