Atalhos de teclado


Os atalhos de teclado são combinações de duas ou mais teclas que, quando pressionadas, podem ser usadas para executar uma tarefa que normalmente exigiria um mouse ou um dispositivo apontador. Os atalhos de teclado podem facilitar a interação com o computador, permitindo que você poupe tempo e esforço ao trabalhar com o Windows e outros programas. 
Como as teclas estão organizadas
Elas podem ser divididas em sete grupos, de acordo com a função:
  • Teclas de digitação (alfanuméricas). Incluem as mesmas letras, números, pontuação e símbolos encontrados em uma máquina de escrever tradicional.
  • Teclas de controle. São usadas sozinhas ou em combinação com outras teclas para executar determinadas ações. As teclas de controle mais usadas são Ctrl, Alt, a tecla de logotipo do WindowsImagem da tecla de logotipo do Windows  e Esc.
  • Teclas de função. São usadas para executar tarefas específicas. Elas foram rotuladas como F1, F2, F3 e assim por diante até F12. A funcionalidade dessas teclas varia de programa para programa.
  • Teclas de navegação. Permitem editar texto e mover-se por documentos ou páginas da Web. Elas incluem as teclas de direção, Home, End, Page Up, Page Down, Delete e Insert.
  • Teclado numérico. É útil para digitar números rapidamente. As teclas estão agrupadas em bloco na mesma disposição de uma calculadora convencional.
A ilustração a seguir mostra como essas teclas estão organizadas em um teclado típico. O layout de seu teclado pode ser diferente.

Como as teclas estão organizadas em um teclado



Digitando texto


Sempre que você precisar digitar algo em programas, mensagens de email ou caixas de texto, verá uma linha vertical intermitente (Imagem do cursor ). É o cursor, também chamado ponto de inserção. Ele mostra onde começará o texto que você digitar. Você pode mover o cursor clicando no local desejado com o mouse ou usando as teclas de navegação (consulte a seção "Usando teclas de navegação" neste artigo).

Além de letras, numerais, sinais de pontuação e símbolos, as teclas de digitação também incluem Shift, Caps Lock, Tab, Enter, Barra de Espaços e Backspace.
Nome da tecla
Como usá-la:
Shift
Pressione Shift em combinação com uma letra para digitar uma letra  maiúscula. Pressione Shift em combinação com outra tecla para digitar o símbolo mostrado na parte superior dessa tecla.
Caps Lock
Pressione Caps Lock uma vez para digitar todas as letras como maiúsculas. Pressione Caps Lock novamente para desativar essa função. Seu teclado deve ter uma luz indicando se Caps Lock está ligado.
Tab
Pressione a tecla Tab para mover o cursor vários espaços para frente. Você também pode pressionar a tecla Tab para mover-se para a próxima caixa de texto em um formulário.
Enter
Pressione Enter para mover o cursor para o começo da linha de texto. Em uma caixa de diálogo, pressione Enter para selecionar o botão realçado.
Barra de Espaços
Pressione a Barra de Espaços para mover o cursor um espaço para frente.
Backspace
Pressione Backspace para excluir o caractere antes do cursor ou o texto selecionado.

Usando atalhos de teclado

Atalhos de teclado são maneiras de executar ações usando o teclado. São chamados atalhos porque agilizam o trabalho. Na verdade, praticamente qualquer ação ou comando que você executa com o mouse pode ser realizado mais rapidamente se você usar uma ou duas teclas do teclado.
Nos tópicos da Ajuda, um sinal de adição (+) entre duas ou mais teclas indica que elas devem ser pressionadas em combinação. Por exemplo, Ctrl+A significa pressionar e manter pressionada a tecla Ctrl e depois pressionar A. Ctrl+Shift+A significa pressionar e manter pressionadas as teclas Ctrl e Shift e depois pressionar A.

Localizar atalhos de programa

A maioria dos programas permite a execução de ações usando o teclado. Para ver quais comandos possuem atalhos de teclado, abra um menu. Os atalhos (se disponíveis) são mostrados ao lado dos itens do menu.
Imagem do menu Editar no Bloco de Notas mostrando atalhos de teclado ao lado de comandos de menu
Os atalhos de teclado aparecem ao lado de itens do menu.

Escolher menus, comandos e opções

Você pode abrir menus e escolher comandos e outras opções usando o teclado. Em um programa que possui menus com letras sublinhadas, pressione Alt e a letra sublinhada para abrir o menu correspondente. Pressione a letra sublinhada em um item de menu para escolher esse comando. Para os programas que usam a faixa de opções, como o Paint e o WordPad, pressionar Alt sobrepõe (em vez de sublinhar) uma letra que pode ser pressionada.
Imagem do menu do Paint mostrando letras sublinhadas em comandos de menu
Pressione Alt+A para abrir o menu Arquivo e pressione I para escolher o comando Imprimir
Isso funciona também em caixas de diálogo. Sempre que você vir uma letra sublinhada anexada a uma opção em um caixa de diálogo, significa que você pode pressionar Alt mais essa letra para escolher essa opção.

Atalhos de teclado que facilitam seu dia a dia

Atalhos de teclado da Calculadora

Atalhos de teclado do WordPad

Atalhos de teclado do Paint

Atalhos de teclado da Conexão de Área de Trabalho Remo

Atalhos de teclado da Lupa

Atalhos de teclado da barra de tarefas

Atalhos de teclado do Windows Explorer

Atalhos de teclado da tecla do logotipo do Windows

Atalhos de teclado de caixas de diálogo

Atalhos de teclado gerais






fonte: Ajuda e Suporte do Windows

Comentários

LEIA-ME

Criar ferramentas e scripts que facilitam seu trabalho no dia a dia, solucionar problemas, documentar tudo e criar o passo a passo de como resolver, é uma tarefa que requer tempo e disposição. Por esse motivo, precisamos de sua contribuição.




Apesar de não ser obrigatória, a sua doação é muito importante para continuarmos criando ferramentas, scripts e procedimentos!
Com sua contribuição manteremos o funcionamento e desenvolvimento dessas e outras soluções.