Partição PQSERVICE

A partição PQSERVICE é uma partição primária, oculta, com configuração EISA que contém os arquivos de recuperação, os quais permitem restaurar o sistema operacional para os padrões de fábrica. Além da Acer, outras fabricantes, como HP, também estão adotando a prática e este parece ser o novo padrão da indústria.
Sabemos que muitos "técnicos", ao reformatarem os notebooks dos clientes, tratam de inserir logo um CD ou DVD de alguma versão do Windows, Essa prática, além de incorreta - pois exigirá a caça por drivers de dispositivos e poderá trazer problemas no tocante à detecção do HD, se este for SATA - é totalmente desnecessária. Para reformatar um notebook ou computador Acer que tenha a partição PQSERVICE, certifique-se de que a opção D2D está habilitada na BIOS e, durante o boot, quando o logotipo da Acer aparecer, pressione Alt+F10.
O computador irá carregar um sistema de instalação do fabricante e perguntar se você deseja restaurar o disco rígido ou manter seus arquivos pessoais - opção esta que o próprio programa avisa que não remove os vírus. Assim, após fazer backup de seus arquivos importantes, rode este utilitário e ele irá, sozinho, formatar e instalar o sistema original de fábrica: você só precisará ficar assistindo, não será necessário configurar o disco rígido, nem caçar drivers e muito menos digitar o serial colado na parte de baixo do computador. É simples e fácil!
 Agora, e se você apagou a partição? Neste caso, caso você tenha criado os discos de recuperação que o computador se oferece para fazer quando você o liga pela primeira vez, não há com o que se preocupar. Agora, caso você não tenha criado tais discos, prepare-se para uma via crucius, pois a página de solicitação de mídia é esta, que é internacional e tem pagamento em dólar.
No entanto, mesmo que você mantenha a partição, você poderá perder acesso a ela; isso acontece porque, para que a opção D2D funcione, a Acer insere algumas informações especiais na MBR do disco rígido na fábrica. Caso você instale outra edição ou versão do Windows, alguma distribuição de Linux ou reparticione o HD para fazer dual boot, as tais informações especiais poderão ser perdidas e o Alt+F10 deixará de funcionar. No entanto, é fácil recuperar o acesso à funcionalidade seguindo estes passos do EzineArticles:

1.   Desabilite a opção D2D na BIOS;
2.   Abra uma seção do Windows com privilégios administrativos;
3.   Baixe o programa Partedit32;
4.   No programa, identifique a partição PQSERVICE através de seu tamanho, mude seu tipo para 0C e salve. Reinicie a máquina. Agora, você deverá ser capaz de navegar normalmente na partição. Localize os arquivos mbrwrdos.exe e rtmbr.bin. Uma vez localizados, abra o prompt de comandos com privilégios administrativos e digite mbrwrdos.exe install rtmbr.bin. Feche o prompt de comando, reinicie a máquina, habilite novamente a opção D2D na BIOS e pronto: o Alt+F10 está funcionando.

Conclusão
A partição PQSERVICE é uma partição oculta utilizada para restaurar o computador com o sistema original de fábrica. Você não deve apagá-la a menos que tenha feito os discos de recuperação ou deseje utilizar um sistema operacional diferente daquele que veio instalado.

Fonte: http://www.andremachado.org

Comentários

  1. Olá,
    Meu note é um acer e apresentou problemas para inicializar, pedindo o cdroom de boot. Ele foi para a autorizada e o HD foi trocado e perdi minhas coisas. E, agora, aparece um aviso dizendo que o PQSERVICE está operando com pouco espaço no disco. Mas, essa PQSERVICE estava oculta antes. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília,
      A partição PQSERVICE provavelmente não foi instalada nesse novo HD. Porem continua habilitado no BIOS. Por isso é exibido esses mensagens. Desabilite a opção D2D no BIOS que vai resolver.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15/9/12

    Meu notebook é um Acer, gostaria de ter apenas o Sistema Operacional e os drivers da máquina como backup, sem os programas teste que o fabricante impõe, como o anti-virus, jogos e etc.

    Há como criar uma imagem "crua" apenas do SO? E fazer backup somente dos drivers da máquina tbm é possível?

    Assim eu teria um DVD/Pen Drive com o SO e outro DVD/Pen Drive com os drivers da máquina e quando fosse formatar teria ele sem os programas inúteis da acer.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mente Insana,
      Primeiro desculpa pela demora.
      Para fazer o Backup/Restore dos drives da maquina, você usa o "Double Driver".
      Com ele é possível fazer backup ou Restauração de todos os drives instalados em sua máquina.

      Outra opção é você fazer uma instalação normal (do zero) e manter a partição PQSERVICE.

      Excluir
  4. Otima dica, não sabia como acessa-la. agora tecnico e usuario satisfeitos. abraços

    ResponderExcluir
  5. Estou tendo problemas para achar o Partedit32, faz 5 dias q procuro, tem algum link do arquivo(meio urgente)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ATENÇÃO: Seu comentário é muito importante para nós e esperamos que você compartilhe suas opiniões e sugestões abaixo. No entanto, lembramos que é de inteira responsabilidade dos usuários seguir as dicas postadas no Blog DicasQueFunfa. Pedimos que evite comentários ofensivos, ilegais ou prejudiciais, pois esses não serão tolerados e serão removidos. Agradecemos sua colaboração e esperamos que suas contribuições enriqueçam ainda mais nosso conteúdo.

Postagens mais visitadas deste blog

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10