O que é CMOS?

O semicondutor complementar de óxido metálico, ou CMOS, refere-se a um chip de memória alimentado pela bateria no computador que armazena informações sobre a inicialização. O sistema BIOS do computador usa essas informações ao inicializar o computador.

As mensagens de erros relacionadas ao CMOS podem ser causadas por uma bateria descarregada ou defeituosa. A bateria poderá descarregar caso o computador fique desligado durante muito tempo.

Para resolver erros de CMOS, consulte as informações que acompanham o computador ou contate o fabricante. As configurações do CMOS são específicas para o hardware do seu computador.

No jargão dos computadores, é comum usar o termo "CMOS" para se referir a uma determinada área de memória, onde ficam guardadas informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, além do relógio e calendário. Como a memória e o relógio precisam ser preservados mesmo com o computador desligado, são alimentados por uma pequena bateria de lítio, e somente a tecnologia CMOS pode produzir dispositivos com um consumo baixo o suficiente para este propósito. A memória e relógio estão embutidos em um circuito integrado fabricado com tecnologia CMOS, levando ao uso equivocado do nome.



Fonte: Wikipédia, Microsoft

Comentários

Postar um comentário

ATENÇÃO!

É de inteira responsabilidade dos usuários seguirem as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa.

Assim que possível, responderemos sua pergunta.
Seguir DicasQueFunfa no Facebook e no Google+:
facebook.com/DicasQueFunfa
https://plus.google.com/+DicasQueFunfaBr

LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.