Esqueceu a senha do Windows? Saiba como recuperá-la com segurança

Esqueceu a senha do seu computador?

Se você esqueceu a senha do seu computador ou não consegue fazer login por algum outro motivo, existem diversas formas de redefinir a senha do Windows. É importante lembrar que o processo pode variar dependendo da versão do Windows que você está usando, mas as dicas a seguir se aplicam às versões do Microsoft Windows XP, Windows 7, Windows 8, Windows 10, Windows Server 2003, Windows Server 2008 e Windows Server 2012.

No entanto, é importante lembrar que algumas das soluções propostas podem apresentar riscos de segurança. O método que envolve a renomeação do arquivo sethc.exe para acessar o prompt de comando é uma vulnerabilidade conhecida do Windows, por isso é importante utilizar essa solução apenas em casos de extrema necessidade.

Caso você precise redefinir a senha do Administrador do Windows, aqui está um possível procedimento:

1. Inicialize o computador com um CD/DVD ou pendrive bootavel que grave em partições NTFS;

2. Acesse a pasta windows/system32, localize o arquivo “sethc.exe” e renomeie ele para outro nome, Exemplo: renomeie para “sethc.bkp”;

3. Ainda na pasta windows/system32, procure o “cmd.exe” e renomeie para “sethc.exe”;

4. Reinicialize o computador normalmente;

5. Assim que aparecer a tela de logon do Windows, pressione a tecla "SHIFT" por 5 (cinco) vezes ou mais;

Ao realizar esse procedimento, irá aparecer o prompt de comando com a permissão da conta SYSTEM, agora nessa janela vamos, digitar: “control userpasswords2”, em seguida escolha o usuário Administrador e a digite a nova senha. Outro forma mais simples é você abrir o Windows Explorer, digitando no prompt "explorer"

6. Ok, agora vamos diexar tudo como era ates: renomeie o sethc.exe para "cmd.exe" e o arquivo "sethc.bak" para o nome original "sethc.exe".

Como se proteger?


Uma das formas de se proteger é usando o Bitlocker, é um recurso nativo de algumas edições do Windows  (Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e no Windows 10) que criptografa todo o conteúdo do volume. 

Aprimorado para o Windows 7 e disponível nas edições Ultimate e Enterprise, o BitLocker protege tudo, de documentos a senhas, criptografando toda a unidade na qual o Windows e seus dados estão. Quando o BitLocker é ativado, qualquer arquivo salvo na unidade é criptografado automaticamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10