USMT VS WET


USMT VS WET
Migração do Windows XP para Windows 7
Tivemos a necessidade de planejar a migração do Windows XP para o Windows 7, onde foi analisado as duas ferramentas de migração, USMT (User State Migration Tool) e a WET (Transferência Fácil do Windows), veja um resumo das duas ferramentas, e escolha o método que melhor se adapta as suas necessidades.

Visão geral
A USMT inclui duas ferramentas de linha de comando chamadas ScanState e LoadState, e um conjunto de arquivos .xml que podem ser customizados  (MigApp.xml, MigSys.xml e MigUser.xml). E o Config.xml para especificar o que deve ser excluído da migração.

Como Funciona
Primeiro, o Administrador executa o ScanState usando uma tecnologia de gerenciamento, um script de logon ou um arquivo de lote, no computador de origem, especificando os arquivos .xml desejados para controlar o que será migrado para o armazenamento.  O ScanState compacta os arquivos e as configurações e os armazena em um arquivo de imagem (Usmt3.mig) no local especificado pelo Administrador.  Em seguida, o Administrador executa o LoadState usando uma tecnologia de gerenciamento, um script de logon ou um arquivo de lote, no computador de destino especificando os .xml desejados para controlar o que será migrado do armazenamento.
O diagrama a seguir mostra um exemplo de uma migração lado a lado usando o USMT.
 Primeiro, o administrador migra o estado do usuário do computador de origem para um armazenamento intermediário. Depois de instalar o sistema operacional no computador de destino, o administrador migra o estado do usuário do armazenamento para o computador de destino.


Conclusão quanto a utilização do USMT
Se for fazer uma migração em pequena escala, a melhor opção seria A WET (Transferência Fácil do Windows). O USMT (User State Migration Tool) é recomendado para migrar arquivos e configurações de usuários durante uma implantação de grande porte, se o seu cenário atual não for esse, não é recomendável a utilização do USMT.

Método aconselhável para migração em pequena escala
 WET (Transferência Fácil do Windows)
A WET é modo recomendado para o migração em peguena escala. Com a WET é possivel decidir o que será transferido e selecionar o método de transferência a ser usado.
A WET transferi os seguintes arquivos e configurações:
·        Contas de usuário e configurações
·        Arquivos e pastas
·        Configurações de email
·        Contatos e mensagens
·        Configurações de aplicativo
·        Configurações de Internet e favoritos 

Como funciona
A WET tem 3 métodos de transferência:

Cabo de Transferência Fácil: Um cabo USB especial projetado para funcionar com a Transferência Fácil do Windows através da criação de um link direto entre o computador de origem e o computador de destino.
Conexão de rede: transferi arquivos e configurações que usam a WET através da rede, estabelecendo uma conexão de rede entre o computador de origem e o computador de destino.
Mídia removível: conectando a mídia removível ao computador de origem e captura arquivos e configurações.

