Como abrir arquivo xml NF-e, CT-e

Oi,
Nesse post vamos lhe mostrar como visualizar documentos fiscais eletrônicos tais como Nota Fiscal Eletrônica(NF-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico(CT-e) e outros com o "Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos " ...

Sobre o Visualizado NF-e

O sistema Visualizador de Documentos Fiscais eletrônicos é um programa que exibe o conteúdo, realiza verificações de estrutura/conteúdo, assinatura digital e situação do documento no Ambiente Nacional de Notas Fiscais eletrônicas e Conhecimentos de Transportes eletrônicos.
Este sistema também se propõe a realizar outras funcionalidades como importar documentos para o diretório repositório, excluir documentos do diretório repositório, gravar e restaurar backup do diretório repositório e imprimir individualmente cada uma das abas dos documentos abertos, que estão, no momento da impressão, sendo exibidas no painel de exibição (este procedimento de impressão está mencionado).

Abaixo, um roteiro básico, organizado conforme índice acima, com os principais procedimentos que podem ser executados no sistema Visualizador.

O processo é muito simples, basta baixar e instalar no seu computador  o Visualizado NF-e conforme o tipo do seu sistema operacional
Downloads para visualização de arquivos XML
PlataformaTamanhoData
Linux GTK (Ubuntu) x86_6426.654 KB29/07/2013
Windows 64 bits26.658 KB29/07/2013
Linux GTK (Ubuntu)26.336 KB29/07/2013
Windows 32 bits26.669 KB30/07/2013

Como abrir um Arquivo NF-e
Abrir um documento fiscal eletrônico significa selecionar o arquivo xml em algum local no sistema computacional para exibir o conteúdo do documento em abas divididas por grupos de informações.
Durante este procedimento, o programa verifica somente a estrutura/conteúdo do arquivo selecionado para ser aberto, garantindo que este arquivo está em conformidade com o esquema xml estabelecido para aquela versão do documento.
OBS: O programa NÃO verifica a validade da assinatura do documento neste procedimento para abrir o arquivo e exibir seu conteúdo.
1. Selecione o menu “Arquivo > Abrir” ou através do atalho (1º ícone na barra de ferramentas).
2. Uma janela como a demonstrada abaixo será exibida .
3. Selecione em seu sistema computacional o local onde se encontra o arquivo xml de documento fiscal eletrônico.
4. Selecione o arquivo xml que deseja abrir e clique em “OK” para abrir o documento.


5. O documento fiscal eletrônico será exibido como na figura abaixo.

XML (Extensible Markup Language) é uma recomendação da W3C (World Wide Web Consortium) para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais: o arquivo XML é utilizado por soluções denominadas Webservices com o fim de integrar sistemas e realizar a comunicação entre aplicações diferentes.

Fonte: Wikipedia: XML  Visualizador XML: Wikipedia - XML
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais