IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DE REDES COM O SNMPc

Melhoria na gestão de redes e serviços com a implantação de um sistema de gestão de redes (NMS)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo fornecer referências para implementação de um Sistema de Gestão de Redes (NMS), onde será apresentado na prática os passos necessários para implementação de um NMS e para realização de uma monitoria de um determinado dispositivo gerenciável em uma rede, utilizando o protocolo SNMP. O SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo da camada de aplicação para gerência de redes, ele roda em cima do protocolo UDP, facilitando a troca de informações entre os dispositivos da rede.
Aqui serão abordados os passos necessários para implantação de um Sistema de Gestão de Redes (NMS), como instalar e configurar o SNMP para obtermos estatísticas e diagnósticos de nossa rede.
Nesse exemplo, utilizaremos o Sistema de Gestão de Redes SNMPc, onde será abordado desde a implantação do gerente e dos agentes, até a instalação e configuração. Na parte de configuração dos Agentes, será abordado o passo a passo para habilitar o recurso SNMP em uma máquina com o sistema operacional Windows e configuração da comunidade que terá acesso ao agente.

SNMP – INTRODUÇÃO 

O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol) é um protocolo da camada de aplicação que foi criado inicialmente com o objetivo de transportar informações sobre o estado de um determinado dispositivo na rede entre os dispositivos gerenciados e os Sistemas de Gestão de Redes (NMS). Ele possibilita que os administradores de rede gerenciem o desempenho de uma rede monitorando interfaces, processadores, memórias dos equipamentos como Roteadores, Switches, Dispositivos Wireless, Servidores e etc.
Com o SNMP, os administradores de redes conseguem visualizar o status atual de sua rede e ainda conseguem manter todo o histórico das atividades, bem como relatórios de alertas e avisos de forma imediata para ajudar na resolução de problemas.
A primeira versão do SNMP foi criada em 1989 e só depois de quatro anos teve uma atualização para a versão 2, o SNMPv2. Com essa nova versão já foi possível fornecer gerenciamento de rede centralizado e distribuído, incluindo aprimoramentos na sua estrutura e gerenciamento.
A utilização do SNMP começou a ser difundida rapidamente nas grandes corporações e logo se observou a necessidade de uma nova versão do protocolo SNMP, uma nova versão que prezasse especialmente pela segurança, pois as versões 1 e 2 do SNMP não são seguras. Não demorou muito para o SNMPv3 ser criada para solucionar as questões de segurança, fornecendo acesso seguro às informações de gerenciamento por meio de autenticação e criptografia de pacotes.
Embora os recursos do SNMP sejam potentes para lidar com questões que envolvem o gerenciamento de redes heterogêneas o SNMP é um protocolo simples, com finalidade única: transportar as informações de gerenciamento.

A TOPOLOGIA DE REDE UTILIZADA PELO PROTOCOLO SNMP
Uma topologia de rede gerenciada por meio do protocolo SNMP contará sempre com 03 (três) elementos principais: Dispositivos Gerenciados, Agente e Sistemas de Gestão de Redes (do inglês NMS - Network-Management Systems).
  1. Dispositivos Gerenciados: São os dispositivos da rede que serão gerenciados e que possuem suporte ao protocolo SNMP. Na imagem abaixo pode-se ver os exemplos: Switches, Servidores, Dispositivos Wireless entre outros.
  2. Agentes: Módulos de software que armazenam informações dos dispositivos gerenciados (Switches, Servidores, Dispositivos Wireless...) em uma base de informações altamente estruturada conhecida como MIBs.
Exemplos de MIBs: Em um roteador você pode ler a quantidade de pacotes que passam por uma interface; estes dados são armazenados pelos agentes em uma base local (MIBs) dentro do próprio roteador. Estes agentes também podem armazenar informações como quantidade de processamento, ocupação de memória etc...
  1. Sistemas de Gestão de Redes (NMS - Network-Management Systems): Sistema responsável pelo monitoramento e controle dos dispositivos gerenciados. Permite que os administradores de redes visualizem as informações de leitura SNMP, seja por meio de gráficos, tabelas, relatórios, alertas por email ou envio de sms. Como exemplos de NMS podemos citar: Nagios, SNMPc, MRTG, Cacti e outros.

   Transparência do esquema de uma rede gerenciada por meio do protocolo SNMP:

SNMP E SUAS VERSÕES

SNMPv1
Gerencia dispositivos na arquitetura TCP/IP de foram simples. O seu objetivo inicial era, de forma simples e prática, realizar o controle de equipamentos na rede. Sua primeira versão, em 1988, contava apenas com os comandos do protocolo SNMP: GetRequest, SetRequest, GetResponse e GetNextRequest. Nessa versão, a segurança não era o ponto forte por faz uso do conceito de string comunitária, onde uma string era compartilhada com todos que necessitassem obter informações do sistema.

SNMPv2
Teve uma melhoria em sua performance, maior gerenciamento dos agentes, gerenciamento de serviços, implementação de segurança, confidencialidade e comunicações gerente-para-gerente. O grande diferencial nessa versão, é que já é possível definir os usuários e definir visualizações específicas para cada usuário ou grupo da árvore. Com isso, foi possível obter uma grande melhoria nas ações dos usuários e grupos, garantido um melhor controle. Ambas as versões 1 e 2 do SNMP não são seguras.

SNMPv3
A versão 3 do SNMP é uma evolução das versões 1 e 2. A snmpv3 inclui implementação na segurança ao protocolo, como privacidade, autenticação e controle de acesso. Manteve o PDU idêntico ao das verões anteriores, com a finalidade de minimizar os impactos nos códigos fontes existentes no mercado.

CRONOGRAMA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE REDES
No cronograma de implantação do Sistema de Gestão de Redes teremos 4 etapas. Vide abaixo cada umas delas e em seguida, no capitulo 6, o passo a passo.

Vide o passo a passo nos vídeos abaixo

Implementação de um Sistema de Gestão de Redes NMS Curso



Protocolo SNMP e suas versões Curso
 


Instalação e Configuração do SNMPc



Monitoramento de dispositivos gerenciáveis, Ativação e configuração do SNMP no Windows
 

 


Mine Prova

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.castlerock.com/how_to_buy/evaluation.htm
http://www.ti-redes.com/gerenciamento/snmp/
http://www.bobmerrill.com/helpsamples/InterMapperWebHelp/CH4-Server_Settings_Window/Server_Preferences/snmpcomm.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Simple_Network_Management_Protocol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como resolver o erro 0x00000040 TARGET_MDL_TOO_SMALL no Windows 10 e 11

Ativador Office 365 CMD - Como Ativar seu Office 365 em Poucos Passos

5 Comandos CMD para Otimizar o seu PC com Windows 10