Método 1:
Transferência de arquivos e configurações usando um cabo da WET
1.      Conecte os dois computadores usando o cabo de Transferência Fácil do Windows e instale os drivers desse cabo.
2.      Para iniciar a Transferência Fácil do Windows no computador do qual deseja migrar configurações e arquivos, navegue até a mídia removível ou unidade de rede que contém os arquivos do assistente e clique duas vezes em migsetup.exe. O programa também poderá iniciar automaticamente quando você inserir a mídia removível.
Observação: se o seu computador já tiver a WET, você poderá executar a ferramenta na pasta de grupo de programas Ferramentas do Sistema.
4.      Clique em Avançar.
5.      Clique em Cabo da Transferência Fácil.
6.      Clique em Este é o meu computador antigo e conclua as etapas do assistente de Transferência Fácil do Windows.
Método 2:
Transferência de arquivos e configurações usando uma rede
1.      Para iniciar a Transferência Fácil do Windows no computador do qual deseja migrar configurações e arquivos, navegue até a mídia removível ou unidade de rede que contém os arquivos do assistente e clique duas vezes em migsetup.exe. O programa também poderá iniciar automaticamente quando você inserir a mídia removível.
2.      Clique em Avançar.
3.      Clique em Uma rede.
Observação: ambos os computadores devem oferecer suporte ao método de transferência que você escolher. Por exemplo, ambos devem estar conectados à mesma rede.
4.      Clique em Este é o meu computador antigo. A WET cria a chave Transferência Fácil do Windows. Essa chave é usada para vincular o computador de origem e o computador de destino.
5.      Siga as etapas para inserir a chave da Transferência Fácil do Windows em seu computador de destino para permitir a conexão de rede.
6.      No computador de destino, depois de inserir a chave da Transferência Fácil do Windows, clique em Avançar. Uma conexão é estabelecida e a Transferência Fácil do Windows procura atualizações e compatibilidade.
7.      Clique em Transferir para transferir todos os arquivos e configurações. Você também poderá determinar quais arquivos devem ser migrados selecionando somente os perfis de usuário que deseja transferir ou clicando em Personalizar.
8.      Clique em Fechar quando a Transferência Fácil do Windows concluir a migração de arquivos e configurações para o computador de destino.
Método 3:
Transferência de arquivos e configurações que usam mídia removível ou compartilhamento de rede
Primeiro, copie arquivos do computador de origem.
1.      Para iniciar a Transferência Fácil do Windows no computador do qual deseja migrar configurações e arquivos, navegue até a mídia removível ou unidade de rede que contém os arquivos do assistente e clique duas vezes em migsetup.exe.
2.      Clique em Avançar.
3.      Clique em Um disco rígido externo ou unidade flash USB.
Observação: ambos os computadores devem oferecer suporte ao método de transferência que você escolher. Por exemplo, ambos os computadores devem oferecer suporte ao mesmo tipo de mídia removível ou ser capazes de acessar o compartilhamento de rede.
4.      Clique em Este é o meu computador antigo. A Transferência Fácil do Windows examina o computador.
5.      Clique em Avançar. Você também poderá determinar quais arquivos precisam ser migrados selecionando somente os perfis de usuário que deseja transferir ou clicando em Personalizar.
6.      Digite uma senha para proteger seu arquivo de Transferência Fácil ou deixe a caixa em branco de caixa e, em seguida, clique em Salvar.
7.      Navegue até o local na rede ou até a mídia removível em que deseja salvar o arquivo de Transferência Fácil do Windows e clique em Salvar.
8.      Clique em Avançar. A Transferência Fácil do Windows exibe o nome de arquivo e o local da Transferência Fácil que você acabou de criar.
Em seguida, copie os arquivos para o computador de destino.
1.      Conecte a mídia removível ao computador de destino.
2.      Inicie a Transferência Fácil do Windows e clique em Avançar.
3.      Clique em Um disco rígido externo ou unidade flash USB.
4.      Clique em Este é o meu computador novo.
5.      Clique em Sim para abrir o arquivo.
6.      Navegue até o local em que o arquivo de Transferência Fácil foi salvo. Clique no nome do arquivo e, em seguida, clique em Abrir.
7.      Clique em Transferir para transferir todos os arquivos e configurações. Você também poderá determinar quais arquivos devem ser migrados selecionando somente os perfis de usuário que deseja transferir ou clicando em Personalizar.
8.      Clique Fechar depois que a Transferência Fácil do Windows concluir a migração dos arquivos.

Se for utilizar o WET, sugiro fazer a migração utilizado um cabo de rede USB (Bridged). A migração se torna bem mais rápido, se compararmos com os métodos Conexão de rede e Mídia Removível.

Fonte:
Livro - Curso 10228A: Instalação e configuração do Windows 7

Comentários

LEIA-ME

Desenvolver ferramentas e scripts que facilitem o seu trabalho diário, solucionar problemas e documentar tudo, criando passo a passos detalhados de como resolvê-los, é uma tarefa que requer tempo e dedicação. Por esse motivo, contamos com a sua contribuição.

Sua doação não é obrigatória, mas é muito importante para que possamos continuar mantendo o DicasQueFunfa funcionando e desenvolvendo soluções úteis para você.



Mais